Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Rodrigo Cazes Costa (UFF)

Minicurrículo

    Graduado em Direito pela UFRJ, em Cinema pela Estácio de Sá, Mestre e Doutor em Estudos de Literatura pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Curso de Produção Cultural da UFF em Rio das Ostras. Desenvolve pesquisa sobre gêneros narrativos no audiovisual brasileiro contemporâneo, em especial nos streamings de vídeo (VoDs). Coordenador do projeto de extensão Cineclube Cinema Brasileiro de Gênero.

Ficha do Trabalho

Título

    Estratégias genéricas em VoDs brasileiros não-segmentados.

Formato

    Presencial

Resumo

    Os sites de VoD (vídeo por demanda) são uma recente e muito importante janela de exibição de produtos audiovisuais. Neste trabalho examino estratégias genéricas de quatro dos principais VoDs não-segmentados existentes no Brasil: Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e HBO Max. Os VoDs estudados parecem buscar formas de se comunicar melhor com seus públicos por meio dessas estratégias, que incluem a produção de ficções seriadas brasileiras e a criação de novas etiquetas genéricas.

Resumo expandido

    Os streamings de vídeo ou VoDs (vídeo por demanda) emm pouco mais de dez anos de existência já se transformaram num importante meio de exibição de produtos audiovisuais no Brasil. No país há 59 diferentes plataformas de VoD (ANCINE, 2022). Neste trabalho examino estratégias genéricas de quatro dos principais VoDs existentes no Brasil que são não-segmentados, ou seja, buscam atingir todos os tipos de público: Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Globoplay. O número de assinantes para cada uma dessas plataformas não pode ser precisado com exatidão já que os VoDs são carentes de regulação por parte do poder público. Esses VoDs, tanto por meio da produção de ficções seriadas nacionais quanto pela criação de novas etiquetas genéricas, buscam uma comunicação mais eficaz com seus públicos. Neste trabalho os gêneros narrativos no audiovisual são examinados, portanto, como um fenômeno existente para além do mero texto fílmico.
    Sintonia é uma ficção seriada brasileira exibida pelo Netflix. A narrativa da série aborda a trajetória de três amigos da periferia de São Paulo, Nando, Doni e Rita. A trajetória de cada um deles durante a narrativa é marcada pela exploração de um gênero: Nando (criminal), Doni (musical), Rita (drama) o que permite buscar um público mais amplo que se estivesse ancorada em apenas um gênero. Os episódios possuem, em média, quarenta minutos de duração e já foram exibidas três temporadas, cada uma com seis episódios. No Netflix está classificado como: brasileiro, séries policiais, música.
    Manhãs de setembro é uma ficção seriada estrelada pela cantora Liniker e exibida pelo Amazon Prime Video. Narra a história de Cassandra (Liniker) uma mulher trans que trabalha como motogirl e, à noite, canta em boates paulistanas tendo como referência estética a sua ídola, a cantora Vanusa. Quando uma antiga namorada reaparece com o filho que teve com Cassandra está instalado o conflito dramático que motiva as duas temporadas exibidas até agora, com onze episódios no total, cada um com duração média de 30 minutos. No Amazon Prime está classificada como drama.
    Vale dos esquecidos é uma ficção seriada brasileira exibida pelo HBO Max. Um grupo de amigos se vê perdido numa mata quando fazia uma trilha e se confrontam com personagens ameaçadores. A série teve até agora uma temporada, com dez episódios, cada um com 60 minutos em média de duração. No HBO Max está classificada como terror e suspense.
    As five é uma ficção seriada brasileira exibida pela Globoplay, um spin-off da série de televisão aberta Malhação. Um grupo de amigas saindo da adolescência e entrando na vida adulta compartilham as suas experiências amorosas e profissionais. A série teve até agora duas temporadas com dezoito episódios no total, cada um com uma duração média de 35 minutos. Na Globoplay está classificada como drama.
    A hipótese deste trabalho é que os principais VoDs do mercado brasileiro que visam público não-segmentado tanto buscam produzir narrativas audiovisuais seriadas brasileiras que abrangem uma variedade de gêneros narrativos (drama, policial, musical, comédia, etc.) quanto criam etiquetas genéricas (séries sobre amizade, sessão nostalgia, brasileiro, favoritos da crítica, etc. ) para melhor comunicar esses produtos audiovisuais aos seus públicos. A confirmação dessa hipótese ilustrará o fato de que os gêneros narrativos no audiovisual são construções histórico-sociais (ALTMAN, 1999) e não categorias imutáveis, a-históricas.
    O referencial teórico a ser utilizado será o da teoria dos gêneros narrativos de ALTMAN (1999) e como metodologia a análise das séries e das ferramentas de classificação genérica presentes nos VoDs, além de revisão bibliográfica.

Bibliografia

    ALTMAN, Rick. Film/Genre. Londres: BFI, 1999.
    LIMA, Cecília Almeida; MOREIRA, Diego Gouveia; CALAZANS, Janaína Costa. Netflix e a manutenção de gêneros televisivos fora do fluxo. In: Matrizes, v.9 no 2, jul-dez-2015, São Paulo: USP.
    PEREIRA, Recio Maria Esther. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. Brasília: UNB, 2021.
    SILVA, Marcel Vieira Barreto. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. In: Galáxia n.27, 2014. São Paulo: PUC-SP.
    STAIGER, Janet. Hybrid or Inbred: The Purity Hypothesis and Hollywood Genre History.In: GRANT, Barry Keith (org.). Film genre reader III. Austin, University of Texas Press, 2003.
    VANOYE Francis, GOLIOT-LÉTÉ Anne. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
    Panorama do mercado de vídeo por demanda no Brasil, Rio de Janeiro, ANCINE, 2022.