Trabalhos aprovados 2023

“Não é Velázquez”: cinema, pintura e história

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Luiz Carlos Oliveira Junior

“Para ser cine, es muy otro”: o primeiro festival de cinema zapatista

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Juliana Esquenazi Muniz

“Sob as pedras do chão”, de Olga Futemma: análise de um primeiro filme

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Hanna Henck Dias Esperança

15 anos de telenovelas em HD na Rede Globo: historização e reflexões

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Marina Cavalcanti Tedesco

A “cine-reciclagem” na obra de Agnès Varda

Painel – Presencial
Proponente: Carolina Ribeiro Rodrigues

A biblioteca audiovisual compartilhada de Nanni Moretti

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Juliana Rodrigues Pereira

A cena da escrita e a escrita da cena

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Lúcia Ramos Monteiro

A centralidade da cultura e a produção audiovisual periférica

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Wilq Vicente

A Cibercinefilia e o fim da Revista SET

Painel – Presencial
Proponente: Tiago Coutinho de Oliveira

A commodificação dos afetos: cinema e plataformas

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Pedro de Araujo Nogueira Tinen

A Companhia Kudara e a exibição itinerante: Viagem à Lua pelo Brasil

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Filipe Brito Gama

A concepção sonora em Os Inocentes e sua influência na J-Horror

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Demian Albuquerque Garcia

A coprodução entre países da América Latina no filme A Pele Morta

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: DENISE MORAES CAVALCANTE

A criação de histórias condicionada pela realização universitária

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Cíntia Langie Araujo

A criação fílmica sob a perspectiva da prática artística escolar

Trabalho em Mesa: Cinema na educação: conhecer/narrar o mundo desde outras perspectivas – Presencial
Proponente: Luciano Dantas Bugarin

A criação sonora com a voz em Sin Peso, de Cao Guimarães

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: CLOTILDE BORGES GUIMARÃRS

A crise de 2008 nos filmes Corrente do Mal e Amantes Eternos

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Helena Lukianski Pacheco

A crítica política humorística em Porta dos Fundos e Sinta-se em casa

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Guilherme Fumeo Almeida

A ECODELIA NOS FILMES VISIONÁRIOS

Painel – Presencial
Proponente: Anália Alencar Vieira

A escuta e a percepção na linguagem audiovisual

Painel – Presencial
Proponente: Olivia Hernández Fernández

A espiral do tempo em O Século das Luzes de Humberto Solás

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Marco Túlio de Sousa Ulhôa

A ESQUERDA EM TRANSE: VIOLÊNCIA E FASCISMO NO CINEMA BRASILEIRO

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: IVAN CAPELLER

A Estética e a Política do “Falar de Perto” em Trinh T. Minh-ha

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Marina Costin Fuser

A estética posseira de filmes brasileiros no multiverso proprietário

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Anderson Luis Ribeiro Moreira

A ESTRATÉGIA DO SUFOCAMENTO DO AUDIOVISUAL NO GOVERNO BOLSONARO

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Angélica Coutinho

A experiência do cinema Kayapó tecendo uma nova cena estético-política

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Angela Nelly dos Santos Gomes

A experiência palestina e a ficção científica de Larissa Sansour

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Jamer Guterres de Mello

A ética da escuta radical de Agnès Varda em Os catadores e eu

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Fernanda Albuquerque de Almeida

A face silenciada atrás de Shoah (Claude Lanzmann)

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: RAFAEL TASSI TEIXEIRA

A fase brasiliense do cinema de Vladimir Carvalho

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: André Lima Monfrini

A FICCIONALIZAÇÃO DO REAL NO FILME “TEMPORADA”, DE ANDRÉ NOVAIS

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Mariana Dutra de Carvalho Lopes

A Grande Vedete (1958): Watson Macedo sob o signo de Oscar Wilde

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: JOCIMAR SOARES DIAS JUNIOR

A heterocuiridade abjeta em Close, de Lukas Dhont

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Fernando Mascarello

A História na Telinha: Mad Men e o meio televisivo

Trabalho em Mesa: Televisão e mediação nacional e transnacional: estudos de caso – Presencial
Proponente: Giancarlo Casellato Gozzi

A imagem de Getúlio Vargas (1937-1945) pelo Cine Jornal Brasileiro

Painel – Presencial
Proponente: Sofia Figueira de Siqueira

A imagem que falta: a cinematografia de Kawaiwetés Invadidos

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Luís Martins Villaça

A inquietação do espaço: o fantástico e as narrativas fílmicas

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Alexandre Bruno Gouveia Costa

A luta anticolonial no cinema de realizadoras latino-americanas

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Manuela Bezerra Gouveia de Andrade

A montagem como efeito visual na representação nostálgica da mulher

Trabalho em Mesa: Mulher no Cinema contemporâneo: contestação, tradição e resistência – Presencial
Proponente: Fabiano Pereira de Souza

A música performando a narrativa de Inferninho

Painel – Presencial
Proponente: Caio Cardoso Holanda

A noção de “empresa” nos primórdios da exibição: caso Rockert & Mayo

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Tiago Bravo Pinheiro de Freitas Quintes

A opacidade mascarada em O Pássaro das Plumas de Cristal

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Wellington Gilmar Sari

A PANDEMIA DE COVID-19 COMO UM DISPOSITIVO PARA REPÚBLICA E VOLTEI!

Painel – Presencial
Proponente: Eduarda de Oliveira Figueiredo

A participação das mulheres no cinema militante

Trabalho em Mesa: Políticas feministas e mulheres em cena: entre o público e o privado – Presencial
Proponente: Julia Gonçalves Declié Fagioli

A partilha subjetiva: estratégias de modulação na escrita do roteiro

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Vicente Nunes Moreno

A plasticidade e o sensível em ‘Serras de desordem’ (2005)

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Felipe Corrêa Bomfim

A plasticidade fotográfica de Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Julianna Nascimento Torezani

A Produção atual do Cinema de Horror Brasileiro

Painel – Presencial
Proponente: Matheus Maltempi Munhoz

A produtora de cinema Adélia Sampaio – A “cineasta das minorias”.

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Camila Christina Bezerra Soares

A protopoética de filmes com características do Western Americano.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Alexandre Silva Wolf

A Rainha Diaba e sua trajetória desviante na preservação audiovisual

Trabalho em Mesa: A Rainha Diaba (1974): um caleidoscópio endiabrado – Presencial
Proponente: Débora Lúcia Vieira Butruce

A renovação do curta-metragem: um debate a partir do cinema gaúcho

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Miriam de Souza RossiniCoautor: LUCAS FURTADO ESTEVES

A representação feminina no cinema noir norte-americano

Painel – Presencial
Proponente: Juliana Joaquim Gomes

A retórica sobre o cinema nacional nos textos de Merten

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Gilmar Adolfo Hermes

A saída da prisão: um filme amador de Norma Bengell

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Patricia Furtado Mendes MachadoCoautor: Thais Blank

A tecnostalgia em Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Mariana de Paula Costa

A terra é redonda – Erasmus Mundus e as fronteiras do conhecimento

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva

A transgressão nos vestígios audiovisuais do coletivo 3 Antena

Trabalho em Mesa: Inventar, escavar, transgredir: produção de memória no audiovisual – Presencial
Proponente: Arthur Ribeiro Frazão

Abordagens sobre a favela no Nuevo Cine Latinoamericano

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Fabián Rodrigo Magioli Núñez

Abramovic encontra Callas : notas sobre a atuação melodramática

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Pedro Maciel Guimaraes Junior

Achados no armário: os arquivos de Norma Bahia Pontes (1941-2010)

