Ficha do Proponente
Proponente
- MAURICIO VASSALI (PUCRS)
Minicurrículo
- Doutorando em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), onde desenvolve pesquisa sobre imagens de operários no cinema brasileiro. Membro do Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política (Kinepoliticom) e da Associação de críticos de cinema do Rio Grande do Sul (Accirs). É graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Ficha do Trabalho
Título
- Imagens do operário no cinema brasileiro: Montagens de recorrências
Formato
- Presencial
Resumo
- O trabalho apresenta a construção metodológica de uma pesquisa sobre imagens do operário no cinema brasileiro. Desenhada com o intuito de localizar e compreender como tais sobrevivem e se atualizam, a pesquisa fez uso de montagens de recortes pertencentes a obras realizadas nos períodos de 1978-1983 e 2015-2020. Pelas afinidades visuais e pelo choque temporal, foram propostas reflexões a partir do presente da pesquisa, dos filmes e da realidade do operário nos períodos estudados.
Resumo expandido
- Neste trabalho, busca-se apresentar o percurso metodológico de uma investigação debruçada sobre imagens de operários no cinema brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de doutorado recém-concluída que detém atenção em imagens recorrentes entre diferentes obras, formatos e tempos. O principal objetivo foi o de localizar e compreender como as imagens do operário sobrevivem e se atualizam em obras do cinema nacional. Com o intuito de entendê-las à luz da História, foram estabelecidas conexões com o presente da pesquisa, os filmes e as diferentes realidades do operário nos períodos estudados. O percurso se iniciou como um passeio por entre os filmes que apresentam o operário urbano no centro narrativo, desde aqueles produzidos na era silenciosa até o contemporâneo, considerando ficções e documentários, longas e curtas-metragens. Ao flanar por entre dezenas de obras pertencentes à momentos históricos distintos, foram recortadas dos filmes as imagens que direcionavam à uma certa tendência entre eles. Uma grande coleção de recortes foi constituída e notou-se que a maior parte das imagens pertenciam a obras realizadas em dois momentos históricos específicos: os períodos de 1978-1983 e 2015-2020. Dado que comportam cenários bastante particulares no que tange a realidade do trabalhador brasileiro e, mais, tratam de momentos em que as produções protagonizadas por operários são numerosas, definiu-se este como o recorte temporal da pesquisa. Como objeto, foram selecionados dezesseis filmes realizados em ambos os períodos mencionados. Para evidenciar recorrências, as imagens foram organizadas em nove categorias, a exemplo dos deslocamentos urbanos, dos confrontos e do acidente de trabalho. A aproximação dos recortes se deu em função de formas e temas, cujas semelhanças visíveis foram reunidas em montagens que abrigavam ambos os tempos abordados. O conceito de imagem dialética apresentado por Walter Benjamin (2009) foi basilar na construção das montagens que propunham, ao mesmo tempo, a aproximação pela afinidade visual e o choque temporal entre recortes. Desmontadas da obra original e apresentadas sob uma nova perspectiva, as imagens deram a ver outras possibilidades que não necessariamente eram flagrantes em suas narrativas oficiais. Pela sobrevivência e pelo anacronismo (DIDI-HUBERMAN, 2011; 2013), tomamos as materialidades das imagens como indícios históricos (KRACAUER, 1960; 2009) que permitiram observar não só as transformações no mundo do trabalho no cenário nacional, como também as diferentes abordagens que a arte cinematográfica adota na representação desta específica personagem histórica. Se as recorrências ficam evidentes pelas aproximações em categorias, o choque entre tempos também se faz notar em diferenças. A título de ilustração, vale pontuar que, entre elas, são recorrentes os conflitos entre composições coletivas e individuais, entre o engajamento e certa desassistência. As cenas de maior ação, no primeiro período analisado, e sua crise, em imagens mais recentes, também é percebida como tendência. Além disso, a diversidade de corpos a assumirem o papel protagonista apresenta camadas que complexificam a representação da classe operária para além da lógica de produção. Por fim, há que se colocar ainda que, em todo o processo de seleção de filmes, dos recortes, das aproximações, das montagens e das análises, assumiu-se também uma verve subjetiva a partir do conceito de memória e imagem-central de Henri Bergson (2006; 2010). Tal escolha possibilitou o entendimento do próprio corpo do pesquisador como elemento fundamental de percepção das imagens e da localização – de si e dos objetos – no tempo histórico. Para melhor visualização da construção metodológica e análises, no momento da apresentação serão exibidas imagens de confrontos de operários, uma das recorrências apontadas na pesquisa.
Bibliografia
- BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BERGSON, H. Duração e simultaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIDI-HUBERMAN, G. Ante el tiempo – Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2011.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente – História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.
KRACAUER, S. Theory of film: the redemption of physical reality. Londres, Nova York: Oxford University Press, 1960.
KRACAUER, S. O ornamento da massa. São Paulo: Cosacnaify, 2009.