Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Arthur Benfica Senra (UnB)

Minicurrículo

    Mestrando em Comunicação pela UnB com pesquisa em curadoria em cinema. É especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (2013) pela PUC Minas, graduado em Comunicação Social com ênfase em Cinema e Vídeo (2010) pelo Centro Universitário UNA. É diretor e montador. De 2016 a 2018 foi programador e curador do Sesc Palladium em Belo Horizonte. Coordenou a curadoria e programação do Festival Curta Brasília (2019 e 2020). Atualmente é professor de audiovisual no Instituto Federal de Brasília.

Ficha do Trabalho

Título

    Curadoria: Reparações, constelações e visões do cinema brasileiro.

Seminário

    Festivais e mostras de cinema e audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    A pesquisa propõe investigar o trabalho de curadores e programadores de filmes brasileiros. O surgimento de especialistas em curadoria e programação de cinema no Brasil coincide com o nascimento e desenvolvimento de festivais de cinema, filmes e políticas públicas para o setor. Uma análise comparativa sobre os gestos curatoriais de diferentes profissionais, observando as possibilidades de refletir, pensar e projetar um país através das diferentes visões de Brasil e do cinema brasileiro.

Resumo expandido

    O surgimento de pessoas especializadas em curadoria e programação de cinema no Brasil coincide com o nascimento e desenvolvimento de festivais de cinema, filmes e políticas públicas para o setor. O papel da curadoria de filmes tem reunido responsabilidades para conceituar e definir as questões levantadas pelos festivais e de suas edições, dar visibilidade aos filmes, selecionando o que será exibido e de que maneira, sessões, horários, debates e espaços, promovendo diálogos no presente sobre as obras e a relação entre elas.
    A pesquisa propõe investigar o trabalho de curadores e programadores de filmes brasileiros, realizando uma análise comparativa sobre os gestos curatoriais de diferentes profissionais, observando as possibilidades de refletir, pensar e projetar um país através das diferentes visões do cinema brasileiro. Colocar em relação o trabalho de curadoras e curadores que já carregam uma trajetória em diferentes festivais e espaços de cinema, entre os mais antigos, mais novos e de diferentes perfis, buscando visualizar como têm se desenvolvido essa especialidade no país.
    Como exemplo podemos citar alguns nomes que participaram e participam de importantes festivais de cinema, além de atuar como curadoras e programadoras de outros espaços, mencionando também espaços de curadoria por onde atuam ou atuaram: Amaranta César (Festival Cachoeiradoc; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; Festival Rastro), Kênia Freitas (Mostra de Diretoras Negras do Cinema Brasileiro, Festival de Cinema de Vitória; atual programadora do Cinema do Dragão em Fortaleza) , Janaina Oliveira (mostra Soul in the eye: Zózimo Bulbul’s legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema no IFFR – International Film Festival Rotterdam; Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul; FINCAR – Festival Internacional de Realizadoras em Pernambuco) e Lila Foster (Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba; Mostra de Cinema de Ouro Preto e Mostra de Cinema de Tiradentes).
    A programação de filmes nacionais é fundamental na criação de eventos dedicados a sétima arte como um lugar de debates, disputas, consensos e dissensos importantes para pensar e aumentar a produção intelectual em torno do cinema no país e consequentemente projetar a filmografia nacional em diferentes janelas. Os profissionais que têm se dedicado a curadoria de cinema carregam suas reflexões independente da continuidade do trabalho em festivais e mostras, e por isso alguns gestos curatoriais transitam e se expandem com essas pessoas, para além dos festivais, as vezes pela descontinuidade de realização e/ou alternância na equipe.

Bibliografia

    CAMPORESI, Enrico. Curadoria de filmes e obsolescência tecnológica. In: FURTADO, Beatriz; DUBOIS, Philippe. Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.

    CESAR, Amaranta et al. (Org.) Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc. Salvador: Edufba, 2020.

    GARRETT, Adriano. A curadoria em cinema no Brasil contemporâneo: festivais de cinema e o caso da Mostra Aurora (2008-2012). 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

    LEAL, Antonio; MATTOS, Tetê. Festivais audiovisuais: diagnóstico setorial 2007 – indicadores 2006. Rio de Janeiro: Fórum dos Festivais / MinC/SAv, 2008.

    MENOTTI, Gabriel (org.) Curadoria, cinema e outros modos de dar e ver. Vitória, ES: EDUFES, 2018.

    SOUTO, Mariana. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema. Galáxia, São Paulo, n. 45, p. 153-165, dez.2020.