Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Lívia Perez de Paula (UCSC)

Minicurrículo

    Lívia Perez é cineasta e pesquisadora. Seu trabalho reflete sobre imagens e tecnologias subestimadas para reanimar histórias esquecidas e/ou negligenciadas, conectar gerações e imaginar futuros. É doutora pela ECA USP e MFA em Digital Arts and New Media pela Universidade da Califórnia. Dirigiu M de Mães (2023), Lampião da esquina (2016) e Quem matou Eloá? (2015), co-produziu Uma paciência selvagem me trouxe até aqui (2021) e Carne (2019). Atualmente desenvolve o filme ensaio Encontrando Norma.

Ficha do Trabalho

Título

    Achados no armário: os arquivos de Norma Bahia Pontes (1941-2010)

Formato

    Presencial

Resumo

    Esta comunicação apresenta um panorama dos arquivos desconhecidos da cineasta, videomaker e ensaísta Norma Bahia Pontes (1941-2010), a partir de dois de seus filmes Les Antillais/Os Antilhenses (1966/1967) e Looking for the Amazons/No país das amazonas (1977) de codirigido com Rita Moreira. Pioneiros em suas abordagens anticolonial e decolonial, ambos estavam sob guarda da ex-companheira de Bahia Pontes, Rita Moreira, e revelam importantes marcas estilísticas e militantes de sua autora.

Resumo expandido

    Esta comunicação apresenta uma visão geral dos arquivos desconhecidos da cineasta, videomaker e ensaísta brasileira Norma Bahia Pontes (1941-2010), incluindo seus ensaios, fotografias, documentos, filmes e vídeos, localizados em instituições arquivísticas no Brasil, na França e nos Estados Unidos, mas sobretudo sob a guarda de suas ex-companheiras e amigas. Apesar de muitas lacunas, estes arquivos, nos quais o pessoal e o profissional não tem fronteira nítida, contribuíram para rearticular a trajetória da cineasta e conhecer seu caminho enquanto imigrante, suas propostas estéticas, os meios com a qual desenvolveu seu trabalho e os ativismos nos quais se engajou. Durante os anos 60, Bahia Pontes esteve próxima do Cinema Novo e viveu na França, onde estudou cinema no IDHEC e com Jean Rouch no Museu do Homem e dirigiu seu primeiro curta-metragem Les Antillais (1966/1967). Após um breve período no Brasil, mudou-se para Nova York com sua então companheira, Rita Moreira no início dos anos 70. Em meio ao movimento feminista, criou a empresa Amazon Media Project, organizou o festival Women for Women (1974), e dirigiu uma dezena de curtas-metragens documentais em videotape documentando a comunidade lésbica e feminista e modos de vida alternativos ao capitalismo urbano. Apesar de serem um valioso arquivo audiovisual para feministas e estudos queer, estas obras estão dispersas e permanecem frágeis e incompletas, sobretudo, desconhecidas.
    Buscando refletir publicamente sobre uma trajetória singular e negligenciada na história audiovisual, esta apresentação ilumina parte de seus arquivos reunidos ao longo dos esforços de pesquisa transnacionais e enfoca a localização de dois de seus filmes Les Antillais (1966/1967) e Looking for the Amazons/No país das amazonas (1977) de codirigido com Rita Moreira.

Bibliografia

    BAHIA PONTES, Norma. (s/d) Um testemunho necessário. Rio de Janeiro: Cinemateca do MAM.
    BRUNOW, Dagmar. Queering the archive: Amateur films and LGBT+ memory. In: Making the Invisible Visible. STIGSDOTTER, Ingrid (org). Lund: Nordic Academic Press 2019.
    FREEMAN, Elizabeth. Time Binds: Queer Temporalities Queer Histories. North Carolina: Duke University Press, 2003.
    HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Revista Eco-Pós, v. 23, n. 3, p. 12-33, 24 dez. 2020.
    PEREZ, Livia. Do Cinema Novo ao vídeo lésbico feminista: a trajetória de Norma Bahia Pontes. Rebeca, v. 9, n. 2, p. 20-45, jul-dez 2020.
    __________. Encontros e reencontros com Norma Bahia Pontes: realizações, deslocamentos e interlocuções de uma cineasta, videomaker e ensaísta. Tese (doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2022.
    VIANY, Alex. Quem é quem no cinema novo brasileiro. Rio de Janeiro: Cinemateca do MAM, Ano 64 nº 5 jun/jul 1970
    WHITE, Patricia. Lesbian Minor Cinema. Screen Winter, vol. 49, no. 4, p. 410-25, 2008