Ficha do Proponente
Proponente
- Pedro Henrique Villela de Souza Ferreira (PPGCINE-UFF)
Minicurrículo
- Pedro Henrique Ferreira é crítico, curador, professor e realizador. Professor na Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorando no PPGCINE da Universidade Federal Fluminense. Foi crítico da Revista Cinética entre 2011 e 2022. Editor na Revista Abismu. Curador de mostras e retrospectivas na Caixa Cultural, CCBB, Instituto Goethe, dentre outros. Sócio-Fundador da Dilúvio Produções, onde roteirizou e dirigiu quatro curtas-metragens e duas séries de televisão.
Ficha do Trabalho
Título
- Mundos Possíveis e o Carma da Imagem: dois filmes de Hong Sang-soo
Formato
- Presencial
Resumo
- O presente trabalho procura analisar os filmes Certo Agora, Errado Antes (2015) e Você e Os Seus (2016), do diretor sul-coreano Hong Sang-soo, à luz das ferramentas literárias disponibilizadas pela teoria dos mundos possíveis. Discutindo qual é este manancial e como a interpretação cinematográfica pode se aproveitar dele para superar amarras da semiologia, a pesquisa assume o ponto-de-vista de que os saltos ontológicos no cinema de Hong são melhor compreendidos como atos de re-ficcionalização.
Resumo expandido
- Atualmente considerado um dos principais nomes do cenário internacional, o diretor sul-coreano Hong Sang-soo é conhecido por realizar filmes simples do ponto-de-vista da produção e realização, sobre personagens vivendo o cotidiano prosaico, com estruturas narrativas tripartidas, filmes-dentro-do-filme, em abismo, repetições e variações, etc. O presente trabalho procura analisar os filmes Certo Agora, Errado Antes (2015) e Você e Os Seus (2016), considerando que a passagem de uma fábula a outra no interior do mesmo filme são saltos ontológicos e atos de re-ficcionalização, apoiando-se nas ferramentas literárias dos mundos possíveis que autores como Lubomír Dolezel, Marie-Laure Ryan e Umberto Eco colocaram à mesa nas últimas décadas. Dialogando com as leituras, que vem se tornando habituais, de Hong como um cineasta estrutural que trabalha variações e repetições, ou como um cineasta pós-moderno e de narrativas fragmentárias, a pesquisa também tenta lançar luz a como os achados da teoria dos mundos possíveis podem servir para refrescar a semiologia canônica que, de um modo ou outro, é alicerce para estas interpretações. O trabalho se insere numa pesquisa mais ampla que procura identificar no cinema contemporâneo filmes bipartidos, que colocam em cena duas ou mais fábulas na mesma obra. Por fim, mas não menos fundamental, o texto procura pensar como ambos os filmes estudados parecem fazer parte de um projeto maior do cineasta; a proposição de uma certa pedagogia da imagem, estruturando-se à partir de ‘fábulas morais’ para repensar noções como ‘certo’ e ‘errado’ à luz dos atos de re-ficcionalização, vidas passadas, carma e uma determinada ética própria dos mundos possíveis.
Bibliografia
- BELL, Alice e RYAN, Marie-Laure. Possible Worlds Theory and Contemporary Narratology. University of Nebraska Press: 2019
BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. The University of Wisconsin Press, 1985.
DOLEZEL, Lubomir. Heterocosmica: Fiction and Possible Worlds. EUA, Baltimore: The John Hopkins University Press, 1998.
ECO, Umberto. The Role of The Reader – Explorations in the Semiotics of Text. Bloomington: Indiana Uni- versity Press, 1979.
GROSOLI, Marco. “Moral Tales from Korea. Hong Sang-soo and Eric Rohmer” em Acta Univ. Sapientiae, Film and Media Studies, 3 (2010).
MEDEIROS, Vitor Gurgel de. Amores Interessantes: Processo, Forma e Afeto no Cinema de Hong Sang-soo. Dissertação de Mestrado. PPGCOM-UFF, 2018.
SABZIAN, Courtisane. (org.), CINEMATEK. Hong Sang-Soo: Infinite Worlds Possible. Bruxelas: Cinematek, 2018.
WARREN, Bradley. Disentangling Partial-Geometric Narratives in the Cinema of Hong Sang-soo. Tese de Doutorada. Film Studies, Universidade de Concórdia, 2015.