Ficha do Proponente
Proponente
- DENISE MORAES CAVALCANTE (UnB)
Minicurrículo
- Professora do curso de Audiovisual da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília onde atua em disciplinas nas áreas de roteiro, direção e produção; coordenadora da Rede de Direção do FORCINE; membro do grupo de Pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/FAV/UFG) e do grupo Narrativas e Experimentações Visuais (PPGCOM/FAC/UnB); cineasta, roteirista e produtora. Possui pós-doutorado em Artes Visuais (PPGAV/FAV/UFG) e doutorado em Cinema (PPGCOMFAC-UnB/Paris-Sorbonne).
Ficha do Trabalho
Título
- A coprodução entre países da América Latina no filme A Pele Morta
Seminário
- Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas
Formato
- Presencial
Resumo
- O presente trabalho pretende discorrer sobre o projeto de produção do filme “A Pele Morta” da empresa Araçá Filmes e sua proposta de integração latino-americana, com o intuito de refletir sobre a coprodução cinematográfica internacional na região e seus obstáculos na composição de parcerias financeiras, criativas e técnicas de uma obra de longa-metragem de ficção.
Resumo expandido
- As condições de produção e de consumo de filmes se tornam cada vez mais multiculturais e multicêntricas. Considerando a coprodução entre países da América Latina como um importante instrumento para fomentar a cinematografia da região e a expressão de sua diversidade cultural no mercado audiovisual, busca-se analisar, a partir de relato sobre a produção latino-americana do filme de longa-metragem “A Pele Morta” da empresa Araçá Filmes, o modo como a colaboração entre diferentes países pode estimular a troca de ideias e perspectivas para profissionais da área, fortalecer as produtoras locais e ampliar o alcance das produções no âmbito internacional.
O filme em questão apresenta uma narrativa ficcional entrelaçando a trajetória de três personagens de diferentes nacionalidades em uma viagem entre países da América Latina. Assim, propõe-se refletir sobre os obstáculos enfrentados na coprodução internacional em diferentes etapas da realização do filme, além de apontar meios como a parceria entre países pode contribuir no enfrentamento de desafios habituais dos produtores, tais como: o acesso aos meios de financiamento e distribuição de filmes na América Latina, o compartilhamento de bens, serviços e direitos, bem como a busca de acordos públicos e privados. Em suma, a coprodução internacional pode ser considerada como uma ferramenta estratégica para fortalecer a indústria cinematográfica da região, ao mesmo tempo em que possibilita promover novos olhares e narrativas sobre a diversa cultura latino-americana.
Bibliografia
- 1. CHALUPE da Silva, Hadija. O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional. São Paulo: Editora Terceiro Nome. Instituto Iniciativa Cultural, 2010.
2. LOPES, Maria I. V.; FRAU-MEIGS, Divina; SANTOS, Maria S. T (Orgs.). Comunicação e informação: identidades e fronteiras. São Paulo Recife: Intercom Edições Bagaço, 2000.
3. IZCUE, Nora (Org.). Producción, Coproducción y Excibición del Cine Latinoamericano en America Latina. Observatorio del Cine y el Audiovisual Latinoamericano. Habana: Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, 2009.
4. MELEIRO, Alessandra (Org.). Cinema e Economia Política. São Paulo: Escrituras, 2009.
5. RANGEL, Manoel. Uma ponte entre as nações In: SOLOT, Steve (coord.). Incentivos fiscais para a produção e a Coprodução audiovisual na Ibero-América, Canadá e Estados Unidos. Rio de Janeiro: Latin American Training Center, 2009.
6. SOLOT, Steve. El panorama de las políticas públicas audiovisuales em Latinoamérica. Rio de Janeiro: LATC, 2021.