Ficha do Proponente
Proponente
- Kamilla Medeiros do Nascimento (UFRJ)
Minicurrículo
- Kamilla Medeiros é doutoranda no Programa de Pós-Graduação da ECO/UFRJ. Pesquisa a obra de Eduardo Coutinho desde o mestrado, com especial interesse na relação de seus filmes com o Nordeste.
Ficha do Trabalho
Título
- O que a vida separa, o cinema encontra – mulheres de Araçás reunidas
Mesa
- Mulheres no cinema de Eduardo Coutinho
Formato
- Presencial
Resumo
- Em O fim e o princípio (2005), Eduardo Coutinho visita moradores de Araçás, povoado do sertão paraibano. Dos personagens, este trabalho destaca as relações entre as mulheres, a maioria de idade já avançada, com exceção de Rosa, a mais jovem. Muitas delas não saiam mais de casa, não se viam há tempos, mas a cada relato, as lembranças e as saudades retornavam. Assim, temos interesse em comentar como o filme reaproxima essas mulheres e suas histórias de vida entre si, mas também com elas próprias.
Resumo expandido
- Em O fim e o princípio (2005), Eduardo Coutinho visita moradores de Araçás, um povoado próximo a São João do Rio do Peixe, no sertão paraibano. Dos personagens apresentados, este trabalho destaca as relações entre as mulheres, a maioria de idade já avançada, como Zefinha, Mariquinha, Rita, Antônia, Maria Borges, Lice, Lica, Dôra, Vermelha e Neném Grande, com exceção de Rosa, a mais jovem entre elas e a mediadora da comunidade com a equipe de gravação. Muitas delas não saiam mais de casa, fosse por motivo de saúde ou pelo medo de alguém entrar na casa vazia e levar o pouco que tinham. Algumas não se viam há tempos, Vermelha e Tia Dôra, por exemplo, lembram-se da época em que trocavam conversas, e, dessa forma, o filme tratou de pôr em contato essas duas mulheres em tela pela narrativa construída. Mesmo distantes, a cada relato costurado pelo filme, as lembranças e as saudades retornavam, às vezes, evocando os nomes umas das outras. Assim, o interesse deste trabalho versa em comentar como o filme reaproxima essas mulheres sertanejas e suas histórias de vida entre si, o que cada uma tinha a dizer sobre o trabalho, o casamento, a maternidade, a viuvez ou a escolha pela solteirice, o medo da morte, a fé e tudo mais o que compartilhassem. Mas também interessa apresentar como o filme evoca o reencontro com suas próprias existências. Para tanto, será abordado o caso de Lice, uma das personagens revisitadas em Araçás em junho de 2022 a propósito da pesquisa para a dissertação de mestrado da autora deste trabalho. Hoje em dia, ela vive sozinha na casa onde morava com Lica e Zeca, irmã e irmão mais velhos. Na parede da sala, cola pequenos poemas que ela mesma escreveu, a refletir sobre sua solidão, sobre a saudade dos que já se foram, sobre sua condição de estar no mundo. Como o título propõe, o que a vida separa pela distância e pela morte, o cinema trata de unir e fazer-nos lembrar das histórias de mulheres como as que assistimos em O fim e o princípio.
Bibliografia
- BRAGANÇA, Felipe (org). Encontros – Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Azougue. 2009.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. O Fim e o Princípio: Entre o mundo e a cena. Novos estudos – CEBRAP, v. 99,jul. 2014.
MATTOS, Carlos Alberto. Sete faces de Eduardo Coutinho. São Paulo: Boitempo: Itaú Cultural : Instituto Moreira Salles, 2019.
MEDEIROS, Kamilla. Road movie acadêmico: trilhando os passos de Eduardo Coutinho no sertão paraibano. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual / Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – Socine. Vol. 11, no. 1(jan./jun. 2022) – Florianópolis: SOCINE, 2022.
__________________. Cláudia Mesquita, Jacques Cheuiche e Carlos Alberto Mattos em debate sobre o filme “O fim e o princípio” (2005), de Eduardo Coutinho. Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, n.32 (set. 2022).
VALENTINETTI, Claudio M. O cinema segundo Eduardo Coutinho. Brasília: M. Farani Editora, 2003.