Ficha do Proponente
Proponente
- Edsamy Dantas da Silva (UNICAP)
Minicurrículo
- Formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário Cesmac. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco. É servidor público no cargo de Produtor Cultural pela Universidade Federal de Alagoas. Produtor executivo do Circuito Penedo de Cinema. Tem experiência nas áreas de produção cultural, cultura e eventos institucionais.
Ficha do Trabalho
Título
- Festivais de cinema de interior e sua relação com a comunidade local
Formato
- Presencial
Resumo
- A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a investigação de como um festival de cinema de interior pode gerar identificação cultural e movimentar a comunidade local, de forma democrática e acessível, tendo como estudo de caso o Circuito Penedo de Cinema. O resultado final reafirma as hipóteses de que o evento consegue despertar um sentimento de pertencimento cultural na população local, contribuindo com o desenvolvimento regionalizado do cinema, da cultura e da economia criativa.
Resumo expandido
- Este trabalho é o resultado da dissertação de mestrado intitulado “Festivais de cinema de interior: um estudo sobre o Circuito Penedo de Cinema e sua relação cultural com a comunidade local”, desenvolvido a partir da nossa visão de dentro – enquanto produção executiva do evento há dez anos – e de fora, sob o olhar de pesquisador. Como pano de fundo, temos Penedo, uma cidade histórica localizada no extremo sul do estado de Alagoas e que nas décadas de 70 e 80 chegou a promover oito edições do Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, um evento que movimentava a cena audiovisual local e nacional. 29 anos depois, acontece a retomada desse movimento na cidade com o surgimento do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, em 2011, e que posteriormente se consolidou como Circuito Penedo de Cinema.
Neste sentido, entendemos o cinema como prática sociocultural e a necessidade de expandir o debate sobre o audiovisual e suas atuações, onde este trabalho fez um recorte para o segmento dos festivais de cinema, em especial aqueles realizados em cidades do interior, compreendendo ser este, antes de tudo, um movimento de descentralização dos espaços de promoção e exibição, contra hegemônico aos grandes centros urbanos, cuja importância se passa pela valorização da identificação local e do resgate regional, a partir de seu território, seu espaço, seu povo e suas culturas.
Como problema de pesquisa, procuramos observar como um festival de cinema de interior poderia gerar senso de pertencimento cultural e movimentar a comunidade local, de forma democrática, acessível e com gatilhos que pudessem despertar uma maior aproximação e envolvimento do público com as atividades culturais, tendo como pano de fundo uma memória afetiva presente em Penedo dos festivais de cinema que aconteciam na cidade, nas décadas de 1970 e 1980.
Como forma de embasamento teórico, desenvolvemos uma breve historicidade dos festivais de cinema no Brasil, com enfoque no Nordeste e no interior, dissertando-se ainda sobre o processo de surgimento e evolução do segmento no estado de Alagoas e, por fim, na cidade de Penedo. Enquanto evento cultural, o festival de cinema atua também como agente de desenvolvimento do território e se apresenta como uma importante ferramenta para movimentar a região, atraindo novos olhares dentro e fora da localidade, além de contribuir para o fortalecimento deste segmento das indústrias criativas e promover a economia criativa local.
Para aferir empiricamente essas questões, este estudo se aprofundou na edição 2019 do Circuito Penedo de Cinema, pela necessidade de analisar um evento cuja essência está na participação do público de forma presencial, ancorado na linha de pensamento da professora doutora Tetê Mattos e porque também passamos a considerar um festival de cinema como uma experiência compartilhada, coletiva e de várias formas de integração e interação. Além disso, a edição 2019 do Circuito Penedo de Cinema utilizou-se de elementos e estratégias de comunicação na rememoração de experiências e lembranças que a cidade tem com os antigos festivais de cinema, com o propósito de gerar maior participação e protagonismo da comunidade local no processo de construção do próprio evento.
Dentro de uma perspectiva teórica, espera-se que este trabalho contribua no aumento do debate acadêmico nos campos da comunicação, da cultura, do cinema e das indústrias criativas, a partir da discussão produzida com esta pesquisa, acerca das relações de identificação cultural entre comunidade local e um festival de cinema de interior. Esperamos que o resultado desta dissertação se torne uma leitura que promova reflexões para gestores e organizadores de festivais de cinema, em especial os realizados em cidades do interior e que tenham como base uma perspectiva democrática, ampla e acessível, de contribuição e transformação local a partir de ações criativas em prol do desenvolvimento sociocultural regional.
Bibliografia
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