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Lívia Perez de Paula

Ali G e Philomena Cunk– O mockumentary como desafio à autoridade

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Brian Hagemann

Alice & Alicia – experimentações de Navarro e Plá a partir de Carroll

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Rodrigo Corrêa Gontijo

Ana Carolina à luz do manifesto: uma proposta de análise fílmica

Painel – Presencial
Proponente: Renata Masini Hein

Anaálise comparada de roteiro e romance em O Quatrilho

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: clarissa mazon miranda

Análise comparada de “A Inocente Face do Terror”: entre livro e filme

Painel – Presencial
Proponente: Marco Antônio Bonatelli Torres

ANÁLISE DA PERFORMANCE VOCAL EM FILMES DE CONVERSAÇÃO BRASILEIROS

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: debora regina opolski

Andrea Ormond leitora de Walter Hugo Khouri: a crítica como descoberta

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Rafael Oliveira Carvalho

André Bazin, o automatismo e as vanguardas históricas

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Hermano Arraes Callou

Animação como metalinguagem no cinema nacional recente

Painel – Presencial
Proponente: Samuel Baptista Mariani

ANOS INCRÍVEIS, A NOVA GERAÇÃO DE DISTRIBUIDORAS

Painel – Presencial
Proponente: ROGÉRIO ZAGALLO CAMARGO

Apaches, malandros e cinema popular no início do século XX

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Rafael de Luna Freire

Argentina, 1985 e a constelação sígnica do Brasil pós-Bolsonaro

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Bruno Fabri Carneiro Valadão

ARQUIVOS DA MULTIDÃO: AS IMAGENS DE 2013 COMO CONTRA-ARQUIVO

Painel – Presencial
Proponente: Julia Mariano de Lima Araújo

As contradições do cinema brasileiro na luta por um maior market share

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Ana Paula Sousa

As duas faces de Dôra

Painel – Presencial
Proponente: ANA MARIA STRAUBE DE ASSIS MOURA

As estratégias de produção nos primeiros anos da Brasil Vita Filme

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Lívia Maria Gonçalves Cabrera

AS ESTRELAS DA FICÇÃO CIENTÍFICA REVELADAS PELO MÉTODO DAS CONSTELAÇÕE

Painel – Presencial
Proponente: Victor Finkler Lachowski

As Imagens-Espaço de temporada

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: diogo cavalcanti velasco

AS MUITAS VIDAS DO CINE SÃO JOSÉ

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: André Huchi Dib

As mulheres no cinema de Kim Ki-Duk: silêncios e silenciamentos

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Andressa Gordya Lopes dos Santos

As ondas mágicas e nuas da direção de arte

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Benedito Ferreira dos Santos Neto

As partilhas sensíveis de Temporada: roteiro, diário e filme

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA

As poltronas de cinema Móveis CIMO S.A.: exibição, design e imprensa

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Osvaldo Bruno Meca Santos da Silva

Atenção poética na animação The Aroma of Tea, de Michaël Dudok de Wit

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Beatriz Avila Vasconcelos

Atlanta e o espaço onírico: a negritude entre o arquétipo e o surreal

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Marcos Antonio de Lima Junior

Atmosferas decoloniais em “Um real a hora” (2022), de André Alcântara

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Jorge Cardoso FilhoCoautor: Gustavo

Audiodescrição: o não visto que precisa ser dito

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Andreson Silva de Carvalho

Audiovisuais da fronteira: apagamentos e resistências on e off-line.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Eduardo Silva Salvino

Audiovisual Negro: uma abordagem curatorial materna em desenvolvimento

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Melina Mello Chagas Bomfim

Avatares e Hologramas: Poéticas dos Corpos em Realidade Virtual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Marcelo Rodrigo Mingoti Müller

À distância, ver o que não se mede – sobre trabalhos de Basma Alsharif

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza

À margem da imagem: Amazônia e ditadura militar

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Mariana Lucas

Blockbuster áspero e followability bloqueada: uma análise de Tenet

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Alex Ferreira Damasceno

Body horror, biological horror: políticas de um corpo em fúria

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Rodrigo Almeida Ferreira

Bolívia Online: Um documentário político experimental

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Geraldo Blay Roizman

Botannica Tirannica: arte, ciência e imagem técnica

Trabalho em Mesa: Poéticas do Audiovisual: sobre eventos e objetos das artes – Presencial
Proponente: NINA VELASCO E CRUZ

Breve história do Stimmung e suas redefinições na teoria do cinema

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Mariana Dias Miranda

Breve relato de uma política de raça e gênero para o audiovisual.

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Mannuela Ramos da Costa

Bruxas da Disney: como se constrói a atmosfera da maldade

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Juliana Soares Mendes

Caminhadas sonoras em Transeunte, de Eryck Rocha

Painel – Presencial
Proponente: Thiago de Castro Sobral

Canto da Ceilândia: canções e paisagem nos filmes de Adirley Queirós

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Manoel Adriano Magalhães Neto

Caracterização, imagens de controle e criação de personagens negras

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Luciana Soares de Medeiros

CARÁTER TRANSGRESSIVO DE SUDOESTE: PERFORMATIVIDADE DE SEUS FOTOGRAMAS

Painel – Presencial
Proponente: LUCIANA BUARQUE

Cartas para um Mundo Implicado: Rotas de fuga do Mundo Ordenado

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: LINA CIRINO ARAUJO OLIVEIRA DOS SANTOS

Cenas de guerra, memórias do trauma: o imaginário colonial nos filmes

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Michelle Cunha Sales

Chrissie’s Death: performance orquestral e narrativa fílmica

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Lisandro Nogueira

Ciborgues e bugs no sistema: um elogio ao indiscernível?

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Luiz Fernando Wlian

Cine Jornal Informativo: Produção e Circulação (1946-1964)

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Arthur Autran Franco de Sá Neto

Cinebiografias musicais latino-americanas do Século XXI: impressões

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Leandro Afonso Guimarães

Cinema amador em Goiás: enquanto tudo começou.

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Lara Damiane de Oliveira Estevão

Cinema de excessos: entre a pornochanchada e o sexploitation.

Painel – Presencial
Proponente: Bruno de Sousa Araujo

Cinema é Celebração: exibição independente no Rio de Janeiro-anos 2000

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Thiago Nogueira Carvalho

Cinema é travessia: escrevivências de mulheres negras no curtametragem

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Quézia Maria Lopes Gomes da Silva Ribeiro

Cinema militante: contornos conceituais

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Carlos Eduardo da Silva Ribeiro

Cinema multiespécies

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Lucas de Castro Murari

CINEMA NA ESCOLA EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO DIGITAL.

Trabalho em Mesa: NOSotras: políticas e pedagogias vizinhas dos cinemas nas escolas – Presencial
Proponente: Adriana Mabel Fresquet

Cinema na palma da mão: o potencial cinematográfico dos smartphones

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Vanessa Guimarães Lauria Callado

Cinema Negro Brasileiro: Sonhando com o Futuro e com o Espaço

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS

Cinema Negro e questões da “branquitude” brasileira

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Maria Neli Costa Neves

Cinemas cariocas e preservação patrimonial: um mapeamento

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Talitha Gomes Ferraz

Cinemas de territórios: a compreensão de uma prática

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Camilla Vidal Shinoda

Cinemas e espaços de cultivo

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Clarisse Maria Castro de AlvarengaCoautor: Gustavo Jardim

Cinemas em rotas do Atlântico Negro e as estéticas emancipatórias

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Gilberto Alexandre Sobrinho

Cinemas experimentais na América Latina: constelações

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Theo Costa Duarte

Cinemas transnacionais e periféricos – quatro filmes em questão

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Ivonete Pinto

Cinematic VR – a experimentação como práxis em Rio de Lama

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: marcella ferrari boscoloCoautor: tatiana giovannone travisani

Cinematografia, encenação e expressão no documentário Santiago

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Bertrand de Souza Lira

Circuitos sociais do cinema etnográfico no Brasil: mostras e festivais

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Juliana Muylaert Mager

Combate às “fitas imorais”: moralização do cinema da França ao Brasil?

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Felipe Davson Pereira da Silva

Como pensar políticas públicas em tempos de mudanças de paradigma

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Pedro Butcher

Conflitos ambientais em Rondônia no cinema brasileiro dos anos 1980

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Juliano José de Araújo

Constelação fílmica dos musicais trabalhistas: corpo, trabalho e dança

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Mariana Souto

Construção de memória de mulheres no documentário latino-americano

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Laís de Lorenço Teixeira

Construção de uma atmosfera cinematográfica nos filmes-rituais Kayapó

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Brener Neves Silva

Construções do olhar em “Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness”

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Letícia Xavier de Lemos CapanemaCoautor: Luzo Vinicius Pedroso Reis

Conversas em busca de autenticidade: som direto em Muito Prazer (1979)

Painel – Presencial
Proponente: Gabriel Philippini Ferreira Borges da Silva

COPRODUÇÃO INTERNACIONAL NO CINEMA.

