Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Lucas Ravazzano de Mattos Batista (UNIFTC)

Minicurrículo

    Graduado em Relações Públicas e Marketing pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela FACOM/UFBA. Docente dos cursos de comunicação da UNIFTC Salvador e pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da UFBA.

Ficha do Trabalho

Título

    Família desconhecida: Narrativa policial e incerteza na minissérie Em

Formato

    Presencial

Resumo

    O presente trabalho analisa minissérie Em Defesa de Jacob (2020) e o modo como apresenta uma trama que vai na contramão de elementos típicos das narrativas policiais. O trabalho parte de conceituações que definem as narrativas policiais como um gênero calcado na exaltação da racionalidade. Em seguida a pesquisa irá analisar a construção narrativa da minissérie focando no desenlace do mistério principal de modo a demonstrar como a série deixa os personagens mergulhados tormento da incerteza.

Resumo expandido

    O presente trabalho visa analisar a minissérie Em Defesa de Jacob (2020) e o modo como apresenta uma trama que dialoga com as tradições comuns da narrativa policial para ir à contramão desses elementos. A análise primeiramente irá recorrer a teóricos como Neale (2000), Altman (2000) e Grant (2007) para pensar como gêneros narrativos não como meras estruturas textuais, mas como construções culturais, influenciando e sendo influenciados por contextos sociais e culturais nos quais se inserem. Mais que isso, esses autores ajudam a pensar como gêneros narrativos funcionam como “rituais de confirmação” reafirmando certas ideias e valores socialmente compartilhados. O passo seguinte é compreender o funcionamento da narrativa policial enquanto gênero narrativo e para tal fim serão utilizados os trabalhos de Albuquerque (1979), James (2012), Delameter e Prigozy (1997) e Todorov. O elemento comum que esses pesquisadores encontram na narrativa policial é como esses produtos estruturam suas narrativas ao redor da investigação de crimes que inicialmente parecem insolúveis, mas são eventualmente decifrados pela inteligência e conhecimento do protagonista. Desta maneira, o consumo desse tipo de produto funcionaria para endossar ou reforçar a capacidade do pensamento racional em explicar à humanidade qualquer mistério, deixando o espectador com o conforto e segurança de que é possível resolver qualquer coisa. A pesquisa então irá partir para analisar a construção narrativa da minissérie Em Defesa de Jacob de modo a demonstrar como sua trama, através da construção do mistério principal, consistentemente recorre a ambiguidades e momentos que são deixados em aberto para a interpretação do espectador de modo a não oferecer uma resposta definitiva para o crime que serve como fio condutor da trama. A narrativa da série é centrada no promotor de justiça Andy, que deixa seu cargo para se tornar advogado de defesa do filho adolescente depois que ele é acusado de matar um colega de escola e desovar o cadáver em uma mata. O crime deixa em polvorosa a pequena cidade em que os personagens vivem e Andy decide investigar por conta própria o crime na intenção de provar a inocência do filho. Na análise a pesquisa irá recorrer a noções de Montes (2014) sobre o conceito de enigma, no qual uma construção narrativa enigmática não seria pensada para apresentar a solução de um problema de maneira linear, mas para oferecer elementos que sempre deixam uma parte de si oculta, permitindo múltiplas interpretações sem ser possível extrair uma solução definitiva. A análise da minissérie irá também se apoiar na pesquisa de Ravazzano (2018) que observa uma tendência recorrente nas narrativas policiais estadunidenses nos últimos anos de construírem narrativas propositalmente indeterminadas, indo de encontro às construções de sentido comumente encontradas em narrativas policiais a respeito da onipotência da racionalidade para oferecer produtos que ponderam sobre a impossibilidade de obter respostas e o desconforto causado por esse sentimento de indeterminação.

Bibliografia

    ALBUQUERQUE, Paulo de Medeiros e. O mundo emocionante do romance policial.
    Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

    ALTMAN, Rick. Los géneros cinematográficos. Barcelona: Paidós, 2000.

    DELAMETER, Jerome H.; PRIGOZY, Ruth (Org.). Theory and practice of classic
    detective fiction. New York: Greenwood Press, 1997. p. 5-16.

    GRANT, Barry Keith. Film genres: from iconography to ideology. Londres: Wallflower
    Press, 2007.

    JAMES, P. D. Segredos do romance policial: historias das histórias de detetive. São
    Paulo: Três Estrelas, 2012.

    MONTES, Raphael. Eu e o delegado Espinosa: uma investigação afetiva. São Paulo:
    Companhia das Letras. 2014 Disponível em: http://bit.ly/3oa4sRL

    NEALE, Steve. Genre and Hollywood. Londres: Routledge, 2000.

    RAVAZZANO, Lucas. Enigmático, meu caro watson: poéticas do indeterminado nas narrativas policiais hollywoodianas contemporâneas. 272 f. 2018. Tese (Doutorado) – FACOM/UFBA, Salvador, 2018.

    TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva 2016