Ficha do Proponente
Proponente
- CARLOS FEDERICO BUONFIGLIO DOWLING (UFPB)
Minicurrículo
- Carlos Dowling é doutor pela Escola de Comunicação – ECO/UFRJ (2018-2022). Possui mestrado em Artes visuais pela UFPB/UFPE (2012). É cineasta independente e professor de 3º grau da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: filme ficcional, direção cinematográfica, cinema digitalmente expandido, videoclipe, documentário e roteiro cinematográfico.
Ficha do Trabalho
Título
- Ficções epistêmicas, narrativas alagmáticas e a imagem cosmotécnica
Seminário
- Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas
Formato
- Presencial
Resumo
- A presente comunicação propõe uma análise com a aplicação dos conceitos de Ficções Epistêmicas, Narrativas Alagmáticas e Imagem Cosmotécnica (Dowling, 2022), a partir dos processos de criação do projeto da série ficcional multiplataformas ANIMA LATINA, com especial atenção ao desenvolvimento do protótipo do filme-instalação em Cinema de Realidade Virtual A ESCRITA DO DEUS (2023), livre adaptação do conto homônimo de Jorge Luis Borges e de desenvolvido através da metodologia de pesquisa-criação.
Resumo expandido
- A presente comunicação propõe uma análise com a aplicação dos conceitos de Ficções Epistêmicas, Narrativas Alagmáticas e Imagem Cosmotécnica (Dowling, 2022), a partir dos processos de criação do projeto da série ficcional multiplataformas ANIMA LATINA, com especial atenção ao desenvolvimento do protótipo do filme-instalação em Cinema de Realidade Virtual A ESCRITA DO DEUS (2023), livre adaptação do conto homônimo de Jorge Luis Borges e de desenvolvido através da metodologia de pesquisa-criação [research-creation].
Circunscreve assim o foco de atenção e análise ao processo de criação, recriação, e mesmo de uma transcriação, a partir da potente ficcionalização de Borges que toma como base inspiratória a cosmogonia dos povos autóctones Maias, através da criação da personagem do Mago Tzinacán, em franco processo de brutal embate com o projeto invasor espanhol, através do personagem histórico de Pedro de Alvarado.
As ficções epistêmicas e narrativas alagmáticas devem ser breve e incialmente entendidas a partir de uma “explícita inspiração”: […] respectivamente nos conceitos de ficção filosófica e epistemologia fabulatória de Vilém Flusser (FELINTO, 2014) e, na conceituação de algamática, como proposta por Gilbert Simondon (2020.a[1958]) como um refinamento do conceito de cibernética (WIENER, 2019[1948]). (Dowling, p. 26, 2022)
O terceiro conceito aplicado como base para a presente análise é uma derivação do conceito de Cosmotécnica (Hui, 2016), que pode ser assim brevemente descrito:
A imagem cosmotécnica busca, assim, validar a aplicação de um pensamento não-eurocêntrico e não euro-centrado para imaginar novas formas de querer, conceber e desenvolver as tecnologias audiovisuais excêntricas, literalmente advindas de fora dos centros hegemônicos de produção e difusão do norte-global, leia-se EUA e Europa. E, que proponham desconstruir a noção de filmes exóticos, e as tradicionais narrativas de exotismo de filme etnográfico, para recompor maneiras de ver, ouvir e mostrar mundos excêntricos, periféricos e, por isso, relevantes para pensar novas maneiras de contar o mundo em mundos. (Dowling, p. 34, 2022)
Bibliografia
- BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Editora Globo S.A, 1998.
DOWLING, Carlos Federico Buonfiglio. KINE DATA :_Cinemas_Dados_: Por Imagens Cosmotécnicas. 2022. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação (ECO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2022.
HUI, Yuk. The Question Concerning Technology in China. An essay in cosmotechnics. United Kingdom: Urbanomic, 2016.
____________. Art in the 21st century: Reflections & Provocations. Singapore: Osage Publications, 2018.
____________. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
____________. Art and Cosmotechnics. Minnesota: University of Minnesota Press, 2021.
SIMONDON, Gilbert. L’individu et sa genèse physico-biologique (IGB). Paris: PUF, 1964.
____________. L’Individuation psychique et collective. Paris: Aubier, 1989.
____________. A individuação à luz das noções de forma e de informação. São Paulo: Editora 34, 2020.