Painel – Presencial
Proponente: Gustavo Ferreira RollaCoautor: João Luiz de Figueiredo Silva

Cores artificiais: transgressões estéticas no cinema brasileiro

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Iomana Rocha de Araújo Silva

Corpo e performance em O rei do cagaço (1977) e Shave & Send (1977)

Painel – Presencial
Proponente: Frederico Franco

Corpo expandido: uma experiência imersiva de dança em 360º

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: João Cláudio Simões de Oliveira (JC Oliveira)

Corpos da cena/em cena: o audiovisual nas naturezas do comunitário

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Angelita Maria BogadoCoautor: Scheilla Franca de Souza

Cosmopoéticas da natureza no cinema de Michelangelo Frammartino

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Bruno Mesquita Malta de Alencar

Criações de uma nova linguagem através dos filmes de Alice Guy

Painel – Presencial
Proponente: Júlia Lelli

Crime em quadro: O documentário true crime e sua chegada ao Brasil

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Bernardo Demaria Ignácio Brum

Crioulização da língua portuguesa em filmes contemporâneos dos PALOPs

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Jusciele Conceição Almeida de Oliveira

Cultura digital, pandemia e o cineclubismo conectado

Painel – Presencial
Proponente: Lucas Guimarães Blunck Schuina

Curadoria e a construção da identidade racial na autoria de filmes

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Marcio Blanco

Curadoria educativa em festivais infantojuvenis

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Ana Paula NunesCoautor: julio cesar de souza tavares

Curadoria: Reparações, constelações e visões do cinema brasileiro.

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Arthur Benfica Senra

Da casa para rua: “Minha história é outra” e “Quebramar”

Trabalho em Mesa: Políticas feministas e mulheres em cena: entre o público e o privado – Presencial
Proponente: Natália Marchiori da Silva

Da escrita do haicai às imagens do cinema: o caso Abbas Kiarostami

Painel – Presencial
Proponente: Júlia Guimarães da Gama Fernandes

Da ilusão a Imersão: figurino em 360°

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Nívea Faria de Souza

Da opacidade ao hiper-realismo em RRR

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Ian Costa Cavalcanti

Dance bem, dance mal, dance sem parar: Estética Disco.

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Denilson Lopes Silva

Dança do arquivo: notas sobre repetição e violência em “Tekoha”

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Nicholas AnduezaCoautor: Alexandre Wahrhaftig

Dança envolvente, ficção visionária, fabulação cuir: elos entre mundos

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Milene Migliano Gonzaga

Dar a ver o silêncio: o fragmento como estética da urgência

Trabalho em Mesa: Inventar, escavar, transgredir: produção de memória no audiovisual – Presencial
Proponente: Mili Bursztyn de Oliveira Santos

Darwin, um transformista entre o sucesso e o preconceito nos anos 1920

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Sancler Ebert

De cidades submersas, bichas-paponas e vales encantados: videoensaio

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Erly Milton Vieira Junior

De Havana a Saigón: pontes sonoras no Noticiero ICAIC

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Glauber Brito Matos Lacerda

De Pucha Vida a Verde Olivo: as revolucionárias mulheres invisíveis

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Marcelo Vieira Prioste

De Seta e Olmi: As Vicissitudes do Documentário Italiano dos Anos 1950

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Matheus Batista Massias

De Symbiosis e Cine Planta a Botannica Tirannica: Natureza e cinema

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Wilson Oliveira da Silva Filho

Debates sobre legitimidade de autoria e representação social e racial

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Mariana Queen Ifeyinwaeze Nwabasili

Desafios do ensino de cinema e audiovisual em contexto intercultural

Trabalho em Mesa: Desafios do ensino de cinema e audiovisual em contexto intercultural – Presencial
Proponente: Eduardo Dias Fonseca

Desafios do ensino de cinema e audiovisual em contexto intercultural

Trabalho em Mesa: Desafios do ensino de cinema e audiovisual em contexto intercultural – Presencial
Proponente: Virginia Osorio Flores

Desafios do ensino de cinema e audiovisual em contexto intercultural

Trabalho em Mesa: Desafios do ensino de cinema e audiovisual em contexto intercultural – Presencial
Proponente: Fabio Allan Mendes Ramalho

Desenvolvimento de roteiro de cinema no Brasil: discursos de qualidade

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Ester Marçal Fér

Deslimites do pensamento: provocações bressaneanas à teoria do cinema

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Lennon Pereira Macedo

Deus e o diabo na terra da performance vocal

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Rodrigo Carreiro

Deus e o Diabo na Terra do Sol sob as lentes de Walter Carvalho

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Ana Carolina Roure Malta de Sá

Devir-viúva: a ensaísta cinematográfica diante da perda

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Ana Paula de Aquino Caixeta

Diálogos de IIIº Mundo: Caetano Veloso e José Agrippino de Paula

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Claudio Leal

Diálogos entre Camille Billops e Yvonne Rainer

Trabalho em Mesa: Políticas feministas e mulheres em cena: entre o público e o privado – Presencial
Proponente: Carla Italiano

Direção de Arte em narrativas audiovisuais não-hegemônicas

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Dorotea Souza Bastos

Dispositivos ficcionais e engajamento político no documentário Lavra

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Bruno Saphira Ferreira Andrade

Dispostivos de narração no documentário em primeira pessoa

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Marcos Vinicius Yoshisaki

Disputas pela memória, disputas pelo filme

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Maria Clara Rodrigues Arbex

Do Cineclube Macunaíma ao cineclubismo atual: histórias de resistência

Painel – Presencial
Proponente: Claudia Regina d’Almeida Moretz-Sohn

Do cinema argentino ao brasileiro, estradas para o contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Claire Allouche

Do fotojornalismo à cinematografia

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Matheus José Pessoa de Andrade

Doc Cariri: experiências de formação e produção audiovisual no Ceará

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Rodrigo Capistrano Camurça

Documentário e feminismo na escola de audiovisual Al Borde

Painel – Presencial
Proponente: Jéssica Faria Ribeiro

Dom casmurro mente? Uma análise narratológica comparativa

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Carolina Soares Pires

Dramaturgia da luz

Trabalho em Mesa: Poéticas do Audiovisual: sobre eventos e objetos das artes – Presencial
Proponente: Patricia Moran Fernandes

Dramaturgia em processo, estratégias e dispositivos

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Rubens Rewald

Driblar o olho da torre: a câmera nômade de Filme de rua (2017)

Painel – Presencial
Proponente: Iakima Delamare

Duas imagens de um casamento: Beatles, arquivos e documentários

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Gabriel Filgueira Marinho

Ecoando Frequências: o FESPACO, o prêmio Paul Robeson e as diásporas.

