Ficha do Proponente
Proponente
- Luís Martins Villaça (ECA-USP)
Minicurrículo
- Diretor de fotografia e operador de câmera desde 2002. Professor de cinematografia em cursos livres no Instituto de Cinema, professor de direção de fotografia no curso de pós-graduação em direção de arte no Centro Universitário Senac desde 2017.
Graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Unesp, mestre em cinema pela ECA-USP, atualmente doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP.
Ficha do Trabalho
Título
- A imagem que falta: a cinematografia de Kawaiweté Invadidos
Seminário
- Estética e plasticidade da direção de fotografia
Formato
- Presencial
Resumo
- No filme Kawaiweté Invadidos (em produção concomitante à pesquisa de doutorado), busco estudar, desenvolver e aplicar um método de direção de fotografia para esse filme documentário de temática indígena. Por meio de uma revisão bibliográfica e uma discussão sobre métodos de filmagem, o objetivo deste trabalho é elaborar uma auto-crítica acerca das estratégias de filmagem adotadas para a direção de fotografia nesse documentário. Serão apresentadas imagens iniciais da primeira etapa de filmagem.
Resumo expandido
- Esta comunicação apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa de doutorado sobre direção de fotografia no campo do documentário brasileiro de temática indígena. O objeto de estudo da tese, que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Meio e Processos Audiovisuais (ECA-USP), na linha de Poéticas e Técnicas, é a realização da direção de fotografia no filme de longa metragem documentário Kawaiweté Invadidos, em elaboração concomitante a esta pesquisa, cuja direção é assinada por Iawareté Kaiabi – o Jaguar – jovem cineasta xinguano.
O filme explora os conflitos individuais e familiares de Iawareté com seu pai, Mairatá, que há alguns anos optou por seguir um caminho religioso diferente da cultura original dos Kaiabi. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema da narrativa visual, busco estudar e discutir o processo de criação para este filme que está prestes a ser rodado no território indígena do Xingu, processo esse desenvolvido em parceria com Jaguar. O título A imagem que falta remete à hipótese inicial de que todo processo de criação e realização baseia-se em uma busca imaginativa, que nem sempre se realiza.
Bibliografia
- ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual. Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: EDUSP, 1980.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.
________ O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história. A fotografia do cinema. São Paulo: ABC, 2004.
BLOCK, Bruce. A narrativa visual. Criando a estrutura visual para cinema, TV e mídias sociais. São Paulo: Elsevier, 2010.
FREIRE, Marcius e LOURDOU, Philippe. (orgs.) Descrever o visível. Cinema documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2009.
NOVAES, Adauto. (org.) O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SHOHAT, Ella e STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. Multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naifi, 2006.
RAMOS, Fernão Pessoa. A imagem-câmera. Campinas: Papirus, 2012.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas “não-narrativos”. Experimental e documentário – passagens. São Paulo, Alameda Editorial, 2012.