Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Eduardo Teixeira da Silva (UFRGS)

Minicurrículo

    Eduardo Teixeira é Mestrando em Comunicação Social na UFRGS, é Especialista em
    Televisão e Convergência Digital (UNISINOS/ 2016) e possui graduação em Comunicação
    Social – Realização Audiovisual (UNISINOS/ 2013). Tem experiência na área de cinema,
    televisão, publicidade e teatro. Eduardo Teixeira também é professor e coordenador de
    diversos cursos de audiovisual, sobretudo com foco em crianças com seu primeiro contato
    com esta arte.

Ficha do Trabalho

Título

    O cinema de Walter Carvalho na fotografia de Pantanal (2022)

Seminário

    Estética e plasticidade da direção de fotografia

Formato

    Presencial

Resumo

    O principal objetivo desta pesquisa é identificar elementos da linguagem cinematográfica,
    sobretudo da fotografia, que são impressos nas imagens da telenovela Pantanal (2022) e
    evidenciar rastros nessas imagens que remetem ao trabalho do cineasta Walter Carvalho, um
    dos mais importantes fotógrafos do cinema brasileiro e um dos diretores da telenovela
    Pantanal.

Resumo expandido

    Historicamente, a televisão sempre foi considerada o “primo pobre” do cinema. Quando se trata da teledramaturgia brasileira, podemos observar que a sua convergência com o cinema nacional não se deu de forma imediata. Até a década de 1990 havia uma distinção muito clara sobre o que era linguagem cinematográfica e o que era televisiva. Atualmente, existe uma convergência maior entre as mídias onde as linguagens, muitas vezes, se confundem (BONA, 2014).

    Diferentemente do que aconteceu na TV dos Estados Unidos, por exemplo, que mirou em Hollywood em busca de infraestrutura de imagem, som e recursos humanos, o Brasil teve como foco o rádio e o teatro. Com o grande estúdio de filmes Vera Cruz fechando as suas portas em 1954 e com as telas do cinema brasileiro repletas de chanchadas, a televisão buscou nos palcos os criativos para compor a sua dramaturgia e seu roll de artistas (RIBEIRO; ROXO; SACRAMENTO, 2010, p. 40).

    Com o intuito de ousar nos aspectos visuais e dramatúrgicos das suas telenovelas, a TV Globo, a maior produtora de telenovelas do Brasil, vem promovendo mudanças graduais na sua equipe de autores e tem investido em novos talentos para “oxigenar” um dos produtos audiovisuais mais rentáveis da emissora.

    Entre os novos profissionais da Globo está o diretor de fotografia Walter Carvalho. Oriundo do cinema brasileiro, Walter Carvalho é um dos mais importantes cineastas da história do cinema nacional. Em sua filmografia estão filmes como: Febre do Rato (2011); Baixio das Bestas (2006); Amarelo Manga (2003) e Central do Brasil (1998).

    Exibida pela TV Globo de março a outubro de 2022, Pantanal, de Bruno Luperi, é um remake da telenovela homônima de 1990 exibida pela extinta TV Manchete. Com direção de Davi Lacerda, Noa Bressani, Roberta Richard, Cristiano Marques e Walter Carvalho, ela é exibida no horário das 21 horas e, desde a sua estreia, tem atingido altos índices de audiência e recebido avaliações positivas da crítica.

    Partindo da hipótese de que o trabalho como diretor realizado por Walter Carvalho é um ponto de destaque para o sucesso de Pantanal, sobretudo ao que se refere à fotografia do produto, a pesquisa proposta busca identificar elementos da linguagem cinematográfica, sobretudo da fotografia, que são impressos nas imagens da telenovela Pantanal e evidenciar
    rastros nessas imagens que remetem ao trabalho do cineasta Walter Carvalho.

    Vamos utilizar a abordagem da Teoria de Cineastas para atingir nossos objetivos de pesquisa. “O principal objetivo da abordagem Teoria de Cineastas é aproximar o exercício teórico sobre o cinema do pensamento de realizadores cuja produção (fílmica, textual etc.) contribui para a compreensão de suas próprias obras e/ou do cinema como um todo” (BAGGIO; CARVALHO; LEITES, 2020, p.1).

    Será realizada uma análise fílmica de cenas selecionadas da telenovela com o olhar voltado principalmente para a fotografia. Posteriormente essas imagens serão confrontadas com imagens fotografadas por Walter Carvalho no cinema. Ainda em consonância com a abordagem da Teoria de Cineastas, vamos analisar entrevistas dadas pelo diretor, assim como, demais materiais de bastidores de produção e criação que possam vir a contribuir para os objetivos desta pesquisa.

    Observação:
    Este trabalho está sendo desenvolvido por este pesquisador no PPG Comunicação da UFRGS sob a orientação do Dr. Bruno Pinto Leites e tem como objetivo final tornar-se uma dissertação de mestrado. O que será apresentado no XXVI ENCONTRO SOCINE é o material desenvolvido até a data do evento com as primeiras análises de imagens já realizadas.

Bibliografia

    BAGGIO, Eduardo; CARVALHO, Marcelo; LEITES, Bruno. DOSSIÊ TEORIA DE
    CINEASTAS. Porto Alegre: Revista Intexto, 2020).
    Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/98593/55060
    Acesso em 17 de abril de 2023.

    BONA, Rafael José. INTERFACES DA COMUNICAÇÃO: Influências do cinema na
    telenovela Avenida Brasil. Maio de 2014.
    Disponível em: http://201.48.93.203/index.php/mediacao/article/view/2182
    Acesso em 1° de setembro de 2022.

    RIBEIRO, Ana Paula Goulart; ROXO, Marco; SACRAMENTO, Igor. HISTÓRIA DA
    TELEVISÃO NO BRASIL: do início aos dias de hoje. São Paulo: Editora Contexto, 2010.