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Janaína Oliveira

Edward Yang: Os Espaços e Movimentos Interiores em Taipei Story (1985)

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: GUILHERME HENRIQUE ANTONIO

El botón de Nácar: a cinematografia e a memória da água

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Rogério Luiz Silva de Oliveira

EL REGRESO QUEER DE LA REBELDÍA JUVENIL

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Alejandro Ventura Comas

El tratamiento de la carne sufriente en el cine de terror argentino

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Valeria Arévalos

Enquadramentos decoloniais sobre a invasão russa e sua infraestrutura

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Ruy Cézar Campos Figueiredo

Ensaios com Agnès Varda: abrir horizontes na docência com as imagens

Trabalho em Mesa: Cinema na educação: conhecer/narrar o mundo desde outras perspectivas – Presencial
Proponente: Karine Joulie Martins

Ensino e Direção de Arte: tecendo métodos e processos

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Camila da Silva Marques

Entre a bolsa e a flecha: outras estórias por um continuum cuir

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Carla Ludmila Maia Martins

Entre a montagem audiovisual e a fotografia cinematográfica

Trabalho em Mesa: Gestos de Montagem nas Artes Audiovisuais – Presencial
Proponente: Rister Saulo Machado Rocha

Entre documentário e transbordamentos na mostra de Cao Guimarães

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Laís LaraCoautor: Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Entre Planos: a trajetória da pontuação imagética no cinema brasileiro

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Vinicius Augusto Carvalho

Entre técnica e sensibilidade: Uma possível História da Cinematografia

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Camilo Soares

Erguer vozes e discursos no ambiente da escola pública

Painel – Presencial
Proponente: Gisella Cardoso Franco

Escrevivências audiovisuais: narrativas negras e periféricas no cinema

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Luz Mariana Blet

Escrita das sensações

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Éri Ramos Sarmet dos Santos

Espaços do hedonismo: o cinema de Eva Ionesco

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: André Antônio Barbosa

Estilo e música em filmes de Nuri Bilge Ceylan: parcimônia e repetição

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim

Estilo e preferências – ensaios de montagem de Karen Harley

Trabalho em Mesa: Montagem-assinatura: Mair Tavares, Virginia Flores e Karen Harley – Presencial
Proponente: Fernanda Bastos Braga Marques

Estilos sonoros no cinema brasileiro contemporâneo

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Damyler Ferreira Cunha

Estratégias da extrema direita no audiovisual brasileiro

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Karla Holanda

Estratégias genéricas em VoDs brasileiros não-segmentados.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Rodrigo Cazes Costa

Estratégias Narrativas nos Documentários em Realidade Virtual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Francisco Merino

Explorando o uso de ruínas na representação do trauma e da história.

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Victor Guimarães Loturco

Extrativismo e documentário na Amazônia

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Gustavo Soranz

Exu e Pomba Gira em Rainha Diaba & Madame Satã.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Guryva Cordeiro Portela

Família desconhecida: Narrativa policial e incerteza na minissérie Em

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Lucas Ravazzano de Mattos Batista

Fantasia, ilusão e sonho: cinemas atmosféricos no Rio de Janeiro

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: João Luiz Vieira

Fantasmas, memória e vingança: um estudo do folk horror brasileiro

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Juliana Monteiro

Fazendo o diabo: o horror e o espectro da aids em “Espelho de carne”

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Henrique Rodrigues Marques

Feminismo e democratização das mulheres no audiovisual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Amanda Lopes Fernandes

Femme fatale e Fantasia: a franquia Blade Runner

Trabalho em Mesa: Mulher no Cinema contemporâneo: contestação, tradição e resistência – Presencial
Proponente: Luiza Cristina Lusvarghi

Festivais de cinema de interior e sua relação com a comunidade local

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Edsamy Dantas da Silva

Festivais de cinema e cinemas negros.

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Izabel de Fátima Cruz Melo

Festivais de cinema: o(s) cinema(s) brasileiro(s) em circulação

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Cleide Mara Vilela do Carmo

Festivais em Rede: a experiência do Fórum dos Festivais

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Tetê Mattos (Maria Teresa Mattos de Moraes)

Festival de Cinema de Pyongyang: Janela entre mundo e Coreia do Norte

Painel – Presencial
Proponente: Gabriel da Silva Pinheiro

Festival de Cinema de Três Passos: um projeto de formação de plateia

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Christian Jordino Antonio Ferreira Alves da Silva

FESTIVAL GUARNICÊ: MEMÓRIA E CINEMA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Milene de Cássia Silveira GusmãoCoautor: Euclides Santos MendesCoautor: JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR

Festival Panafricain d’Alger, de W. Klein, e a apoteose do som direto

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Sérgio Puccini Soares

Ficções epistêmicas, narrativas alagmáticas e a imagem cosmotécnica

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: CARLOS FEDERICO BUONFIGLIO DOWLING

Filme conversa, cinema conversa e filmes de conversação no Brasil

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Alexandre Rafael Garcia

Filme-ensaio: um “não gênero” para “não-cineastas”

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Álvaro Renan José de Brito Alves

FILMES LATINO-AMERICANOS DE HELENA SOLBERG: CAMINHOS PARA A PESQUISA

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Mariana Ribeiro da Silva Tavares

Filmes- carta como produção de memória e acervo sobre as escolas

Trabalho em Mesa: Cinema na educação: conhecer/narrar o mundo desde outras perspectivas – Presencial
Proponente: caroline montezi de castro chamusca

Filming the Congo Panorama – Materialities of practice-led research

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Érica Faleiro RodriguessCoautor: Diego Barajas Riano

Fingindo ser menines: fugas de gênero em filmes de high school

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Adriana P F Azevedo

Formação profissional e políticas públicas como potência audiovisual

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Hadija Chalupe da Silva

Fôlego Vivo (2021) e o cinema indígenas como narrativa de si

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Roseane Monteiro VirginioCoautor: Naiara Leonardo Araujo

Fracasso, coletividade e outros futuros a partir da vivência cuír

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Emylinn Fernanda Tostes Lobo

Fronteira imagética: A estética fílmica de O homem das multidões

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Guilherme Augusto Bonini

Fronteiras luminosas de Kiyoshi Kurosawa

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Álvaro André Zeini Cruz

Gaviões e Passarinhos e Terra em transe: o luto da esquerda em DIL

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Leandro Rocha Saraiva

Geometria do poder: imagens do Estado em dois filmes indigenistas

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Fabio Camarneiro

Grace Passô e Kika Sena: atuação que transborda o estereótipo feminino

Painel – Presencial
Proponente: Camila Botelho da Silva Pereira

Grace Passô, o surrealismo e nós

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: tatiana a c costa

Gremlins, um E.T. com dentes para Ronald Reagan

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Laura Loguercio CánepaCoautor: Ana Maria Acker

Hábitos hápticos: pela remontagem do imaginário de freiras lésbicas

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Ana Caroline de Almeida

Helena Ignez e o cinema do corpo em tempos de pandemia

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Régis Orlando Rasia

Hitchcock e Kiarostami – Cineastas do ponto-de-vista

Painel – Presencial
Proponente: Michel Henrique Araújo da Silva

Horror cuir e pornografia nos filmes de zumbis de Bruce LaBruce

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: RENATO TREVIZANO DOS SANTOS

Hostilidades, hospitalidades: o estrangeiro em “Outubro” e “Timbuktu”

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Hannah Serrat de Souza Santos

Identidade, modernidade e experiência em “Os Banshees de Inisherin”

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: José Augusto Mendes Lobato

Ilha de Edição Remota: tecnologia inclusiva, inovadora e sustentável

Trabalho em Mesa: Montagem e experiências de inclusão e colaboração – Presencial
Proponente: Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)

Imagem de arquivo, fabulação e memória em Stories we tell

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Carolina Goncalves pinto

Imagem de Emergência – 4 experiências audiovisuais

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Fernando Gerheim

Imagens de alteridade no cinema latino-americano contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Luiz Fernando Roos Todeschini

Imagens do olhar endividado: cinema e moeda no Brasil

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Pedro Félix Pereira Moura

Imagens do operário no cinema brasileiro: Montagens de recorrências

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: MAURICIO VASSALI

Indicadores de políticas públicas de distribuição no Brasil

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Felipe Lopes

Instituição-streaming: a experiência fílmica por meio da Netflix

Painel – Presencial
Proponente: Marina Tarabay

Inventando memórias com o bairro: Mostra AudioVisual do Titanzinho

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Deisimer GorczevskiCoautor: Sabrina Késia de Araújo Soares

Inventar Cenas- experiência de curadoria da Mostra Cine Caratapa

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Rúbia Mércia de O.Medeiros

Invisibilidade e fabulação em History Lessons (2000)

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Clara Bastos Marcondes Machado

Irrupções do cinema abstrato em narrativas contemporâneas de ficção

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Milton do Prado Franco Neto

Isso não é o meu Last of Us: tensões na adaptação e recepção da série

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Lucas WaltenbergCoautor: MARCELA DUTRA DE OLIVEIRA SOALHEIRO CRUZ

