Ficha do Proponente
Proponente
- Bernardo Demaria Ignácio Brum (UERJ)
Minicurrículo
- Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca Mestre e Doutorando em Jornalismo pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Formado em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Publicou o romance O Exército das Sombras (2017), artigo na Revista Universitária do Audiovisual, apresentou trabalhos na Intercom 2021, no Seminário Fluminense de Sociologia da UFF e no Simpósio Discente do PPGCP-UFF e organiza o Simpósio Discente TETECUL na UERJ.
Ficha do Trabalho
Título
- Crime em quadro: O documentário true crime e sua chegada ao Brasil
Formato
- Presencial
Resumo
- O artigo aborda a consolidação do gênero true crime no Brasil com a série O Caso Evandro (2021), investigando o interesse crescente pelo gênero do Brasil na forma de produções investigativas. Traça-se um retrospecto das narrativas inspiradas por crimes reais de Edgar Allan Poe, livros de não ficção, podcasts e séries de streaming. Discute-se a ética sobre o uso de estratégias narratológicas de ficção e a relação do gênero com os campos do jornalismo, justiça e entretenimento.
Resumo expandido
- O trabalho discute a versão audiovisual do documentário true crime e sua popularização no Brasil com a série O Caso Evandro (2021), adaptação do podcast de Ivan Mizanzuk em 2018. O gênero explode no formato sonoro com Serial (2014) e, no audiovisual, atinge prestígio com a minissérie OJ: Made in America (2016), premiada com o Oscar de Melhor Documentário em 2017. Para entender como o gênero se tornou uma nova forma de consumo ao longo da última década, a pesquisa trará consigo uma pesquisa da literatura de crime focada em reconstruir eventos reais. Para Winans (2011), o que entendemos hoje como true crime teria origens na literatura, a partir do conto, de Edgar Allan Poe, O mistério de Marie Rogêt (1842), inspirado pelo assassinato da jovem Mary Rogers (1820-1841).
Ao longo do séc. XX, fatos reais reconstruídos através da literatura popularizam-se através do que é chamado de “romance de não ficção”, como Operação Massacre (1957), do argentino Rodolfo Walsh, e À Sangue Frio (1965), do americano Truman Capote. No Brasil, esse movimento é conhecido como romance-reportagem, popularizado por José Louzeiro com obras como Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia (1975). No cinema, podemos indicar A Tênue Linha da Morte (1988), de Errol Morris como um dos primeiros documentários a empregar técnicas cinematográficas para demonstrar, como diz Kaymaz (2012, p. 74), que é possível “quebrar a realidade com a edição” e tentar reparar uma injustiça do sistema criminal.
A principal problematização deste trabalho é pensar se o true crime pode ser considerado uma nova modalidade de documentário. O problema parte da dificuldade de categorizar um gênero que Boling (2019, p. 164) afirma ainda não ter “fórmula”, com diferentes técnicas tanto do documentário quanto da ficção podendo ser empregadas. O trabalho conceitua os elementos constituintes do gênero, promovendo um diálogo entre os principais pesquisadores do nicho, pesquisando suas raízes históricas, contextos sociais e obras literárias, sonoras e audiovisuais que fomentaram o interesse, de maneira panorâmica, em âmbito internacional e brasileiro. Por último, o trabalho pretende discutir a ética implicada em reconstituir histórias da vida real utilizando estratégias ficcionais, bem como a função social cumprida por eles, se atuam como ferramenta de denúncia ou se seriam apenas entretenimento.
O trabalho irá explorar o objeto através da análise qualitativa de pesquisa bibliográfica, partindo dos principais conceitos de Nichols (2005) sobre os elementos constituintes do cinema documentário, discutindo a partir da concepção de Bakhtin (2003) sobre a formação de gêneros discursivos e de Boling (2018) sobre as características particulares do gênero true crime. O método de traçar a relação entre o cinema documental e as narrativas reconstituintes de crimes pretende esclarecer de maneira conceitual a importância de avaliar a rápida popularidade que esse nicho de documentários angariou ao longo da década de 2010.
Assim sendo, essa pesquisa pretende contribuir qualitativamente para estudos sobre a percepção contemporânea do true crime dentro do gênero documental observando sua relação com as narrativas de suspense, romances de não ficção e romances-reportagem, e como encontra um nicho próprio para o consumidor moderno. Espera-se, então, que a pesquisa possa ajudar a compreender o sucesso do gênero no mundo e no Brasil, bem como entender o impacto social desse tipo de produção na sociedade.
Bibliografia
- NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005. 270 p.
KAYMAZ, Özlem Tugce. The Thin Blue Line: How can we destroy actuality with editing?. CINEJ Cinema Journal, Pittsburgh, v. 1, ed. 2, 2012.
WINANS, Sarah Ashley. Edgar Allan Poe and True Crime: Origins of Two Character Types in Crime Fiction. Culture in Focus, Georgia, v. 2, ed. 1, p. 36-46, 2019.
BROWDER, Laura. True Crime. In: NICKERSON , Catherine Ross (ed.). The Cambridge Companion to American Crime Fiction: Cambridge Companions to Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. cap. II.
SELTZER, Mark. True Crime: Observations on Violence and Modernity. Nova Iorque: Routledge, 2007.
BOLING, Kelli S. True crime podcasting: Journalism, justice or entertainment?. Radio Journal: International Studies in Broadcast & Audio Media, Carolina do Sul, v. 17, ed. 2, p. 161-178, 2019.