Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Samir Saraiva Cheida (PUC SP)

Minicurrículo

    Samir Cheida é formado no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP, com pós graduação em roteiro para cinema e tv na FAAP e mestre no programa de comunicação e semiótica na linha de processo de criação na comunicação e cultura da PUC-SP. Realizou a dissertação de mestrado discutindo os processos de montagem da série transmídia The Walking Dead. Atualmente é doutorando do mesmo programa de comunicação e semiótica da PUC, com pesquisa voltada para as séries audiovisuais brasileiras.

Ficha do Trabalho

Título

    Montagem transmidiática: uma reflexão sobre a série The Walking Dead

Formato

    Presencial

Resumo

    Com o propósito de refletir sobre a produção audiovisual, o presente trabalho analisa as estratégias narrativas de um objeto transmídia sob o ponto de vista da montagem. Como hipótese, a pesquisa parte da possibilidade de que combinações de imagens e sons de diferentes plataformas podem construir novos significados. O objeto transmídia será a série The Walking Dead (2010), de F. Darabont e R. Kirkman.

Resumo expandido

    Com o propósito de refletir sobre a produção audiovisual contemporânea,esta apresentação irá analisar as estratégias narrativas de um objeto transmídia sob o ponto de vista da montagem. Como hipótese, a pesquisa parte da possibilidade de que combinações de imagens e sons de diferentes plataformas podem construir novos significados para o espectador. O objeto transmídia em questão será a série The Walking Dead (2010), de Frank Darabont e Robert Kirkman. A série zumbi possui um universo narrativo complexo que está distribuído na televisão, em episódios na web, nos quadrinhos, em jogos de videogame e em filmes. Para que os espectadores das diferentes plataformas entendam que as histórias fazem parte do mesmo universo ficcional, uma série de elementos imagéticos e sonoros é espalhada pelos diferentes capítulos de The Walking Dead, os quais mostram o movimento do universo ficcional ao mesmo tempo que mantêm os recursos identitários da série. O modo pelo qual as narrativas das diferentes telas se unem, segue os princípios da montagem. A pesquisa procura identificar como a montagem pode manter a continuidade, conceito fundamental na linguagem cinematográfica, nos conteúdos de The Walking Dead dispersos nas diferentes plataformas e que novos sentidos podem surgir quando imagens e sons do conteúdo transmídia de The Walking Dead são justapostos. Como referência para análise, recorremos às concepções da linha de pesquisa “Processos de criação na Comunicação e Cultura” liderada pela professora Cecilia Almeida Salles. A montagem e o montador são destacados como elementos fundamentais para a elaboração do universo ficcional e da estética da série zumbi e, portanto, vistos como parte da complexa rede de criação do sistema transmídia de The Walking Dead. Assim, a apresentação irá trazer para debate trechos da entrevista do montador Todd Desrosier feitas para a dissertação de mestrado. Desrosier trabalhou tanto na série original The Walking Dead como na série derivada Fear the Walking Dead. Na entrevista o montador conta do processo de criação das duas séries, e descreve momentos em que a edição procurou manter a coesão entre as narrativas e outros em que a série derivada Fear The Walking Dear foi montada de forma a se distinguir dos quadrinhos e da série original. Por fim, a apresentação irá propor um debate sobre uma atualização das teorias de montagem com a inclusão do transmedia storytelling como propulsor para novas relações audiovisuais. Hoje não temos apenas The Walking Dead como exemplo, mas outras séries transmídias que dispersas em diferentes plataformas usam as ferramentas de montagem para melhor se propagar. Tomar consciência dessas ferramentas é pode potencializar as narrativas audiovisuais contemporâneas.

Bibliografia

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