JEAN-LOUIS COMOLLI E(M) EVALDO MOCARZEL: DIÁLOGOS CINEMATOGRÁFICOS

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Cristiane do Rocio Wosniak

Jet Lag: Transnacionalidade no cinema experimental de Vivian Ostrovsky

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Fernanda Pessoa de Barros

La imagen orgiástica: tachadura y simulacros

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Christian Irving Martínez Romero

La producción audiovisual del Estado argentino para la educación

Trabalho em Mesa: NOSotras: políticas e pedagogias vizinhas dos cinemas nas escolas – Presencial
Proponente: MARIA SILVIA SERRA

LabArteMídia: realização de filmes em 360 e em Realidade Virtual

Trabalho em Mesa: LabArteMídia: realização de filmes em 360 e em Realidade Virtual – Presencial
Proponente: ALMIR ANTONIO ROSA

LabArteMídia: realização de filmes em 360 e em Realidade Virtual

Trabalho em Mesa: LabArteMídia: realização de filmes em 360 e em Realidade Virtual – Presencial
Proponente: Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga

LabArteMídia: realização de filmes em 360 e em Realidade Virtual

Trabalho em Mesa: LabArteMídia: realização de filmes em 360 e em Realidade Virtual – Presencial
Proponente: Deisy Fernanda Feitosa

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE MARTIN SCORSESE PELO VIÉS SENSORIAL

Painel – Presencial
Proponente: MARCOS GABRIEL FARIA CARRERA

Liberdade vertiginosa: o ensino de cinema experimental na universidade

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Luis Fernando Severo

Los festivales latinoamericanos de cine de mujeres: Equis – Ecuador

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Maria Camila Osorio Ortiz

Lula e as imagens da “Operação Lava Jato” em documentários brasileiros

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Márcio Zanetti Negrini

Lygia Pape e Mário Pedrosa: diálogos interrompidos

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Patrícia Mourão de Andrade

Magia e Mágica: O Cineasta no Limiar entre o Ocultismo e o Ilusionismo

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Giordano Dexheimer Gil

Mair Tavares: fluxo, intuição e técnica na montagem cinematográfica

Trabalho em Mesa: Montagem-assinatura: Mair Tavares, Virginia Flores e Karen Harley – Presencial
Proponente: Daniel Rodrigues Aroucas Garcia

Maíra, A Última Floresta e A Febre: reflexos da questão indígena

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Susana Dobal

Manifesto, de Julian Rosefeldt: da videoinstalação ao longa-metragem

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Maria Cristina MendesCoautor: Valdir Heitkoeter de Melo Junior

Manutenção e ruptura de padrões na música de games brasileiros

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Vicente Reis de Souza Farias

Marte Um e M8 Estética e Fotografia Negra

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Matheus Jose Vieira

Mauricio Berú: Documentário latinoamericano entre exílio e performance

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Natacha Muriel López Gallucci

Mauro, Peixoto e Cavalcanti: uma Teoria da Paisagem no Cinema?

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Simplicio Neto Ramos de Sousa

Mãos que se encontram: políticas de um motivo do cinema contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Romane CARRIERE

Mecânicas narrativas de mundo aberto como repertório audiovisual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Guilherme Soares

Mediações e Epistemes Curatoriais no Cinema Negro Brasileiro

Painel – Presencial
Proponente: Lucas Honorato Cordeiro Contreiras Teles

Medusa (2021) e o feminino-monstruoso no cinema de horror brasileiro

Painel – Presencial
Proponente: Ana Catarine Mendes da Silva

Melodrama corporativo na China: análise de The Rational Life (2021)

Trabalho em Mesa: Televisão e mediação nacional e transnacional: estudos de caso – Presencial
Proponente: Marina Soler Jorge

Memorias de mujeres e historias de festivales de cine en Chile

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: María Paz Peirano Olate

MEMÓRIA DA FAVELA COM O CINEMA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Marta Cardoso Guedes

Memória incandescente: montar os arquivos em decomposição

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Alexandre Kenichi Gouin

Memória inventada: Chão de Fábrica e a ficção sobre a ditadura militar

Trabalho em Mesa: Inventar, escavar, transgredir: produção de memória no audiovisual – Presencial
Proponente: Mônica Mourão Pereira

Meninos cuir na ficção televisiva infantojuvenil: Cyrus, de Andi Mack

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: João Paulo Lopes de Meira Hergesel

Migração e natureza latino-americana no documentário transnacional con

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário

Militância no cinema contemporâneo brasileiro: uma análise comparativa

Painel – Presencial
Proponente: Matheus da Silva Lima

Miradas de lo escolar en el cine realizado por niñxs

Trabalho em Mesa: NOSotras: políticas e pedagogias vizinhas dos cinemas nas escolas – Presencial
Proponente: Debora Nakache

Mímesis e performance no cinema Europeu e Estadunidense dos anos 20

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Flavio Kactuz (Flávio C. P. de Brito)

Modos de ver e ser corpo: a montagem como ampliadora de possibilidades

Painel – Presencial
Proponente: Lígia Villaron Pires

Montagem transmidiática: uma reflexão sobre a série The Walking Dead

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Samir Saraiva Cheida

Moral e melodrama nas micronarrativas do canal de Deivison Nascimento

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Adil Giovanni Lepri

Mostra Ladrões de Cinema: reescritas da história do cinema brasileiro

Trabalho em Mesa: A Rainha Diaba (1974): um caleidoscópio endiabrado – Presencial
Proponente: Lorenna Rocha da Silva

Mulher Protótipo do Cinema Novo e a Originalidade Latino-Americana

Painel – Presencial
Proponente: Andrea Rosas de Almeida

Mulheres de luta – a família de Elizabeth Teixeira

Trabalho em Mesa: Mulheres no cinema de Eduardo Coutinho – Presencial
Proponente: Cláudia Cardoso Mesquita

Multiversos Extremistas

Trabalho em Mesa: Multiverso: o audiovisual na construção de mundos compartilhados – Presencial
Proponente: Ivana Bentes

Mundos Possíveis e o Carma da Imagem: dois filmes de Hong Sang-soo

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Pedro Henrique Villela de Souza Ferreira

My queer horror experience: temporalidades emaranhadas

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Diego Paleólogo

Na minha mão é mais barato: mediação de acesso e streaming no Brasil

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Pedro Peixoto Curi

Narrando o inenarrável, descrevendo o indescritível: A cor que caiu do

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Adérito Schneider

Narrativa e a personagem feminina no Neo-Western : um estudo de 1883

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Fabio Luciano Francener Pinheiro

Nas trilhas delas: compositoras para o cinema no Brasil e no mundo.

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Suzana Reck MirandaCoautor: GEÓRGIA CYNARA COELHO DE SOUZA

Não indicado para menores: os vestígios da pornochanchada na animação

Painel – Presencial
Proponente: TAÍS DE BARROSCoautor: Roberto Tietzmann

Não-lugar e cinema queer brasileiro: uma análise do filme Tinta Bruta

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: João Paulo Pinto Wandscheer

Nostalgia e subdesenvolvimento: documentário e o imaginário brasileiro

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Vitor Vilaverde Dias

Noticiero ICAIC Latinoamericano: arquivo, montagem e História

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Tainá Carvalho Ottoni de Menezes

O acesso em documentários autobiográficos

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Gabriel Kitofi Tonelo

O artesão e os marmelos: sobre um filme de Víctor Erice

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Marcel Gonnet Wainmayer

O Atlântico enquanto poética da morte em Mati Diop

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: evelyn santos sacramento

O ato autoral: notas em prol da reavaliação da autoria no cinema

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Marcelo Carvalho da Silva

O ator Clint Eastwood e o Gesto Psicológico de Michael Tchekov.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: mauro baptista y vedia sarubbo

