Ficha do Proponente
Proponente
- Mariana Ribeiro da Silva Tavares (UFMG)
Minicurrículo
- Professora temporária na UFMG, pesquisadora e documentarista. Autora do livro “Helena Solberg, do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo” (É Tudo Verdade, 2014) e organizadora do livro “Pesquisas em Animação e Poéticas Tecnológicas” (Ramalhete, 2019).
Autora de capítulos em livros como “Helena Solberg: militância feminista e política nas Américas” em HOLANDA, Karla; TEDESCO, Marina (orgs) Feminino e Plural (Papirus, 2017). Doutorado (2011) em Artes/Cinema pelo PPG-Artes/ EBA/ UFMG.
Ficha do Trabalho
Título
- FILMES LATINO-AMERICANOS DE HELENA SOLBERG: CAMINHOS PARA A PESQUISA
Seminário
- Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas
Formato
- Presencial
Resumo
- Este trabalho pretende apontar caminhos para a pesquisa sobre os documentários realizados pela cineasta brasileira Helena Solberg em países latino-americanos como Chile, México e Bolívia entre as décadas de 1980 e 1990 e que permanecem ainda pouco interpelados pela pesquisa acadêmica no país. São sete documentários que abordam os povos ameríndios, populações afrodescendentes entre outros aspectos decoloniais, culturais e geo-políticos e constituem fonte significativa para a pesquisa científica.
Resumo expandido
- Este trabalho pretende apontar perspectivas para a pesquisa científica sobre a fase documental da diretora brasileira Helena Solberg realizada em países latino-americanos, entre as décadas de 1980 e 1990, ainda pouco abordada pela pesquisa no Brasil. As primeiras teses e publicações que investigaram a obra (TAVARES, 2011 e 2014) ou filmes (VEIGA, 2013) da cineasta impulsionaram investigações, retrospectivas e mostras subsequentes empreendidas por pesquisadores de diversas instituições de ensino e versaram sobretudo, sobre a fase inicial da diretora que compreende os curtas-metragens “A Entrevista” (1966) e “Meio-Dia” (1971) e sobre o período feminista – Trilogia da Mulher – analisados em vários artigos que contribuíram para a visibilidade e o posicionamento desses filmes na história do cinema brasileiro e para os estudos sobre cinema e feminismo.
No entanto, a fase latino-americana que compreende sete documentários realizados em países como Chile, México, Bolívia e Brasil abordando povos ameríndios, populações afrodescendentes entre outros aspectos políticos, culturais e geográficos, permanece ainda pouco abordada pela pesquisa no país.
O filme que inaugura o período latino-americano, “From the Ashes…Nicarágua Today” (Nicarágua Hoje, 1982) investiga a Revolução Sandinista na Nicarágua. O documentário foi discutido por Nina Tedesco em estudo comparativo com “O pequeno exército louco” (1984) de Lúcia Murat que aborda o mesmo tema.
O filme posterior, “The Brazilian Connection” (A Conexão Brasileira, 1982-83) foi analisado por Alcilene Cavalcante num artigo que parte do filme para evidenciar o caráter inconcluso da transição da ditadura para a democracia brasileira, no início da década de 1980, em abordagem com perspectiva histórica.
No entanto, os filmes posteriores “Chile, by Reason or by Force” (Chile, pela razão ou pela força, 1983) que trata do 10º aniversário da ditadura do General Augusto Pinochet no Chile; “Portrait of a Terrorist” (Retrato de um Terrorista, 1985) que investiga ataques terroristas à instituições norte-americanas no mundo; “Home of the Brave” (Berço dos Bravos, 1986) que reúne povos ameríndios na discussão sobre a terra; “The Forbidden Land” (A terra proibida, 1990), sobre a Teologia da libertação empreendida pela ala progressista da igreja católica no Brasil e “Brazil in living colour” (Brasil em cores vivas, 1997) que destaca populações afrodescendentes no país permanecem praticamente inexplorados .
São filmes realizados com apoio do sistema público de televisão estadunidense PBS – Public System Television – ; do Channel 4 Television britânico; do National Film Board do Canadá dentre outros órgãos internacionais e constituem fonte significativa para a pesquisa sobre o audiovisual latino-americano em sua relação com aspectos étnicos, decoloniais, históricos, geo-políticos, sociais e culturais.
Pretendemos com este trabalho apontar caminhos para a pesquisa sobre esses documentários na expectativa de despertar futuras investigações que possam adensar as análises sobre esses filmes, contribuindo para seu reconhecimento, visibilidade e preservação.
Bibliografia
- CAVALCANTE, Alcilene. A transição democrática brasileira em imagens: O filme The Brazilian Connection de Helena Solberg (1982).
Fenix. Revista de História e Estudos Culturais.2020. Vol 17, nº 2. Disponível: www.revsitafenis.pro.br. Acesso em: 18.04. 2023.
PARANAGUÁ, Paulo. A. Tradición y modernidad en el cine de América Latina. Madrid: FCE, 2003.
TAVARES, Mariana. Helena Solberg: Trajetória de uma documentarista brasileira. (Tese de doutorado). PPG-Artes/ EBA – UFMG. BH, 2011.
___________________. Helena Solberg, do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo. SP: Imprensa Oficial de SP, 2014.
TEDESCO, Marina. “Cineastas brasileiras que filmaram a revolução: Helena Solberg e Lúcia Murat.” LUSVARGHI, Luiza; VIEIRA, CAMILA. Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018. SP: Estação Liberdade, 2019.
VEIGA, Ana Maria. Cineastas brasileiras em tempo de ditadura: cruzamentos, fugas, especificidades. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, 2013.