Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Karina Oliveira Brito (UERJ)

Minicurrículo

    Doutoranda em Comunicação (PPGCOM/UERJ 2019), Mestra em História (PPGHIS/UFMT 2018), Bacharela em Direito (UFMT 2015) e Licenciada em História (Universidade de Cuiabá, 2004). Atualmente é professora no IFMT Campus Cuiabá. Está realizando pesquisa doutoral a respeito das produções audiovisuais sobre história da empresa Brasil Paralelo, divulgadas na plataforma YouTube, e seus usos como arma na guerra cultural da extrema direita.

Ficha do Trabalho

Título

    O passado disputado nas produções audiovisuais da Brasil Paralelo

Mesa

    Multiverso: o audiovisual na construção de mundos compartilhados

Formato

    Presencial

Resumo

    A ascensão da extrema direita e o uso das plataformas digitais estabeleceu novos desafios à democracia e à ciência. Através da produção e compartilhamento de seus conteúdos os movimentos de extrema-direita têm construído a sua própria bolha, criando realidades paralelas e dando vazão a discursos conspiracionistas e negacionistas. A produção e divulgação de materiais audiovisuais sobre temáticas históricas com viés negacionista da empresa Brasil Paralelo no YouTube é o foco desta proposta.

Resumo expandido

    A ascensão da extrema-direita como um movimento global está relacionada a uma série de fatores (MUDDE, 2019), dentre os quais as crises políticas e econômicas neoliberais. Um dos desdobramentos da crise de 2008 foi a ascensão do capitalismo de plataforma (SRNICEK, 2018). Esse processo de plataformização da web (HELMOND, 2019) estabeleceu novos paradigmas não apenas no uso das tecnologias como também de estratégias de negócios e tendências sociais. Se por um lado a plataformização alterou as formas de produção e divulgação de informações e conhecimentos (particularmente em formatos audiovisuais), por outro fez emergir novas configurações de poderes tecnopolíticos (ZUBOFF,2018), estabelecendo diversos desafios à democracia e à ciência. Dentro da variada gama de plataformas da Web está o YouTube. Essa plataforma possibilita a produção e compartilhamento de vídeos com os mais variados conteúdos. A partir destes conteúdos, um conjunto de estudos têm se dedicado a compreender os filtros de bolhas (PARISER, 2012) oportunizados pela arquitetura plataformizada da web. Utilizando-se dessa estrutura, os movimentos de extrema-direita têm construído a sua própria bolha, criando realidades paralelas e dando vazão a discursos conspiracionistas e negacionistas . A produção e divulgação de materiais audiovisuais sobre temáticas históricas com viés negacionista (NAQUET, 1988; TRAVERSO, 2012) da empresa Brasil Paralelo no YouTube é o foco desta proposta. Buscaremos compreender como a extrema direita opera através da adaptação da teoria marxista da hegemonia de Gramsci (STROBL, 2022) e do uso político da história através da “alt history” (VALÊNCIA-GARCIA, 2020), lançando mão, para isso, de um arsenal específico de técnicas e linguagens audiovisuais que iremos investigar. Para Jesi (JESI, 2021, p.17) a “máquina mitológica” da direita alicerça-se no medo do diferente, e um de seus elementos mais característicos é a repulsa pela história disfarçada pela adoração de um suposto passado glorioso. Discutiremos o processo de relativização e banalização de questões históricas como ferramentas da guerra cultural (HUNTER, 1992) da extrema direita. Identificaremos como, através do uso político do passado, a lógica dicotômica e maniqueísta da extrema direita passa a permear todos os âmbitos sociais, legitimando a luta do “bem” contra o “mal”, engendrando um mundo imaginário alternativo e estimulando cada vez mais o extremismo.

Bibliografia

    HELMOND, Anne. A plataforma da Web. In: OMENA, Janna Joceli (Org.). Métodos digitais: Teoria, prática, crítica. Lisboa: ICNOVA, 2019.
    HUNTER, James Davison. A guerra cultural contínua. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 15, n. 1, p. 22-62, jan/jun. 2022.
    JESI, Furio. Cultura de direita. Belo Horizonte: Âyiné, 2011.
    MUDDE, Cas. The far right today. United Kingdom: Polity Press, 2019.

    PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a Internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
    SNIRCEK, Nick. Capitalismo de plataformas. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.
    STROBL, Natascha. La nueva derecha: um análisis del conservadorismo radicalizado. Buenos Aires: Katz editores, 2022.
    TRAVERSO, Enzo. O passado, modos de usar: história, memória e política. Lisboa: Unipop, 2012.
    VALENCIA-GARCÍA, Louie Dean. Far-Right revisionism and the end of History: Alt/Histories. New York / London: Routledge, 2020, p. 3-26.
    VIDAL-NAQUET. Assassinos da memória. Campinas: Papirus, 1988.