O Bom Falsário: um Ser (artista) indígena, um devir-outro

Painel – Presencial
Proponente: Samir Gid Rolim de Moura Moreira

O CEGO ESTRANGEIRO E A EXPERIÊNCIA DO SUJEITO IMERSO NA NÃO-IMAGEM

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: huilton luiz silva lisboa

O cineasta Pedro Almodóvar e a contracultura de La Movida espanhola

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Joao Eduardo Hidalgo

O cineclubismo como dispositivo formativo

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: JULIANA VIEIRA COSTA

O cinema brasileiro contemporâneo por cineastas mulheres

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Yanara Cavalcanti Galvão

O cinema brasileiro no Festival de Cannes (1949-2017)

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Belisa Brião Figueiró

O cinema de Adélia Sampaio no contexto da Ditadura Militar no Brasil

Painel – Presencial
Proponente: Catarina Silva Bijotti

O cinema de Chantal Akerman e as peças-paisagem de Gertrude Stein

Painel – Presencial
Proponente: Danielle de Souza Menezes

O cinema de Walter Carvalho na fotografia de Pantanal (2022)

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Eduardo Teixeira da Silva

O Cinema Documentário e o Golpe: Estética, gênero e tecnologia

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Daniel Velasco Leão

O cinema tardio: cinefilia, modelos tecnológicos e neoliberalismo

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: JOSE CLAUDIO S CASTANHEIRA

O conceito de imagem no filme-ensaio A gaia ciência de Jean-Luc Godard

Painel – Presencial
Proponente: Patrick Silva Cavalcante

O corpo despido de imagem: a estranha homenagem de Warhol a Paul Swan

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: João Vitor Resende Leal

O corpo negro na escuridão: o uso da sombra no cinema de Jordan Peele

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Robinson Samulak Alves

O desejo por outros dramas: contribuições latinas à teoria do roteiro

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Pablo Gonçalo

O devir da continuidade: o cinema e os paradoxos de Zenão

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Julio Bezerra

O devir do audiovisual brasileiro entre o Estado e o capitalismo

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Julia de Almeida Maciel Levy Tavares

O diálogo com Carmelo Bene no estilo tardio de Glauber Rocha

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Mateus Araujo Silva

O discurso da mídia brasileira do filme Quilombo em Cannes.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Rafael Garcia Madalen Eiras

O efeito intensificador da direção de fotografia

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: TAIS A S NARDI

O ESCORPIÃO ESCARLATE: MOLDURAS PARA A FICÇÃO DE GÊNERO

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Ramiro Giroldo

O espectador-repertorial e seus diálogos intertextuais/tecnológicos

Trabalho em Mesa: Criação, Produção e Espectatorialidade com Novas Tecnologias – Presencial
Proponente: Denize Correa Araujo

O estatuto do heteropessimismo na cultura pop contemporânea

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Thalita Cruz Bastos

O estrangeirismo na cinematografia brasileira: carisma, estilo e criaç

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: ALINE DE CALDAS COSTA DOS SANTOS

O figural e o olhar comparativo na tradição teórica do cinema político

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho

O fio da memória sob a perspectiva do letramento racial crítico

Painel – Presencial
Proponente: Christiane Matos Batista

O FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL E SUA DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: André Ricardo Araujo Virgens

O gesto e o mal no cinema de horror

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Christiane Quaresma Medeiros

O griot vai ao cinema: as tradições orais nos filmes de Dani Kouyaté

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Morgana Gama de Lima

O homem do pau-brasil, cinema, história.

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Luiz Ancona

O horror na adaptação de jogos eletrônicos: o caso de The Last of Us

Painel – Presencial
Proponente: Allison Vicente Xavier Gonzalez

O Horror Satânico: um debate sobre História, Cinema e Religiões

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Rafaela Arienti Barbieri

O improviso na escrita e no ensino do roteiro audiovisual

Painel – Presencial
Proponente: Fidelis Fraga da Costa

O insólito como tradição na produção audiovisual para crianças

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Zuleika de Paula Bueno

O insólito e o onírico Afro-Surreal em Corra, Querida, Corra

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Marília de Orange Uchôa da Fonseca

O maio de 68 nas telerreportagens da TV Tupi

Trabalho em Mesa: A memória construída pelos cinejornais e telerreportagens brasileiros – Presencial
Proponente: Eduardo Victorio Morettin

O Melodrama de Aruanas: Transformações e Reiterações

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Pedro Notariano Belizário

O Melodrama no Cinema Brasileiro: Gênero Fraco, Modo Forte

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: David Ken Gomes Terao

O motivo da cortina no ciclo trágico de James Gray

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Pedro de Andrade Lima Faissol

O nomadismo da experiência bissexual em Les Rendez-Vous D’Anna

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Julie de Oliveira

O Nordeste através de ‘Faz que vai’ (2015) e ‘O caseiro’ (2016)

Painel – Presencial
Proponente: Luísa Estanislau Soares de Almeida

O objeto na imagética audiovisual

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Luciana Bueno

O passado disputado nas produções audiovisuais da Brasil Paralelo

Trabalho em Mesa: Multiverso: o audiovisual na construção de mundos compartilhados – Presencial
Proponente: Karina Oliveira Brito

O pecado original: Glauber, Sganzerla e as facetas da cultura popular

Painel – Presencial
Proponente: Emilio Gonzalez Diez Junior

O PEQUENO EXÉRCITO LOUCO E AS IMAGENS DE UMA UTOPIA LATINO-AMERICANA

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Isabella Loureiro Khaled Poppe

O processo de censura ao Estranho Mundo de Zé do Caixão

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Giancarlo Backes Couto

O processo de restituição do filme Kalapalo (1955) no Alto Xingu

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Thomaz Marcondes Garcia Pedro

O projeto de cinema de Zózimo Bulbul e a censura brasileira

Painel – Presencial
Proponente: Cintya Ferreira Mendes

O que a vida separa, o cinema encontra – mulheres de Araçás reunidas

Trabalho em Mesa: Mulheres no cinema de Eduardo Coutinho – Presencial
Proponente: Kamilla Medeiros do Nascimento

O que Sartre pode nos ensinar sobre criação de personagens

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Joanise Levy (Jô Levy)

O que se sabe e o que se vê: derivas na duração de “Três Minutos”

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Patricia Rebello da SilvaCoautor: Luís Fellipe dos Santos

O quebra-cabeça dos dados e indicadores do cinema e audiovisual

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Lia Bahia

O reverberar do corpo opaco na imagem do suicídio em Aftersun (2022)

Painel – Presencial
Proponente: Iury Peres Malucelli

O roteiro não filmado de Lorraine Hansberry

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Fernanda Sales Rocha Santos

O roteiro no cinema documentário: da impossibilidade à imaginação

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Rafael de Almeida

O sitcom brasileiro, a rádio e o teatro: Origens de um gênero

Painel – Presencial
Proponente: Carolina Rodrigues Mendonça Martins

O streaming e o cinema brasileiro: diálogos e imposições

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Sheila Schvarzman

O uso de imagens de arquivo e da performance em filmes-ensaios

Painel – Presencial
Proponente: Marcus Vinicius Azevedo de MesquitaCoautor: Bruno Victor dos Santos Almeida

O uso do plano-sequência em A Maldição da Residência Hill

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Rogério FerrarazCoautor: Lucas Fontanella Ferraz

O vestígio em um traçado: o “desenho” em Jonas Mekas

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Lucca Nicoleli Adrião

O vil barbeiro e as Sonatas de Beethoven

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Guilherme Maia de Jesus

O xadrez do horror: estratégias de intensificação do medo

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Paulo Souza dos Santos Junior

O “nu artístico” em filmes e peças de Luiz de Barros

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Luciana Corrêa de Araújo

OCA-UFF: perspectivas para a divulgação de pesquisas em audiovisual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: India Mara Martins

Ocupação Sonora: o MST é um estrondo!

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: camila machado garcia de lima

Ocupar imagens: rememorações no cinema experimental latino-americano

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Marina da Costa Campos

Oficinas de Montagem e Cinema Ayoreo

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Bernard Belisário

Ofício de artesão: a cinematografia de Ivo Lopes Araújo

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Edvaldo Siqueira Albuquerque

Olhar em disputa: representação evangélica em “Vai na fé”

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Bernardo Tavares e Silva Costa

Olhar gauche sobre a história: Silvio Tendler e a Ditadura Militar

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Flávia Seligman

Ontologia das vidas pretas em experimento audiovisual de Arthur Jafa

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Irene de Araújo Machado

Os engendramentos curativos das imagens agentivas de Michele Kaiowá

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Olívia Érika Alves Resende

OS EXCREMENTOS DO CORPO DA VOZ EM DOCE AMIANTO: O EXCESSO DO REAL

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Joice Scavone Costa

Os Exibidores Ambulantes em Santa Catarina: de 1897 a 1912

Painel – Presencial
Proponente: Bernardo Schmitt

Os Gestos de Montagem em Obras Audiovisuais de Realidade Virtual

Trabalho em Mesa: Gestos de Montagem nas Artes Audiovisuais – Presencial
Proponente: Caio Victor da Silva Brito

Os mil e um corpos da Rainha: corpos e assinaturas em A Rainha Diaba

Trabalho em Mesa: A Rainha Diaba (1974): um caleidoscópio endiabrado – Presencial
Proponente: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro

Os nove da fama, Ulisses e Alice: fronteira literária no audiovisual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Dirceu Martins Alves

Os postes: transcendência, natureza e técnica no cinema de Tarkovsky

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Milena de Lima Travassos

Os primórdios da música orquestral no cinema brasileiro

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Alexandre Pfeiffer Fernandes

Os projetos de cinema da CSN para Volta Redonda/RJ.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Alessandra Souza Melett Brum

Outra História do Cinema

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: YANET AGUILERA VIRUEZ FRANKLIN DE MATOS

Outras tramas para o cinema: o processo cine-artístico do projeto Teia

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Maria Gabriela Capper

ÔRÍ: A DIÁSPORA E SUAS IMAGENS REFLETIDAS NO ESPELHO CORPO

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Vanessa Vieira dos Santos

Padrões imagéticos e “pistas” narrativas em Narcos México

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Anna Karolina Veiga Santa Helena

Paisagens e intervenções digitais no cinema brasileiro

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Sabrina Tenório Luna da Silva

Palestra de abertura – A não circularidade: os testes cinematográficos (Hernani Heffner)

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente:

Palestra de Abertura com convidado especial: Alfredo Manevy

Inscrição Individual – Presencial
Proponente:

PALOMA E CORAÇÃO DE NEON: ambiguidades estéticas e lugares ocupados

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Aline VazCoautor: Sandra FischerCoautor: Anna Claudia Soares

Panorama da Política Pública Afirmativa para o Audiovisual no Brasil

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Ana Paula Melo Sylvestre

Panorama das formações do filme de crime contemporâneo

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Luiz Felipe Rocha Baute

Panorama histórico dos 50 anos da animação em Pernambuco

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Marcos Buccini Pio Ribeiro

Para Eduardo Coutinho, sua incontornável abordagem no feminino

Trabalho em Mesa: Mulheres no cinema de Eduardo Coutinho – Presencial
Proponente: Roberta Veiga

Paradoxotopias: o contraditório como método composicional no cinema br

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Aline Bittencourt Portugal

Passage, de Dani Karavan: um cinema imaginário à Walter Benjamin

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Maria Angélica Del Nery

Pedagogia de Reativação da Escuta na formação audiovisual

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Pela escrita sensível: sentimentos, sensações e laboratório de roteiro

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Mariana BaltarCoautor: CAROLINA OLIVEIRA DO AMARAL

Pelé, o documentário brasileiro e as cenas do sensível

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Francisco Alves dos Santos Junior

Películas Nahim Miana: desafios da pesquisa de uma coleção de filmes

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Vanessa Maria Rodrigues

Pensar com as imagens: ruídos estéticos na antropologia visual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Guilherme Rezende Landim

Percurso em degradê: as escolhas cromáticas no processo criativo da DA

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Maíra Moraes Mesquita

Perfil da direção brasileira na Mostra Cinema e Direitos Humanos

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Luiza Rossi Campos

Performer e persona: Teresa Cristina nas plataformas on-line

Painel – Presencial
Proponente: Welton Florentino Paranhos da Silva

Perturbando a ausência. Experiências de Cinemas desde a UNILAB.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Francisco Levy Freitas Rafael

Polifonias na montagem: das artes audiovisuais em Israel

Trabalho em Mesa: Gestos de Montagem nas Artes Audiovisuais – Presencial
Proponente: MILENA SZAFIR

Política das margens: a experiência da Tv Maxambomba”

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Gabriela Rizo Ferreira (Catu Rizo)

Política e subjetividade no documentário Quem tem medo? (2022)

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Alex Beigui de Paiva Cavalcante

Políticas para Audiovisual: esfera pública e participação na LPG

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Carla Daniela Rabelo Rodrigues

Ponto de escuta e regimes da diegese: ambiguidades na percepção sonora

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Leonardo Alvares Vidigal

Pontos de escuta do Dolby Atmos e suas possibilidades no uso doméstico

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Raphaela Benetello

Por epistemologias imperfeitas: evocações à natureza em dois filmes LA

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: denise tavares da silva

Por meio de imagens em movimento, de Minas, vejo um Brasil

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Daniela Giovana Siqueira

Por uma cinema de criaturas

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Ramayana Lira de SousaCoautor: Alessandra Soares Brandão

Por uma política audiovisual preta no Brasil

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Renato Candido de Lima

Possibilidades de Cinema de Autor nos tempos de smartphone filmmaking

Painel – Presencial
Proponente: Thiago Henrique Cardoso

Pós-memória e trauma colonial na trilogia da memória de Inadelso Cossa

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Paulo Cunha

Práticas coletivas no cinema feminista latinoamericano

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Maíra Tristão Nogueira

Primeiro Plano: estudo do impacto do festival na produção audiovisual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Marília Xavier de Lima

Processos de criação: materialidade, gestualidade e cinematografia

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Eduardo Tulio Baggio

Projeção mapeada: arte performativa e expressão política na Amazônia

Trabalho em Mesa: Poéticas do Audiovisual: sobre eventos e objetos das artes – Presencial
Proponente: Denise Costa Lopes

Promovendo um cinema nacional: o Festival Varilux do Cinema Francês

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: EDUARDO N VALENTE

Proposição e participação: do neoconcretismo à Adirley Queirós

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Maria Bogado

Quando a paisagem esconde o rosto

Painel – Presencial
Proponente: Eduardo Azevedo Medeiros

Quebrando Mitos: montando um documentário político em primeira pessoa

Trabalho em Mesa: Montagem e experiências de inclusão e colaboração – Presencial
Proponente: Silvia Okumura Hayashi

Raimiverso: a experiência multidimensional no cinema de Sam Raimi

Painel – Presencial
Proponente: Francisco Gabriel Garcia

Recanto do cinema, periferia e processos de subjetivação política

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: Allex Rodrigo Medrado Araújo

Recepção e EPC: um caminho para políticas públicas para o audiovisual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Danielle dos Santos Borges

Recuperar os sentidos – a Estética e as imagens na contemporaneidade

Trabalho em Mesa: Criação, Produção e Espectatorialidade com Novas Tecnologias – Presencial
Proponente: Mirian N Tavares

Redemoinho e o “enquadradar” de Walter Carvalho

Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia – Presencial
Proponente: Maria Fernanda Riscali de Lima Moraes

Redes e hierarquia entre os campos da produção e distribuição

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Debora Regina Taño

Reescrita histórica no documentário brasileiro contemporâneo

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Giulianna Nogueira Ronna

Reflexões sobre os marcos regulatórios do cinema infantil no Brasil

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Ludmila Moreira Macedo de CarvalhoCoautor: Charles Morais de Souza

Reflexões sobre os processos de ficcionalização em imagens Tikmu’un

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Catarina Andrade

Relatos metodológicos de alfabetização cinematográfica

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Joel Felipe Guindani

Renovar o insólito e o público: a cena de filmes de gênero de Toulouse

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Ana Carolina Bento Ribeiro

Representação e Alteridade no Filme-Ensaio Brasileiro (1972-1982)

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Rafael de Campos

Representações e visibilidades juvenis em telerreportagens da TV Tupi

Trabalho em Mesa: A memória construída pelos cinejornais e telerreportagens brasileiros – Presencial
Proponente: Rosana de Lima Soares

Representatividade e identificação no coming of age queer brasileiro

Painel – Presencial
Proponente: Amanda Victoria Decothé da Silva Ferreira

Resistência coletiva em Bacurau frente ao horror da desumanização.

