Ficha do Proponente
Proponente
- Tiago Jorge Alves Fernandes (UBI)
Minicurrículo
- Tiago Fernandes é doutor em Media Artes com a tese “Escutar as Paisagens: Experiências Sensoriais Subjetivas e Ressignificadas”. É docente e Diretor da Licenciatura em Cinema da UBI (Portugal). É licenciado e mestre em cinema e diretor de som, produtor e realizador para cinema e televisão. É coordenador da secção “Exposições e Festivais de Cinema” da Revista ANIKI e Vice-Presidente do Conselho Fiscal da APEA. Membro da organização das “Jornadas Cinema em Português” e “Escutar Imagens”.
Ficha do Trabalho
Título
- Vasco Pimentel: O som como espaço de criação subjetiva
Formato
- Remoto
Resumo
- O trabalho de sonorização de uma obra cinematográfica é frequentemente associado a uma dimensão puramente técnica e, por vezes, é menosprezado o potencial criativo das diversas camadas sonoras. A partir desta investigação é pretendido analisar o contributo do histórico Diretor de Som Vasco Pimentel para um trabalho de criação sonora com forte pendor criativo a partir das suas diversas colaborações em filmes produzidos na América Latina.
Resumo expandido
- Na produção de uma obra cinematográfica a conceção da banda som de um filme é, frequentemente, criada a partir de um trabalho de uma equipa composta por vários elementos: diretor de som, assistente de som, designer de som, editor de diálogos, artista de foley, misturador de som. Tratando-se de cargos com fins bem específicos para a concretização do som de um filme, que convergem em momentos distintos da produção de uma obra cinematográfica, importa analisar e identificar a importância de cada uma destas práticas como fases fundamentais para a construção de uma banda som consistente e coerente com a identidade artística da obra. Contudo, este trabalho de sonorização é frequentemente diminuído a uma dimensão técnica que menospreza as potencialidades artísticas desta materialidade cinematográfica. O objetivo desta investigação é evidenciar o papel do Diretor de Som enquanto Autor e peça-chave fundamental no processo criativo da produção de uma obra fílmica. A partir dos contributos do histórico Diretor de Som português Vasco Pimentel, mais concretamente das suas diversas colaborações em filmes produzidos especificamente na América Latina, é pretendido traçar uma análise qualitativa do seu contributo para as obras em questão e, desta forma, contribuir para a perceção de que o trabalho de sonorização de uma obra cinematográfica é um processo extremamente criativo e intimamente ligado à subjetividade do Diretor de Som e dos restantes elementos desse departamento cinematográfico.
Bibliografia
- CAVALCANTI, A. (1995). “Discussão sobre o filme sonoro”. In Alberto Cavalcanti, eds. L. Pellizzari & C. M. Valentinetti (pp. 186-190). São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.
DAKIC, V. (2007). “Sound Design for Film and Television”. Dokument Nr. V136938.
FERNANDES, T. (2021). Escutar as paisagens: Experiências Sensoriais Subjetivas e Ressignificadas. Tese de Doutorado. Covilhã: UBI.
KAHN, D. (1999). Noise, Water, Meat. A History of Sound in the Arts. Massachusetts: The MIT Press.
MARKS, L. (2000). The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses. Durham: Duke University Press.
OBICI, G. (2008). Condição da escuta. Mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras.