Ficha do Proponente
Proponente
- Adil Giovanni Lepri (UFBA)
Minicurrículo
- Professor da Facom/UFBA, é doutor pelo Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense e Mestre em Comunicação pela mesma instituição. É pesquisador do Nex – Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais onde desenvolve pesquisas na área de cinema, particularmente no campo do audiovisual nos sites de redes sociais.
Ficha do Trabalho
Título
- Moral e melodrama nas micronarrativas do canal de Deivison Nascimento
Formato
- Presencial
Resumo
- Este artigo investiga a produção de Deivison Nascimento no YouTube, que consiste em micronarrativas ficcionais com base no modo melodramático, retratando situações de conflito entre personagens que encarnam vícios e virtudes na chave da moralidade simples. A análise foi feita usado o método de raspagem da web e posterior análise fílmica e estrutural da narrativa. Os vídeos em questão parecem funcionar no sentido de operar um controle social da norma ligado a valores morais neopentecostais.
Resumo expandido
- Esta comunicação pretende investigar o trabalho de Deivison Nascimento, um produtor de vídeos curtos na internet especializado em micronarrativas ficcionais que apresentam situações-problema ligadas a aspectos morais, ou como ele coloca em sua biografia “histórias curtas que tinham começo, meio e fim”. A hipótese é de que a produção audiovisual em questão, baseada no modo melodramático, funcione como uma espécie de linha auxiliar do controle social da norma no âmbito de comunidades ligadas à religiosidade neopentecostal (Machado, 2018), embora os produtores não se posicionem abertamente como religiosos.
De início foi feita a coleta das informações de vídeos e comentários do canal utilizando o método de raspagem da web através do YouTube Data Tools (Rieder, 2015), coletando todos os vídeos que foram postados. Com os dados quantitativos em mãos, foram escolhidos os três vídeos mais comentados como estudos de caso para uma breve análise fílmica e uma análise estrutural de sua narrativa, olhando para a organização de seus enredos através do prisma da moral.
O modo narrativo melodramático é a base da estrutura narrativa dos vídeos, voltada para personagens vítimas que, após serem vilipendiadas por alguém prevalecem no embate entre bem e mal através do reconhecimento e reafirmação de suas virtudes (Elsaesser, 1991; Brooks, 1995; Martín-Barbero, 2001). No entanto, a maneira como as personagens são caracterizadas e os desfechos apontam para uma aderência muito forte à estirpe do melodrama que descende das morality plays medievais (Elsaesser, 1991; Singer, 2017), dramas alegóricos que personificavam vícios e virtudes como personagens, nos quais os conflitos tinham um sentido moral e moralizante para a audiência (Knight, 1983). Os vídeos do canal de maneira geral, e em especial os três analisados, tem sua razão de ser declarada – através de cartelas, dos títulos e da maneira como as narrativas se desenvolvem – em função das lições de moral que pretendem apresentar de forma direta (sem ambiguidades e em uma chave de moralidade simples) características intrínsecas do melodrama que Baltar (2019) associa com uma pedagogização moralizante que é tão mais eficaz por seu caráter sensorial e sensacional.
A estrutura narrativa se repete praticamente em todos os exemplos visualizados e em especial nos três que foram analisados, que contam com um começo que traz um flash-forward do momento mais agudo de conflito entre vício e virtude (repetido em um momento posterior), uma escolha estrutural que sinaliza uma preocupação com a retenção de público, mas que também aponta para uma organização que privilegia o excesso e o exacerbante. Ao final, após o desenvolvimento do conflito, há sempre a restauração da virtude através da superação pela vítima das maldades do vilão, por vezes com um exemplo de justiça poética. Outro aspecto interessante a apresentação direta da lição de moral pretendida colocada seja por escrito ou verbalmente por Nascimento diretamente para a câmera, escolha estética que Singer (2017) percebe também na obra de Griffith, que frequentemente anunciava a lição moral a ser aprendida ao longo filme em um intertítulo nos momentos iniciais.
Embora tenham sido identificadas poucas citações diretas a Deus nos comentários coletados, muitos apontam para virtudes ligadas a religiosidade e aos papéis de cada um na dinâmica familiar tradicional. Enquanto as telenovelas brasileiras têm se afastado levemente do maniqueísmo moral mais marcado, as micronarrativas aqui analisadas chafurdam na sinalização de vícios e virtudes, levando a cabo uma faceta de controle social da norma através dos costumes tão recorrente em determinadas comunidades religiosas de matriz neopentecostal no Brasil (Spyer, 2020), nas quais os próprios fiéis atuam como agentes de fiscalização uns dos outros, sobretudo com um peso forte na questão da sexualidade e da fuga de papéis tradicionais na célula familiar.
Bibliografia
- BROOKS, Peter. The melodramatic imagination: Balzac, Henry James, melodrama, and the mode of excess. Yale University Press, 1995.
ELSAESSER, T. Tales of sound and fury. In LANDY, Marcia. (org.) Imitations of life: a reader on film & television melodrama. Detroit: Wayne State University Press, 1991.
KNIGHT, Alan E. The Condemnation of Pleasure in Late Medieval French Morality Plays. The French Review, v. 57, n. 1, p. 1-9, 1983.
MACHADO, Maria das Dores Campos et al. Religion and moral conservatism in Brazilian politics. Politics and Religion, v. 12, n. 1, p. 55-74, 2018.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
RIEDER, Bernhard. YouTube Data Tools (Version 1.22) [Software], 2015. Disponível em: https://tools.digitalmethods.net/netvizz/youtube/. Acesso em 27 de out. de 2021.
SINGER, Ben. Griffith’s Moral Profile. A Companion to DW Griffith, p. 34-73, 2017.
SPYER, Juliano. O Povo de Deus. São Paulo: Geração Editorial, 2020.