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Ricardo Tsutomu Matsuzawa

Resistência e representação cinematográfica do povo Yanomami

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Adriano Medeiros da Rocha

Respostas do cinema brasileiro recente ao bolsonarismo

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Maria Leite Chiaretti

Ressujeitando o cinema: o ato de criação queer em Bixa Travesty

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Daniel Oliveira Silva

Ritual no Coreocinema de Maya Deren

Painel – Presencial
Proponente: NICOLE DONATO PINTO MACHADO

Rohmer e a tradição pictórica: diálogos entre pintura e O Raio Verde

Painel – Presencial
Proponente: Giovanni Alencar Comodo

Roteiro colaborativo: Chytilová, Krumbachová e Kucera

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Esther Hamburger

SARAH MALDOROR, CINEMA DE COMBATE E REPARAÇÃO EM IMAGENS

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Leticia Machado Santinon

Se lançar como míssil

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Talita Arruda

Segmentos recompostos: pesquisar e catalogar cinejornais na Cinemateca

Trabalho em Mesa: A memória construída pelos cinejornais e telerreportagens brasileiros – Presencial
Proponente: Rodrigo Archangelo

Sensorialidades e direção de arte no cinema contemporâneo brasileiro

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD

SER “OUTRA-MENTE” EM “LINGUI” (2021): PRESENÇAS NUM “MUNDO IMPLICADO”

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Henrique Nogueira Neme

Suspensão: Depois do sol, na montanha, na rua de trás, em 1985

Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual – Presencial
Proponente: Fernando Morais da Costa

Tecido de tempo e afeto em Há Uma profetas nas Olaias, tenham cuidado!

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Lucas Camargo de Barros

Tecnologia e arte: viajar sem sair do estúdio

Trabalho em Mesa: Criação, Produção e Espectatorialidade com Novas Tecnologias – Presencial
Proponente: Rita Cassitas

Televisão, telenovelas e remediação na China das Reformas

Trabalho em Mesa: Televisão e mediação nacional e transnacional: estudos de caso – Presencial
Proponente: Cecília Antakly de Mello

Tempo e temporalidade na escrita do roteiro audiovisual

Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual – Presencial
Proponente: Gustavo de Souza Araujo

Tensões, conflitos de classe e territorialidades no cinema de KMF

Painel – Presencial
Proponente: Priscilla Schimitt Huapaya

TEREZA DE BENGUELA NO IMAGINÁRIO DE MULHERES DE VILA BELA

Painel – Presencial
Proponente: Danielle Bertolini da Silva

Terra Plana: Vídeos do Youtube e Mundos Alternativos

Trabalho em Mesa: Multiverso: o audiovisual na construção de mundos compartilhados – Presencial
Proponente: Erick Felinto de Oliveira

TOMEM SEUS LUGARES À MESA! Sobre a lesbiandade na FC brasileira

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Carolina de Oliveira Silva

Tornar-se Homem: A Garota Final e o Garoto Injustiçado

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: PEDRO ARTUR BAPTISTA LAURIA

Touzani e Meddour – um Cinema de Resistência

Trabalho em Mesa: Mulher no Cinema contemporâneo: contestação, tradição e resistência – Presencial
Proponente: Fernanda Aguiar Carneiro Martins

Trabalho em audiovisual no Brasil: relatos de uma pesquisa

Trabalho em Seminário: Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil. – Presencial
Proponente: Bruno Casalotti Camillo Teixeira

Três homens invisíveis: fragmento da ontologia cavelliana do cinema

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Pedro Monte Kling

Um aceno formal em meio à informalidade: o caso Frederico Machado

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Andréia de Lima Silva

Um Italiano Perdido no Vale dos Dinossauros do Cinema Brasileiro

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Tiago José Lemos Monteiro

Um olhar sobre 3 realizadoras portuguesas: Lamas, Sousa Dias, César

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Maria Guiomar Pessoa de Almeida Ramos

Um operário negro no cinema brasileiro: o ator e diretor Waldyr Onofre

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Afrânio Mendes Catani

Um percurso fílmico-cartográfico nos limites da capital argentina

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Caio Bortolotti Batista

UM POETA DOS GESTOS

Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas. – Presencial
Proponente: Fabio Rodrigues da Silva Filho

Um purgatório chamado Brasil: passado é presente no horror nacional

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Lucas Procópio Caetano

Um sonho é feito de lágrimas e sangue: Pearl e os melodramas sirkianos

Painel – Presencial
Proponente: JAQUES LUCAS DE LEMOS CAVALCANTI

Uma cartografia queer em “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui”

Trabalho em Seminário: Tenda Cuir – Presencial
Proponente: Carolina Alves Pacheco

Uma cidade em montagem

Trabalho em Mesa: Montagem e experiências de inclusão e colaboração – Presencial
Proponente: ana rosa marques

Uma leitura Macabra de Eami (2022) e La Llorona (2019)

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Libia alejandra castañeda lopez

Utopia e barbárie numa das trilogias possíveis de Vladimir Carvalho

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Gabriela Kvacek Betella

Uyra Sodoma: narrativa transmídia e transgênero sobre o fim do mundo

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: MARCOS PAULO SOUZA CORRÊA

Ver a imagem na companhia da vítima e de quem vê conosco

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Pedro de Alencar Sant’Ana do Nascimento

Vestido de noiva: A materialidade visual de um projeto de país

Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual – Presencial
Proponente: Elizabeth Motta Jacob

Vestuário e produção de diferenças em dois filmes de Lucchi/Gianikian

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Ilma Carla Zarotti Guideroli

Vianinha, roteirista de cinema

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Reinaldo Cardenuto Filho

Videoarte: obsolescência e remasterização

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Mario Caillaux Oliveira

Virginia Flores: sensibilidade e sensorialidade da montagem sonora

Trabalho em Mesa: Montagem-assinatura: Mair Tavares, Virginia Flores e Karen Harley – Presencial
Proponente: Elianne Ivo Barroso

Visão de Brasília: a crítica e o projeto de cinemateca ao redor de 64

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: Pedro Plaza Pinto

Visões surrealistas sobre a Conquista do México

Trabalho em Seminário: Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas – Presencial
Proponente: Estevão de Pinho Garcia

Vozes narrativas: Como nossos pais, Olmo e a gaivota, Pele fina

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Luiz Antonio Mousinho

WESTERN HORROR: QUANDO O INSÓLITO ENCONTRA O VELHO OESTE

Trabalho em Seminário: Estudos do insólito e do horror no audiovisual – Presencial
Proponente: Marcelo Dídimo Souza Vieira

Zé Caipora, de Agostini: fenômeno transmídia no Brasil da belle époque

Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência – Presencial
Proponente: CIRO INACIO MARCONDES

“A terra é circular” – Cosmologias afro-atlânticas em Ôrí

Trabalho em Seminário: Cinemas decoloniais, periféricos e das naturezas – Presencial
Proponente: Gustavo Mota Alves Assunção Nogueira (Gustavo Maan)

“Le Cinéma Brésilien”: retrospectiva do cinema brasileiro (1987)

Trabalho em Seminário: Festivais e mostras de cinema e audiovisual – Presencial
Proponente: NEZI HEVERTON CAMPOS DE OLIVEIRA

“Mixagem alta não salva burrice”: notas sobre duas cartas de Bressane

Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas – Presencial
Proponente: Leonardo Esteves

“Mundo-imagem”: um percurso de formação remoto em audiovisual

Inscrição Individual – Presencial
Proponente: Isaac Pipano Alcantarilla

“O cinema e a aspiração radical”: um projeto comparativo

Trabalho em Seminário: Cinema Comparado – Presencial
Proponente: Lucas Bastos Guimarães Baptista

TOTAL: 512 PROPOSTAS