Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Tainá Carvalho Ottoni de Menezes (UFF)

Minicurrículo

    Doutoranda no programa PPGCINE da Universidade Federal Fluminense. Possui Mestrado (PPGCINE-UFF, 2019), Graduação em Cinema (Universidade Paris 8, França, 2005) e Especialização em Montagem Cinematográfica (EICTV, Cuba, 2008). Atualmente é professora de Montagem Cinematográfica na ABC Cursos de Cinema, Rio de Janeiro. Montou o documentário Memória Cubana, de Alice de Andrade (2009). É colaboradora do livro, Noticiero ICAIC Latinoamericano, organizado pela Universidade da Sorbonne (2022).

Ficha do Trabalho

Título

    Noticiero ICAIC Latinoamericano: arquivo, montagem e História

Seminário

    Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas

Formato

    Presencial

Resumo

    Este trabalho faz parte da pesquisa para a tese de doutorado realizada no PPGCINE da Universidade Federal Fluminense, sobre os arquivos do Noticiero ICAIC Latinoamericano (NIL). Busca-se neste breve espaço, à luz do pensamento de Frantz Fanon, observar os mecanismos de alinhamento discursivo entre linguagem cine-jornalística e enunciado oficial do Governo Revolucionário Cubano, através da análise da edição nº 495 dedicada ao centenário de Vladmir Lênin.

Resumo expandido

    Em Os Condenados da Terra, o psiquiatra e ativista martinicano Frantz Fanon escreve: “Cada geração deve, numa relativa opacidade, descobrir a sua missão, cumpri-la ou traí-la.” (FANON, 2021, p. 211) Uma das grandes missões que a geração que implementou a Revolução Cubana na ilha caribenha tomou para si foi a de libertar as consciências das violências herdadas da situação colonial perpetradas pelas forças imperialistas estadunidense e pela burguesia nacional, que arrebatou a independência cubana da Espanha.
    Nos esforços de descolonização das consciências os dirigentes da Revolução Cubana apostaram no cinema como o meio de comunicação de massa e elegeram o documentário como gênero privilegiado para tal função. Não apenas por questões orçamentárias, mas principalmente pelo fato destes filmes trabalharem com a realidade como matéria prima (a realidade que precisava ser transformada).
    Diante disto, o governo (re)aproveita a tradição do cinejornalismo existente na ilha e cria o Noticiero ICAIC Latinoamericano. Com o intuito de romper com os códigos formais estabelecidos no cinejornalismo cubano pré-revolucionário (PARANAGUÁ, 2003), os realizadores e técnicos do NIL desenvolveram uma série de dispositivos estético-discursivos com o intuito reforçar as teses defendidas pelo Governo Revolucionário e convocar o espectador, através do esclarecimento, da identificação e da emoção, à participação ativa na luta política.
    De maneira quase sintomática, o cinejornal oficial da Revolução cubana, Noticiero ICAIC Latinoamericano (NIL), apareceu em 1960, ano da retomada das relações entre Cuba e URSS, e deixou de ser produzido em 1990, no momento da crise que levou ao desaparecimento do gigante socialista europeu. Durante esses 30 anos as equipes do NIL produziram 1.493 edições, nas quais se documentou a história da segunda metade do século XX desde um ponto de vista revolucionário marxista.
    “A nossa missão histórica, a missão daqueles que tomaram a decisão de acabar com o colonialismo, consiste em ordenar todas as revoltas, todos os actos desesperados, todas as tentativas abortadas ou afogadas em sangue”, continua Fanon. (FANON, 2021, p. 212) Considerando que as ideias fanonianas influenciaram fortemente a concepção da Revolução Cubana, acredita-se possível estabelecer uma relação entre os esforços de acabar com o colonialismo de que fala Fanon, com os de descolonização das consciências empreendidos pelos dirigentes do Governo Revolucionário Cubano. Neste sentido, na esteira do pensamento fanoniano, busca-se neste breve espaço pensar o NIL como um dispositivo de ordenação da História dentro de um regime discursivo contra hegemônico.
    Para isso, analisa-se a edição de no. 495, dedicada ao centenário de Vladmir Lênin, que busca através da montagem de material de arquivo proveniente de diversas fontes, localizar a Revolução Cubana em um processo histórico cujas origens remontam às lutas pela independência, passando pelos ideários martianos e leninistas. Além de traçar alguns paralelos entre aspectos das lideranças políticas de Lênin e de Fidel Castro, passando pelo fundador do Partido Comunista de Cuba, Julio Antonio Mella (1903-1929).

Bibliografia

    BERTHIER Nancy et AREAS Camila (ed.) Noticiero ICAIC: 30 ans d’actualités cinématographiques à Cuba, INA Editions, Bry-sur-Marne, 2022.
    CAPELATO, Maria Helena. A imprensa como fonte e objeto de estudo do historiador. In: VILLAÇA, Mariana e PRADO, Maria Ligia (orgs) História das Américas: fontes e abordagens historiográficas. São Paulo: Humanitas: CAPES, 2015, pp. 114-136.
    CINEMATECA DE CUBA. Bitácora de cine cubano: producciones ICAIC 1959-2017. Tomo II, vol. II. La Palma: Hurón Azul, 2019.
    FANNON, Frantz. Os condenados da terra. Letra Livre ed. Lisboa, 2021.
    GUTIÉRREZ ALEA, Tomás. Dialéctica del espectador. La Habana: EICTV, 2009.
    PARANAGUÁ, Paulo Antonio. Cine documental en America Latina. Cátedra. Málaga, 2003.
    VILLAÇA, Mariana. Cinema cubano: revolução e política cultural. São Paulo