Ficha do Proponente
Proponente
- Luís Martins Villaça (ECA-USP)
Minicurrículo
- Diretor de fotografia desde 2002, Mestre em cinema documentário no programa de pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), doutorando pelo mesmo programa, na linha de pesquisa Poéticas e Técnicas Audiovisuais, por onde vem desenvolvendo pesquisa sobre o método de filmagem em Kawaiwetés Invadidos, filme documentário que vem realizando através do Fundo Setorial do Audiovisual em parceria com Iawareté Kaiabi, indígena que vem realizando seu primeiro filme.
Ficha do Trabalho
Título
- A imagem que falta: a cinematografia de Kawaiwetés Invadidos
Seminário
- Estética e plasticidade da direção de fotografia
Formato
- Presencial
Resumo
- No filme Kawaiweté Invadidos (em produção concomitante à pesquisa de doutorado), busco estudar, desenvolver e aplicar um método de direção de fotografia para esse filme documentário de temática indígena. Por meio de uma revisão bibliográfica e uma discussão sobre métodos de filmagem, o objetivo deste trabalho é elaborar um estudo acerca das estratégias de filmagem adotadas para a direção de fotografia nesse documentário. Serão apresentadas imagens das duas etapas de filmagem (2022 e 2023).
Resumo expandido
- Esta comunicação apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa de doutorado sobre direção de fotografia no campo do documentário brasileiro de temática indígena. O objeto de estudo da tese, que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Meio e Processos Audiovisuais (ECA-USP), na linha de Poéticas e Técnicas, é a realização da direção de fotografia no filme de longa metragem documentário Kawaiweté Invadidos, em elaboração concomitante a esta pesquisa, cuja direção é assinada por Iawareté Kaiabi – o Jaguar – jovem cineasta xinguano.
O filme explora os conflitos individuais e familiares de Iawareté com seu pai, Mairatá, que há alguns anos optou por seguir um caminho religioso diferente da cultura original dos Kaiabi. A partir de uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema da narrativa de imagens em movimento, busco estudar e discutir o processo de criação para este filme que há pouco foi rodado no território indígena do Xingu, processo esse desenvolvido em parceria com Jaguar. O título ‘A imagem que falta’ remete à hipótese de que se faz presente, em particular neste processo de criação e realização de um documentário, uma busca imaginativa, que nem sempre se realiza.
Bibliografia
- ALMENDROS, Néstor. Días de una cámara. Barcelona: Seix Barral, 1980.
ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual. Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: EDUSP, 1980.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.
________ O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BAQUÉ, D. La photographie plasticienne: un art paradoxal. Paris: Editions du Regard, 1998.
BELLOUR, Raymond. L’Entre-Images. Photo. Cinéma. Vidéo. Paris: La Différence, 1990.
FREIRE, Marcius e LOURDOU, Philippe. (orgs.) Descrever o visível. Cinema documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2009.
NOVAES, Adauto. (org.) O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
PIAULT, Marc. Antropologia e cinema. São Paulo: editora Unifesp, 2018.
SHOHAT, Ella e STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. Multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naifi, 2006.
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