Ficha do Proponente
Proponente
- Ramiro Giroldo (UFMS)
Minicurrículo
- Ramiro Giroldo é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua na graduação e na pós-graduação e ministra disciplinas ligadas à literatura, ao roteiro audiovisual e à escrita criativa. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição e doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), dedica-se a investigar a ficção de gênero e as representações artísticas da violência e do horror.
Ficha do Trabalho
Título
- O Estranho Mundo da Fotonovela
Formato
- Presencial
Resumo
- O trabalho propõe uma leitura comparada entre o longa-metragem O Estranho Mundo de Zé do Caixão, de José Mojica Marins, e a fotonovela montada a partir dos fotogramas do negativo por R. F. Lucchetti – também autor do roteiro do filme. Em seu percurso argumentativo, o trabalho passeia pelos traços distintivos do cinema de Mojica, bem como pelas marcas poéticas e estéticas de Lucchetti em sua atuação no roteiro, na literatura e nos quadrinhos.
Resumo expandido
- O trabalho propõe uma leitura comparada entre o longa-metragem O Estranho Mundo de Zé do Caixão, de José Mojica Marins, e a fotonovela montada a partir dos fotogramas do negativo por R. F. Lucchetti – também autor do roteiro do filme. Em seu percurso argumentativo, o trabalho passeia pelos traços distintivos do cinema de Mojica, bem como pelos traços poéticos e estéticos de Lucchetti em sua atuação no roteiro, na literatura e nos quadrinhos.
São dois os objetivos fulcrais. Primeiro, debater como se dá o retorno de Lucchetti na reorganização narrativa do filme por ele roteirizado – e por Mojica realizado. Tal retorno se dá por meio de uma outra expressão artística, os quadrinhos que emprestam sua linguagem à fotonovela. O segundo objetivo, portanto, é observar como se dá o trânsito entre essas diferentes linguagens (roteiro, cinema, quadrinhos), no intuito de compreender melhor as obras em pauta.
Entre outros, o trabalho recorre a considerações de Roberto de Sousa Causo acerca da produção de gênero brasileira, de Jennifer Van Sijll e David Borwell & Kristin Thompson acerca da configuração narrativa do cinema e, enfim, a Scott McCloud e Will Eisner no que cabe às especificidades dos quadrinhos. Textos de cunho biográfico e entrevistas com Lucchetti e Mojica também são manejados no intuito de compreender os procedimentos poéticos em pauta na produção das obras.
Bibliografia
- O Estranho Mundo de Zé do Caixão. Direção: José Mojica Marins. Produção de Christo Courcouvelis, José Mojica Marins e George Michel Serkeis, 1968. 1 DVD.
BARCINSKI, André; FINOTTI, Ivan. Maldito: a vida e o cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. São Paulo: Editora 34, 1998.
CAUSO, Roberto de Sousa. Ficção científica, horror e fantasia no Brasil – 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
EISNER, Lotte H. A Tela Demoníaca. Tradução de Lúcia Nagib. Rio de Janeiro: Paz e Terra: Instituto Goethe, 1985.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
LUCCHETTI, Rubens Francisco. O estranho mundo de Zé do Caixão – A fotonovela do filme. Rio de Janeiro: Corvo Editorial, s.d.
_____. Reminiscências volume 5. Rio de Janeiro: Editorial Corvo, 2022.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: Makron Books,1995.
SIJLL, Jennifer Van. Narrativa cinematográfica. Martins Fontes: São Paulo, 2017.