Ficha do Proponente
Proponente
- Luiz Fernando Roos Todeschini (UFF)
Minicurrículo
- Realizador audiovisual e pesquisador cinematográfico, é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e mestre em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente se dedica à assistência de direção e montagem audiovisual.
Ficha do Trabalho
Título
- Imagens de alteridade no cinema latino-americano contemporâneo
Seminário
- Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas
Formato
- Presencial
Resumo
- Como filmar um outro? Essa comunicação parte do cinema de ficção latino-americano contemporâneo como mapeamento sensível de caminhos que deem a ver alteridades fílmicas. Trata-se de pensá-las sobretudo como um problema estético de dimensões éticas e políticas no discurso cinematográfico. Apostamos no cinema comparado como lente de análise e sugerimos pistas de investigação sobre como estabelecer a alteridade como manifestação visual no cinema.
Resumo expandido
- Nosso objetivo central é investigar manifestações visuais lidas como alteridade no cinema de ficção latino-americano contemporâneo, no período de 1990 a 2020. O ponto de partida é de que o lugar do olhar foi construído historicamente como lugar privilegiado da alteridade ocidental. Partindo dos filmes em perspectiva comparada, buscamos demonstrar não somente como a alteridade atua como um problema estético para o cinema como também de que forma retrata dimensões éticas e políticas do discurso cinematográfico.
Para isto, o trabalho se divide em três momentos.
O primeiro trata de estabelecer as bases teórico-metodológicas pela qual o corpus fílmico estabeleceu diálogos, tais como a fenomenologia imagética (Samain, 2012; Piault, 2018), a arqueologia moderno-colonial (Barriendos, 2011; Debray, 1993) e o cinema comparado (Souto, 2016). Acreditamos que a alteridade cinematográfica pode ser identificada na materialidade de um pensamento visual, que, por sua vez, se filia a um repertório de matrizes visuais coloniais comuns à América Latina. Dessa forma, a alteridade torna-se um problema estético para o cinema pois é, antes de tudo, um olhar sobre o mundo como um aparecer-se diante da câmera.
O segundo busca reconhecer os outros latino-americanos através de conceitos como “imaginário periférico global”, “dramaturgia do desamparo”, “alterofobia”, “alterocídio” (Mbembe, 2014) e “proximidades compulsórias” (Figueiredo, 2012). Afirmando a instância narrativa como uma topografia das distâncias e de relações de acesso entre os sujeitos fílmicos, nos perguntamos: de que forma nos aproximamos dos outros? E sob quais espaços de poder se determina a “distância correta” a ser mantida entre o eu e o outro?
O último apresenta dois modos de aparição de alteridades fílmicas. O primeiro revela o olhar à câmera como modo de enfrentamento e denúncia, ou seja, da “destruição” do gesto cinematográfico como “despertar do ver” em que o sujeito sente seu próprio lugar no olhar (Bonnet, 2018) Esse gesto diacrônico sobrevive em filmes tão distintos como Tentei (Laís Melo, 2017), La Nana (Sebastián Silva, 2009, Argentina), Crónica De Un Niño Solo (Leonardo Favio, 1965) e Los Olvidados (Luis Buñuel, 1950).
O segundo modo parte do conceito do direito à opacidade (Glissant, 1990 ) como estratégia de linguagem fílmica que ao mesmo tempo que manifesta a intraduzibilidade das experiências humanas, cria um sinal de respeito diante do enigma do outro – não completamente atravessado, absorvido e capturado pelo quadro fílmico. Tais ideias são gerenciadas em obras como Leonera (Pablo Trapero, 2008), Medea (Alexandra Latishev, 2017) e Pizza, Birra y Faso (Israel Adrián Caetano e Bruno Stagnaro, 1998).
Esses dois gestos encontram o lugar da dúvida nos comportamentos da câmera como forma de interpelar o espectador cinematográfico, tensionando os regimes de visibilidade e o próprio gesto de filmar um outro. Em última instância, poderíamos então nos aproximar de uma puesta-en-escena do intraduzível – o outro filmado também nos pensa.
Bibliografia
- BARRIENDOS, Joaquín. La colonialidad del ver: Hacia un nuevo diálogo visual interepistémico. 2011.
BONNET, Christian. El ojo de la cámara y la retórica de la imagen. 2018.
COLOMBRES, Adolfo. La descolonización de la mirada: Una introducción a la Antropología Visual. 2012.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. 1993.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia. A partilha do espaço urbano e a questão do outro próximo. 2012.
GLISSANT, Édouard. Poética da relação. 1990.
hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. 2019.
LEÓN, Christian. Reinventando al Otro: El documental indigenista en el Ecuador. 2010.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. 2014.
PIAULT, Marc. Antropologia e cinema: passagem à imagem, passagem pela imagem. 2018.
SAMAIN, Etienne Ghislain. Como pensam as imagens. 2012.
SOUTO, Mariana. Infiltrados e invasores: uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro contemporâneo. 2016.