Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Danielle de Souza Menezes (UFJF)

Minicurrículo

    Danielle Menezes é mestranda da linha de pesquisa em Cinema e Audiovisual do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também cursou graduação em Cinema e Audiovisual e em Artes e Design. Em 2023 escreveu para o catálogo do MAM Rio na Retrospectiva Chantal Akerman.

Ficha do Trabalho

Título

    O cinema de Chantal Akerman e as peças-paisagem de Gertrude Stein

Formato

    Presencial

Resumo

    Este painel pretende investigar as possíveis relações entre o trabalho de Chantal Akerman, analisando o filme Noite e Dia (1991), com o pensamento estético-textual nas peças-paisagens de Gertrude Stein. Na tentativa de propor um diálogo entre as duas, ambas comprometidas com a temática do “nada acontece”, o trabalho explora como as obras são formalizadas a partir de suas repetições ou insistências de imagens, palavras, objetos e sons.

Resumo expandido

    Este trabalho propõe um exercício de aproximação entre o filme Noite e dia (1991), de Chantal Akerman, e o pensamento-textual nos escritos de Gertrude Stein, focando, principalmente, em suas peças-paisagem. A proposta é de analisar e relacionar as obras, debruçando-se sobre as imagens e os sons do filme e dedicando-se ao estudo das peças, buscando como, em seus respectivos meios artísticos, seus modos de retratar o tempo, o espaço e o ritmo cotidiano podem ser motivos de diálogos entre as duas.
    Os recursos cinematográficos e temáticos que Chantal Akerman utiliza em seu filme, como as repetições de gestos ou a ausência deles, objetos cotidianos com importante significado para a narrativa, palavras rítmicas ou repetidas que vão ganhando novos sentidos no decorrer do filme, a montagem em dia e noite, as movimentações de câmera, os ruídos, os efeitos sonoros e a banalidade da história, servirão como meio possível para essa investigação.
    Stein acreditava que a peça não precisava contar uma história ou manipular ações, porque, para isso, seria necessário recorrer à ideia de presente, passado e futuro e assim apresentá-los. A escritora dizia que o ideal é que as peças fossem como uma paisagem, onde nada acontece, mas os elementos estariam todos em relação uns com os outros. Suas peças-paisagem são compostas por uma desestruturação de atos, diálogos e descrições convencionais, palavras e frases sonoras e repetitivas, personagens com identidades em conflito ou ausentes, objetos que se tornam personagens, trabalhando sempre com os acontecimentos no tempo presente.
    Ao dissertar sobre os seus trabalhos em “Portraits and Repetition”, Stein diz que observou a partir das cenas de filmes, onde dois fotogramas não são exatamente iguais e por isso há uma diferença propiciando o movimento, que as imagens estão sempre no presente, nunca são repetidas. Com essas análises, ela explica a diferença de repetição e insistência, onde a insistência estaria como esses frames, que mesmo com uma variação mínima nunca iguais ao anterior. No presente trabalho a insistência se torna conceito fundamental para um diálogo com o filme de Chantal Akerman.
    Relacionar as duas não se trata de procurar no longa-metragem de Akerman encadeamentos de falas similares ou uma analogia direta a essas peças-paisagem, menos ainda oferecer um modelo de outra área disciplinar para análise de um filme, detém-se em agregar o que do pensamento estético voltado às palavras nas peças de Gertrude Stein podem abranger uma melhor investigação sobre as imagens e sons do filme pesquisado.

Bibliografia

    ALFANDARY, Isabelle; BROQUA, Vincent. Gertrude Stein et les arts. Les presses du réel, 2019.

    MARGULIES, Ivone. Nada Acontece: O Cotidiano Hiperrealista de Chantal Akerman.
    Trad. Roberta Veiga, Marco Aurélio Sousa Alves. Editora da Universidade de São Paulo: São
    Paulo, 2016.

    MOREIRA, Inês Cardoso Martins. “Aqui há uma margem”: teatro e exílio em Gertrude Stein. 2007.

    STEIN, Gertrude. “Portraits and repetition” Em: STEIN, Gertrude. Writings 1932-1946. New York: The Library of America, 1998.

    STEIN, Gertrude. Geography and Plays (1908-20). With an introduction by Cyrena N.
    Pondrom. The University of Wisconsin Press: Madison, Wisconsin: 1993

    STEIN, Gertrude. Operas and plays. Foreword by James R Mellow. Station Hill Arts:
    Barrytown, 1998.

    WHITE, Patricia. Camera Obscura and Chantal Akerman. Camera Obscura: Feminism,
    Culture, and Media Studies, v. 34, n. 1, 2019.