Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Izabel de Fátima Cruz Melo (UNEB)

Minicurrículo

    Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Professora da UNEB, no DCH I e no PPGH da mesma universidade. Autora do livros “Cinema é mais que filme”: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978) e Cinema, circuitos culturais e espaços formativos: sociabilidades e ambiência na Bahia (1968-1978), além de outras publicações em livros e revistas. Também colabora com festivais, participando de curadorias, palestras e júri.

Ficha do Trabalho

Título

    Festivais de cinema e cinemas negros.

Seminário

    Festivais e mostras de cinema e audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Este artigo propõe um desenho inicial, portanto provisório e aberto a reestruturações, a respeito da presença dos cinemas negros nos festivais e mostras na Bahia.

Resumo expandido

    Ao se falar em história do cinema, em geral há uma concentração dos olhares nos filmes, algo que se prolonga ao pensarmos nos festivais e mostras cinematográficas/audiovisuais. Contudo, a abordagem que pretendemos aqui, se propõe a colocar outra possibilidade, compreendendo o cinema como “mais que o filme”, ou seja, pensando-o como um processo amplo que transita e articula desde a formação, realização, distribuição, curadoria, programação conservação, preservação, crítica, cineclubismo, pesquisa, entre outros aspectos, nos interessa aqui justamente pensar os festivais como espaços formativos, além ou melhor, junto com a circulação dos filmes.
    Deste modo, nos é cara a perspectiva de Tatiana Carvalho Costa que em franco diálogo com Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento, propõe o QuilomboCinema como categoria.
    Alargando um pouco mais a proposição de Costa, afirmamos que o QuilomboCinema tensiona a noção de cinema brasileiro de forma ampla, por colocar em cena estes sujeitos com novos interesses e pontos de vista, proporcionando outras entradas para se pensar e escrever a(s) história(s) do(s) cinema(s) no Brasil. Assim este artigo propõe um desenho inicial, portanto provisório e aberto a reestruturações, a respeito da presença dos cinemas negros nos festivais e mostras na Bahia, que é o ponto de ancoragem da proposta.

Bibliografia

    CARIBÉ, Pedro Andrade. Cinema de Terreiro: o audiovisual negro de Luiz Orlando nos cineclubes em Salvador. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Comunicação. Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
    CESAR, Amaranta [et alli]. Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc. Salvador: EDUFBA, 2020.
    COSTA, Tatiana Carvalho. QuilomboCinema: ficções, fabulações, fissuras. Catálogo 24º forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Orgs Carla Italiano, et ali. Belo Horizonte. Associação Filmes de Quintal, 2020.
    DE VALCK, Marijke, Film Festivals. From European Geopolitics to Global Cinephilia. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2007.
    ENCONTRO DE CINEMA NEGRO ZÓZIMO BULBUL. Catálogo. Disponível em: http://afrocariocadecinema.org.br/encontro2020/catalogo/. Acesso 8 mar 2021.
    MELO, Izabel de Fátima Cruz. “Cinema é mais que filme”: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia. Salvador: EDUNEB, 2016.