Ficha do Proponente
Proponente
- Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva (UFF)
Minicurrículo
- Tunico Amancio é professor titular aposentado na UFF, doutor em Cinema pela USP. Publicou O Brasil dos gringos e Artes e manhas da EMBRAFILME em 2000 e as coletâneas Brasil-México: aproximações cinematográficas (2011) e Argentina-Brasil no cinema (2014), assim como artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Atualmente é membro do PPGCINE/UFF. Foi vice Presidente da SOCINE entre 2013/2015
Ficha do Trabalho
Título
- A terra é redonda – Erasmus Mundus e as fronteiras do conhecimento
Formato
- Presencial
Resumo
- Três egressos de universidades brasileiras participam do Programa ERASMUS MUNDUS, de mobilidade acadêmica internacional. Sua experiência, vivida em três diferentes países, dá conta do amplo interesse pelo universo audiovisual e por diferentes perspectivas e modos de operação acadêmicas em sua formação. O trabalho pretende estudar e relacionar os documentos gerados por essas três trajetórias.
Resumo expandido
- Uma experiência de intercâmbio de saberes vivida por três estudantes do Brasil em países europeus é a base para se pensar alguns dos caminhos do Programa Erasmus Mundus. Criado em 2004, ele pretende permitir a mobilidade acadêmica internacional de estudantes do ensino superior. Financiado pela Comissão Europeia e organizado pela Agência Europeia de Educação e Cultura (EACEA), o Programa , na ótica de um de seus apoiadores, procura aumentar o emprego entre os jovens, fomentar a formação em novas competências, encorajar os jovens a participar na vida da União Europeia, apoiar a inovação e a cooperação entre países, reduzir o abandono escolar e fomentar a mobilidade no estrangeiro. Uma ampla agenda que vai ser verificada nos relatos desses três participantes.
Eles são um egresso de cinema da UFF, uma formada em jornalismo pela ESPM- SP e uma terceira aluna saída da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR).
A título indicativo, lembramos que a pesquisa do mestrado envolveu três trabalhos: um curta metragem, realizado de forma coletiva, o desenvolvimento de um projeto de longa-metragem e uma dissertação na área específica do estudante.
Através de seus relatórios de atividades e outros documentos gerados, vamos comparar sua atuação nas aulas, visando discutir os currículos e os indicativos para sua produção cinematográfica. O trabalho pretende colocar em perspectiva as metodologias de aprendizado utilizadas pelas universidades europeias.
Bibliografia
- https://irihs.ihs.ac.at/id/eprint/5578/1/ihs-report-2020-terzieva-unger-erasmus-mundus-joint-master-graduate-impact-survey.pdf
https://trepo.tuni.fi/bitstream/handle/10024/94384/gradu01707.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Relatórios dos três estudantes