Trabalhos aprovados 2024

Ficha do Proponente

Proponente

    Ralf José Castanheira Flôres (SENAC)

Minicurrículo

    Professor no Centro Universitário Senac, em São Paulo/SP, com dedicação ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão. Presidente do Comitê de Atividades de Extensão Universitária, docente nos Bacharelados em Arquitetura e Urbanismo e em Audiovisual. Pesquisa aplicada – Produções de imagens: reflexões, diálogos e experimentações. Projeto de extensão -Cultura e Tecnologia: ações educativas. Experiência nos bacharelados em Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Audiovisual, Design e Moda.

Ficha do Trabalho

Título

    Cultura visual, imagem pictórica e processos de aprendizagem

Mesa

    Intersecções de linguagens no cinema, nos quadrinhos e na animação

Formato

    Presencial

Resumo

    Este trabalho propõe uma reflexão sobre a cultura visual contemporânea a partir da dilatação das possibilidades de abordagem da imagem pictórica, sua concepção e aplicação em processos de aprendizagem para produções audiovisuais.

Resumo expandido

    Este trabalho propõe uma reflexão sobre a cultura visual contemporânea a partir da dilatação das possibilidades de abordagem da imagem pictórica, sua concepção e aplicação em processos de aprendizagem para produções audiovisuais. Considerando a imagem pictórica como um fim em si mesma, da pintura aos quadrinhos, da representação em arquitetura, urbanismo e paisagismo à fotografia e ao cinema (storyboards, frames ou fotogramas), parte-se da imagem-esquema dita primitiva, depois para a concepção renascentista de representação do mundo pautada pela perspectiva e encaminha-se para a liberdade criativa e contestadora dos séculos XX e XXI. Nesse sentido, revisitamos a crítica das vanguardas aos sistemas beaux-arts e chegamos aos croquis feitos à mão, expressando, tal como assinaturas, traços individuais e, por fim, ao uso de linguagens híbridas, tais como as imagens geradas por inteligência artificial. Em seguida, focamos na construção de sentido e na ideia de atmosfera sobre esta imagem pictórica, imaginada como experimentação, projeto e síntese da obra por vir.

Bibliografia

    ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
    ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira Editora, 2004.
    AUMONT, J. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2002.
    BAXANDALL, Michael. The eye of the Quattrocento. Painting and experience in the 15th
    century. Oxford: Oxford University Press, 1972.
    BLOCK, B. A. A narrativa visual: criando a estrutura visual para cinema, TV e mídias digitais. São Paulo: Elsevier, 2010.
    CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo, Paz e Terra, 1982.
    DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
    GOMBRICH, E. H. História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
    DIDI-HUBERMAN, Georges. O Que Vemos, O Que Nos Olha. São Paulo: Editora 34, 2005.
    MENESES, U. T. B. de. (2003). Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira De História, 23(45), 11–36.