Ficha do Proponente
Proponente
- TATIANA GOMES DOS SANTOS (UFRGS)
Minicurrículo
- Tatiana Gomes dos Santos é Mestranda em Comunicação Social na UFRGS, é Especialista em Direito do Trabalho (VERBO JURÍDICO/ 2021) e possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS/ 2009). Atualmente também é graduanda em Publicidade e Propaganda na UFRGS. Participa do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), do Projeto de Pesquisa O pensamento político em imagens de ocupação urbana no Brasil, do Grupo de Pesquisa Agenciamentos da Imagem (GPAGI).
Ficha do Trabalho
Título
- A estética da vingança nos filmes “Bacurau” e “A Odisseia dos Tontos”.
Formato
- Presencial
Resumo
- O principal objetivo desta pesquisa é identificar os aspectos de uma estética da vingança no cinema brasileiro e argentino, com ênfase no afeto da vingança, e os seus significados relacionados a justiça e a resistência em contexto de disputas políticas e sociais.
Resumo expandido
- A vingança é um tema recorrente no cinema, literatura, televisão e teatro. Apesar de ser considerada algo censurável, do ponto de vista ético e jurídico, podemos considerar que o afeto da vingança exerce um poderoso apelo sobre os espectadores de cinema. Consequentemente, a mera menção do conceito de vingança simboliza uma série de emoções e fascinação, muitas vezes sendo confundida com a justiça.
Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é identificar os aspectos de uma estética da vingança no cinema brasileiro e argentino, com ênfase no afeto da vingança, e os seus significados relacionados a justiça e a resistência em contexto de disputas políticas e sociais. Para tanto foram selecionados dois filmes, um brasileiro e um argentino que abordam o afeto da vingança em situações e contextos diferentes.
Sobre a teoria dos afetos, Espinosa ensina que o indivíduo que nós somos só pensa porque se afeta, ou seja, o afeto é o pensamento real. Ao conciliar esta teoria das interações afetivas com a teoria dos perceptos e afectos de Deleuze e Guattari, e considerando as noções de justiça e vingança no pensamento de Nietzche, busca-se estabelecer uma relação entre esses conceitos para uma melhor compreensão do afeto da vingança.
Sobre os conceitos de justiça e vingança, o filósofo alemão ressalta que a justiça é baseada na reciprocidade e na troca, pressupondo assim, um equilíbrio de poder mais ou menos igual. Desse modo, a vingança inicialmente estaria dentro do âmbito da justiça, sendo uma forma de troca. Sobre os diferentes tipos de vingança, Nietzsche (2017) destaca duas principais motivações por trás dela: no primeiro tipo seria uma reação instintiva, buscando defender-se de um dano iminente ou de algo que a tenha ferido; em contrapartida, no segundo tipo de vingança, a motivação é diferente, existindo o desejo de causar danos em retaliação buscando o equilíbrio da balança da honra.
Sendo assim, para compor o corpus do presente trabalho foram selecionados dois filmes distintos que abordam o tema da vingança em contextos de questões sociais e políticas: “Bacurau” (2019) e “A Odisseia dos tontos” (2019).
“Bacurau” é um filme que se passa em uma pequena cidade fictícia no sertão nordestino do Brasil. A trama gira em torno da comunidade local que começa a enfrentar eventos estranhos e perturbadores após a morte de uma moradora idosa. À medida que os acontecimentos se desenrolam, a cidade percebe que está sendo alvo de um grupo de estrangeiros ricos que buscam explorar e dominar a região, “caçando” literalmente vários habitantes da comunidade.
Já no filme “A Odisseia dos Tontos” se passa em uma cidade do interior da Argentina, em que os protagonistas enfrentam uma situação de injustiça quando são enganados por um advogado e um funcionário do banco que aproveitam um período de crise na Argentina no ano de 2001, conhecido como “corralito” bancário, para furtar o dinheiro que a comunidade investia para reabrir uma cooperativa agrícola.
Diante disso, ambos os filmes retratam a luta da comunidade contra as injustiças e adversidades impostas por poderosos, conseguindo conquistar a redenção e a busca por justiça por meio da vingança. A solidariedade, união e o sentimento comunitário mostram-se em ambos os filmes como uma forma de resistência às opressões perpetradas pelos agressores. Bem como, a luta por justiça é compartilhada por ambos os personagens que lutam contra a impunidade e a corrupção nas suas comunidades. Nesse sentido, assim como ensina Nietzsche (2017), muitas vezes as motivações para a vingança podem ser confusas, desse modo, a vingança pode ser uma mistura de autopreservação, reparação da honra e o desejo de causar dano ao ofensor.
Bibliografia
- DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: editora 34, 1992.
FERREIRA, Carolin Overhoff; NAFAFÉ, José Lingna. Resistência, necropolítica e fantasias de vingança: Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. In Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Ano 10. N. 2–Rebeca 20 julho -dezembro 2021 Disponível em: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/719/463 Acesso em 10 de agosto de 2023.
NIETZCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: Um livro para espíritos livres, volume II. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SILVA, Thiago Cazarin. Ironias sertanejas: sobre os vazios e arbítrios de Bacurau. Cadernos de Gênero e Diversidade, v. 5, n. 3, p. 235-242, 2019
SPINOZA, Baruch. Ética. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SPINOZA. Baruch. Tratado da Reforma do Entendimento. São Paulo: Editora Escala, 2007