Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Ana Carolina Roure Malta de Sá (UnB)

Minicurrículo

    Doutora em Comunicação Social, na linha Imagem, Som e Escrita, pela UnB (2021). Possui mestrado em Comunicação Social, na mesma linha, pela UnB (2014), especialização em Filosofia da Arte, pelo Instituto de Filosofia e Teologia do Estado de Goiás (2008) e graduação em Letras (português/inglês), pela PUC Goiás (2007). Ministrou as disciplinas Análise Fílmica e História da Arte e do Cinema I e II, no Instituto Mauá de Pesquisa e Educação.

Ficha do Trabalho

Título

    Deus e o Diabo na Terra do Sol sob as lentes de Walter Carvalho

Seminário

    Estética e plasticidade da direção de fotografia

Formato

    Presencial

Resumo

    Guiado pelo conceito de anacronismo de Georges Didi-Huberman (2015a), este estudo busca pensar, a partir da experiência cinematográfica/audiovisual trangressiva do diretor de fotografia Walter Carvalho com a releitura de uma tomada emblemática de Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), os reencontros de temporalidades distintas na imagem na construção de formas que dilaceram as formas.

Resumo expandido

    Guiado pelo conceito de anacronismo de Georges Didi-Huberman (2015a), este estudo busca pensar, a partir da experiência cinematográfica/audiovisual do diretor de fotografia Walter Carvalho com a releitura de uma tomada emblemática de Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), os reencontros de temporalidades distintas na imagem na construção de formas que dilaceram as formas. As reflexões acerca dessa experiência anacrônica do fotógrafo, que resulta na laceração da imagem e na consequente transgressão da forma, serão elaboradas, também, a partir da ideia de informe, proposta por Georges Bataille (1929c), na revista Documents.

    Ao ser convidado pela produção da série Segundo Take, do canal de televisão Arte 1, para recriar essa tomada de Deus e o Diabo na Terra do Sol, Walter Carvalho opta por reconfigurá-la a partir da imagem e do texto original. Para isso, faz uso de um projetor, subvertendo seu modo estandardizado de operar, ou seja, a projeção é realizada não com o objetivo de apresentar a cena, mas de produzir um embate da tomada original com o corpo do ator Irandhir Santos, por meio de uma sobreposição de materialidades. Nesse sentido, a figura de Othon Bastos é sobreposta pela figura de Irandhir Santos, ambos proferindo, simultaneamente, o monólogo do personagem Corisco.

    Em uma operação como essa é preciso compreender que “todos os tempos se encontram, entram em colisão, ou ainda se fundem plasticamente uns nos outros, bifurcam ou se confundem uns com outros” (DIDI-HUBERMAN, 2015a, p.46). Estamos falando do tempo de Glauber, do tempo de Walter, do tempo (situado entre essas duas produções) em que Irandhir Santos vivenciou o personagem de Lampião, no filme Luneta do Tempo (Alceu Valença, 2014), e que agora sobrevive nas imagens de Walter Carvalho. E é nessa montagem de tempos heterogêneos, possibilitada pela própria subversão do uso da tecnologia empregada, o projetor, que o fotógrafo consegue produzir o informe na imagem, fazendo surgir diante do espectador uma estranha imagem, cuja plasticidade remonta, ainda, ao imaginário vanguardista do século XX, que visava justamente a cisão da representação da “Figura Humana” na arte ocidental.

    Estamos diante de uma experiência contemporânea do audiovisual brasileiro como diante de um objeto de tempo complexo, que evidencia em sua materialidade plástica distintas memórias, fenômeno este que nos conduz a refletir sobre os reencontros de temporalidades contraditórias e descontínuas que compõem esta imagem ao mesmo tempo em que condena a figura humana idealizada ao desvio.

Bibliografia

    BATAILLE, Georges. O cavalo acadêmico (1929a) In: BATAILLE, Georges. Documents: Georges Bataille. Florianópolis : Cultura e Barbarie, 2018.

    _____. Figura humana (1929b) In: BATAILLE, Georges. Documents: Georges Bataille. Florianópolis : Cultura e Barbarie, 2018.

    _____. Informe (1929c) In: BATAILLE, Georges. Documents: Georges Bataille. Florianópolis : Cultura e Barbarie, 2018.

    _____. Os desvios da natureza (1930) In: BATAILLE, Georges. Documents: Georges Bataille. Florianópolis : Cultura e Barbarie, 2018.

    DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015a.

    _____. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015b.