Ficha do Proponente
Proponente
- Hadija Chalupe da Silva (UFF / ESPM Rio)
Minicurrículo
- Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFF). Professora das cadeiras de produção e distribuição audiovisuais na UFF e na ESPM-Rio. Seus principais temas de pesquisa são produção audiovisual, difusão de longas-metragens e coprodução internacional. Em 2018 desenvolvendo pesquisa pós-doutoral pela Oxford Brookes University sobre Distribuição de Filmes Brasileiros no Reino Unido.
Ficha do Trabalho
Título
- Formação profissional e políticas públicas como potência audiovisual
Seminário
- Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil.
Formato
- Presencial
Resumo
- A presente pesquisa pretende compreender quais foram os desdobramentos que o 1º Edital de fomento ao audiovisual de Niterói (03/2018) – em especial a Categoria IV de fomento à produção de de curta-metragem – provocou para o mercado audiovisual fluminense nos últimos 5 anos. Partimos da hipótese que o fortalecimento das instituições de ensino e a manutenção de políticas públicas culturais são fundamentais para o estabelecimento de um ecossistema audiovisual salutar.
Resumo expandido
- A presente pesquisa pretende compreender quais foram os desdobramentos (profisisonais e institucionais) que o 1º Edital de fomento ao audiovisual de Niterói (03/2018), provocou no mercado audiovisual fluminense nos últimos 5 anos.
A chamada pública objeto desse estudo foi lançada em abril de 2018, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esta foi a primeira ação resultante do Decreto Municipal nº 1.2747/2017, que tornou “público o conjunto de normas que regulamentam o processo de inscrição e seleção pública do Edital de Fomento ao Audiovisual.” (Chamada Pública 03/2018)
Podemos perceber que a SMC/FAN procurou elaborar uma chamada que incorporasse diferentes eixos, tipos de obras e agentes (pessoas físicas e jurídicas) do campo audiovisual.
A ação pulverizada só foi possível a partir do trabalho conjunto dos governos municipal e federal através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro – PRODAV. Ao todo foram investidos R$ 5,7 milhões, na proporção de R,7 milhões SMC/ FAN e R$ 3 milhões da Ancine, via FSA.
As ações foram divididas em 12 categorias. Além do fomento a produção de obras cinematográficas (longa, curta ou média-metragem) vemos outras ações que complementavam a categoria com a incorporação de produções para TV (obras seriadas e telefilmes) e conteúdos audiovisuais para novas mídias. Inseriam também, categorias que complementavam outros elos da cadeira produtiva como a difusão (distribuição de obras de longa-metragem); formação de público (manutenção de cineclubes, projeções em espaços urbanos, mostras e festivais de cinema) e por fim incluíram o fomento à pesquisa que corrobora com a necessidade de vermos o campo do audiovisual de forma expandida, entender seus impactos na economia e na produção de subjetividades.
Pretendemos realizar uma análise quantitativa e qualitativa a partir das dos projetos contempladas pelo presente edital, na Categoria IV: FOMENTO A PRODUÇÃO DE DE CURTA-METRAGEM.
Partiremos da pesquisa MAPA DO AUDIOVISUAL DE NITERÓI elaborado pela BEM-TV, para um entendimento macro do setor na região. Posteriormente, buscaremos compreender as diferentes estruturas de realização de cada projeto. Como organizaram suas produções, desde o desenvolvimento do projeto e elaboração do roteiro, passando pelo gerenciamento do aporte, organização da equipe, gravações e finalização da obra, às trajetórias de difusão e os desdobramentos profissionais a partir da concretização deste projeto.
Esta forma de averiguar a gerência e organização das empresas produtoras faz parte dos estudos de Barone (2005) que analisou a organização da cadeia produtiva do audiovisual (Produção/Distribuição/Exibição) espelhando os impactos de duas outras tríades: Instituição/Tecnologia/Mercado; Patrimônio/Formação Profissional/Direitos de Autor. Este trabalho também dará a oportunidade de retomar o conceito de Bom manejo audiovisual surgido durante os estudos desta pesquisadora, desenvolvidos na UFF (2007 a 2014). Bom manejo está na forma como os agentes econômicos convivem no ecossistema/espaço audiovisual, como se relacionam e os laços que estabelecem em busca de perenidade de ações e projetos.
Justificamos a realização desse trabalho pela relevância que o cinema e audiovisual exerce no cotidiano fluminense e brasileiro. A história da cidade, está vitalmente entrelaçada a esta atividade cultural, tanto como hábito cidadão, quanto ao seu impacto econômico na região. A cidade abriga o 2º curso mais antigo de Cinema do país. Em 55 anos participou da formação de mais de 3 mil profissionais, entre artistas, diretores, técnicos e pesquisadores do cinema e audiovisual.
Por esse motivo, a principal premissa dessa pesquisa está no entendimento de que o fortalecimento das instituições de ensino e a manutenção de políticas públicas culturais é essencial para o resgate, construção e estabelecimento de um ecossistema audiovisual salutar.
Bibliografia
- ANCINE . Agência Nacional do Cinema. OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Ancine. Acesso em: 25. mai.2022
BARONE, João Guilherme. Comunicação e Indústria Audiovisual: cenários tecnológicos & Institucionais do cinema brasileiro na década de 1990. Porto Alegre: Biblioteca Ir. José Otão, 2005
CHALUPE DA SILVA, Hadija. Os filmes realizados em coprodução: limites e expansões dos acordos transnacionais. Tese Doutorado. PPGCom-UFF, 2014
. COSTA,Mannuela; SANTOS,William F. O. Uma trama em vários atos. Ou o cinema brasileiro em busca de seu público. v. 6 n. 2 (2021): Paradoxos Vol. 6, Número 2, Julho a Dezembro de 2021In: https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/63257
COUTO, Julia. Mapa do Audiovisual de Niterói: subsídios para um Ar¬ranjo Produtivo Local do setor. Bem TV Educação e Comunicação, 2019. In: https://bemtv.org.br/pesquisa-mapa-audiovisual-niteroi/, acesso em: 20/04/2023.