Ficha do Proponente
Proponente
- Carla Daniela Rabelo Rodrigues (UNIPAMPA)
Minicurrículo
- Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa. Doutora e Mestra pelo PPGCOM/ECA/USP.
Ficha do Trabalho
Título
- Teorias de cineastas peruanas e o pensamento feminista decolonial
Seminário
- Teoria de Cineastas
Formato
- Presencial
Resumo
- O trabalho propõe a articulação entre mulheres cineastas do Peru, suas obras e a investigadora-espectadora evocando algumas abordagens da Teoria de Cineastas (LEITES et al, 2020; PENAFRIA et al, 2017). Parte-se de entrevistas realizadas com as diretoras peruanas Rossana Díaz, Malena Martinez Cabrera, Melina León, Ana Caridad Sanchéz e Nora de Izcue, considerando seus pensamentos-fazeres e os relacionando posteriormente a elementos das reflexões decoloniais contemporâneas.
Resumo expandido
- O trabalho propõe a articulação entre cineastas do Peru, suas obras e a investigadora-espectadora evocando algumas abordagens da Teoria de Cineastas (LEITES et al, 2020; PENAFRIA et al, 2017). Parte-se de entrevistas realizadas com as diretoras peruanas Rossana Díaz, Malena Martinez Cabrera, Melina León, Ana Caridad Sanchéz e Nora de Izcue, considerando seus pensamentos-fazeres e os relacionando posteriormente a elementos das reflexões decoloniais contemporâneas. O pensamento decolonial ganhou força nas últimas décadas e ocupa centralidade nos principais debates acadêmicos em diversos campos do saber. As filósofas feministas Maria Lugones (2020) e Yuderkys Espinosa Miñoso (2009), além de outros dois teóricos fundadores do campo como o sociólogo peruano Aníbal Quijano (2015) e o semiólogo argentino Walter Mignolo (2007), nos fornecem algumas pistas hermenêuticas sobre esse pensamento para possibilitá-lo como paralelo e/ou em fricção com reflexões de mulheres do cinema do Peru. Por isso, esse trabalho se debruçou em examinar as entrevistas e, em seguida, reconhecer vestígios do feminismo decolonial, e também do sistema patriarcal. Observa-se nessa relação de pensar-fazer uma centralidade de coalizões, alianças, entrelaçamentos, no pensar com outras, pensar juntamente, pensar em comunidade. Para atingir esse ideal, as diretoras peruanas propõem em suas práticas certa horizontalidade entre os saberes, sem perder de vista suas posturas de condutoras de alguns processos. Ademais, há mais aspectos que as aproximam como suas reflexões adensadas sobre a condição do cinema no Peru, suas formações em cinema fora do país, as estreitas relações com o campo da literatura, as abordagens de temas político-sociais do Peru profundo principalmente ligados ao período do conflito armado e à desigualdade econômica, a inevitável função de produtoras de seus filmes, e o apoio à população originária peruana. Costumam propor narrativas com personagens de relevância histórica, militantes ou de postura aguerrida perante contextos de desigualdades sociais, entre outros elementos conceituais que serão apresentados. Desse modo, busca-se as relações/aproximações/confrontos entre seus pensamentos e suas obras.
Bibliografia
- AUMONT, J. As teorias dos cineastas. Campinas, SP: Papirus, 2012.
ESPINOSA MIÑOSO, Y. Etnocentrismo y colonialidad en los feminismos latinoamericanos: complicidades y consolidación de las hegemonías feministas en el espacio transnacional.. 2009.
LEITES, B; BAGGIO, E; CARVALHO, M. Fazer a teoria do cinema a partir de cineastas–entrevista com Manuela Penafria. Em: Dossiê Teoria de Cineastas – Revista Intexto, n. 48, p. 6-21, 2020.
LUGONES, M. Colonialidade e Gênero. In: Hollanda, Heloisa. Pensamento Feminista Hoje: perspectivas decolonias. Rio de Janeiro: Bazar: 2020
MIGNOLO, W. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Gedisa, 2007.
RODRIGUES, C.D.R. La mujer en el cine peruano: entrevista a la directora Ana Caridad Sanchéz. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, 2020.
RODRIGUES, C. D. R. Cineasta del Perú profundo. Entrevista con Nora de Izcue (Parte 2). Imagofagia, 2021.
SOCINE em casa. Mulheres no cinema do Peru – Entrevistas. Youtube, 2020.