Ficha do Proponente
Proponente
- Victor Finkler Lachowski (UFPR)
Minicurrículo
- Mestrando em Comunicação (PPGCOM-UFPR), vinculado à linha de pesquisa Comunicação e Formações Socioculturais; Membro do NEFICS – Núcleo de Estudos em Ficções Seriadas; Bolsista CAPES-DS; Bacharel em Publicidade & Propaganda (UFPR); Redator publicitário, roteirista e escritor. E-mail: victorlachowski@hotmail.com
Ficha do Trabalho
Título
- AS ESTRELAS DA FICÇÃO CIENTÍFICA REVELADAS PELO MÉTODO DAS CONSTELAÇÕE
Formato
- Presencial
Resumo
- Esta pesquisa tem como objetivo estudar o cinema de ficção científica pelo Método das Constelações de Walter Benjamin e Theodor Adorno, para relevar as ideias, estrutura e origem de um conjunto de obras. Utiliza como aporte teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e autores que utilizaram e se debruçaram sobre o materialismo histórico-dialético e/ou sobre o sci-fi. Tem como objetos os filmes Videodrome (CRONENBERG, 1982), They Live (CARPENTER; 1988) e Bacurau (FILHO; DORNELLES, 2019).
Resumo expandido
- A ficção científica encontra na realidade uma importância empírica, como explica Suvin (1979), pois essa tem consigo potencialidades históricas a serem exploradas, tematizadas e, de certa maneira, representadas. Adam Roberts (2000) vai classificar o sci-fi como uma categoria artística de ideias na qual as questões debatidas pela sociedade são abordadas. Elsa Margarida Rodrigues (2013) argumenta que o sci-fi se torna uma forma alternativa de se representar a experiência existencial vivida pela sociedade em suas contradições entre ideais e materialidade são expostos, devido a sua capacidade dialética, gera sínteses e negações para ser assim a expressão cultural do capitalismo tardio. Dessa maneira, o gênero serve ao propósito da Teoria Crítica, uma vez que Horkheimer (1990) a enuncia como método para apontar as contradições entre o idealismo liberal e as observações empíricas na práxis reacionária do capitalismo, como a troca justa e economia livre sendo conceitos dominantes que, na prática, resultam em injustiça social e monopólios.
A metodologia utilizada nesta pesquisa é o Método das Constelações, uma abordagem materialista-histórica dialética, desenvolvida por Walter Benjamin e posteriormente adaptada por Theodor Adorno (BUCK-MORSS, 1977). Esse procedimento metodológico possui a função de investigar a distinção e categorização de uma obra ou conjunto de obras artísticas. Rouanet (in BENJAMIN, 1984, p. 44-47) mostra que esse método busca a relação dialética entre ideias e fenômenos, mostrando como os fenômenos se agrupam ao redor dos aspectos extremos das ideias, e qual a estrutura intemporal dessas ideias, estrutura essa encontrada na sua origem, ou seja, no local de nascença daquela ideia. Através da descrição dos fenômenos, com uma análise de sua estrutura, é encontrada sua origem.
A ferramenta de análise dos filmes é o da imagens-dialéticas, que, segundo Susan Buck-Morss (1977), permite a comparação de duas imagens através de uma justaposição. Ou seja, ao comparar duas imagens, permite-se um sistema de compreensão dialético de tese, antítese e síntese, na qual a negação, conservação e superação/suspensão (Aufhebung) resultante da comparação explicite as ideias daqueles fenômenos através dos elementos das obras em seus aspectos-extremos por meio da montagem, estrutura e planos das obras.
As ideias e seus aspectos-extremos observados são: a Luta de Classes, na polarização classe dominante e classe dominada, exploradora e explorada (HORKHEIMER, 1990); a Dominação Tecnológica, que corresponde a noção de como os meios de comunicação, gadgets e demais tipos de tecnologias serão usados pelas classes conflitantes nas narrativas fílmicas (ADORNO; HORKHEIMER, 2002); e a de Indústria Cultural, na qual as extremidades alienação e consciência de classe serão definidoras para investigarmos o papel dos meios de comunicação enquanto instrumentos de conservação da ordem social e as possibilidades de uso desses como formas de rebelião e emancipação do explorados (ADORNO; HORKHEIMER, 2014).
Com as ideias definidas, a estrutura dos filmes revelada corresponde a lógica de Conspiração, na qual a configuração dialética de extremidades apresenta a Invasão e Resistência como as classificações apropriadas por estarem ancoradas na mesma lógica de dominador/dominado na qual se baseiam as ideias.
A Origem dessas ideias remete a razão de devir da ficção científica é então historicamente explicada pela Revolução Industrial Burguesa, quando a consolidação da burguesia, de seus valores, e do capitalismo ocorrem por novos modelos e relações de produção, que produzem novas divisões da sociedade e novas formas de organização social (SUVIN, 1979), e como o desenvolvimento do capitalismo dialoga com os contextos de produção dos objetos, como a ascensão do neoliberalismo do governo Reagan no EUA (Videodrome – 1982 e They Live – 1988), bem como o governo conservador e neoliberal de Jair Messias Bolsonaro no Brasil (Bacurau – 2019).
Bibliografia
- ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. O iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria Cultural e Sociedade. 5ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 2002, p. 5-44.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
BUCK-MORSS, S. The Origin Of Negative Dialectics: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, And The Frankfurt Institute. 1ª ed. New York, NY: The Free Press, 1977.
HORKHEIMER, M. Teoria Crítica: uma documentação – Tomo 1. 1ª ed. São Paulo: Editora da USP, 1990.
ROBERTS, A. Science Fiction. 1ª ed. New York-NY: Routledge, 2000.
RODRIGUES, E. M. Ecos do mundo zero: guia de interpretação de futuros, aliens e ciborgues. 1ª ed. Coimbra-POR: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
ROUANET, S. P. Apresentação. In: BENJAMIN, W. Origem do Drama Barroco Alemão. ed. 1. São Paulo: Brasiliense, p. 11-47, 1984.
SUVIN, D. Metamorphoses of Science Fiction: on the Poetics and History of a Literary Genre. New Haven: Yale University Press