Ficha do Proponente
Proponente
- Caterina Cucinotta (IHC – NOVA de Lisboa)
Minicurrículo
- Caterina Cucinotta é Professora auxiliar convidada na Universidade Rey Juan Carlos (Espanha) e investigadora de pós-doutoramento no IHC onde coordena o Grupo Cultura, Identidades e Poder. Doutorada em Ciências da Comunicação, na vertente Cinema e Televisão, desenvolve o projeto de pós-doc “Figurinos e textura espacial no cinema português dos últimos 50 anos”. Membro da direção da AIM, coordena o GT Cinema e Materialidades. É autora do livro “Viagem ao cinema através do seu vestuário” (2018).
Coautor
- Marta Pinho Alves (IPS)
Ficha do Trabalho
Título
- Sobre “A metamorfose dos pássaros” (PT) e as suas materialidades
Mesa
- SPECULUM 1. Filmar-se e ver-se ao espelho
Formato
- Remoto
Resumo
- Sobre o filme “A metamorfose dos pássaros”, de 2020, foi dito que a sua realizadora, a portuguesa Catarina Vasconcelos, trabalhou as questões do autorretrato e das suas histórias familiares como uma verdadeira artesã do cinema.
Resumo expandido
- Sobre o filme “A metamorfose dos pássaros”, de 2020, foi dito que a sua realizadora, a portuguesa Catarina Vasconcelos, trabalhou as questões do autorretrato e das suas histórias familiares como uma verdadeira artesã do cinema. Vasconcelos conseguiu imergir as suas sequências na pintura, de forma áptica, através da materialidade que o cinema permite. Construindo planos que parecem quadros, juntando música e outros sons aos movimentos das imagens, Vasconcelos devolve-nos não só a poética que existe nos objetos, nos rostos e na natureza, mas também uma imensa fluidez artística.
A cineasta deste filme formou-se nas belas artes e no design e consegue fundir os seus conhecimentos artísticos no cinema de modo simultaneamente poético e material. Entendemos, aliás, que poética é material. É gesto, ação, mobilidade, mudança cultural, mudança política que, sem outra hipótese, tem que passar pelo visual.
A presente comunicação busca identificar e discutir os traços fundamentais do trabalho de Catarina Vasconcelos em “Metamorfose dos Pássaros” como evidência dessa materialidade.
Bibliografia
- – Bruno, G. (2014) Surface: Matters of Aesthetics, Materiality, and Media. University of Chicago Press, London
– Kinder, M.; e McPherson, T. (Eds.) (2014). Transmedia Frictions: The Digital, the Arts, and the Humanities. University of California Press, Oakland.
– Liz, M. e Owen, H. (Eds.) (2019). Women’s Cinema in Contemporary Portugal. Bloomsbury.
– Mirzoeff, N. (2016). How to See the World: An Introduction to Image, From Self-Portraits to Selfies, Maps to Movies, And More. Basic Books, New York.
– Pereira, A. C. (2019). “Filmar-se e ver-se ao espelho: a auto-representação de documentaristas portuguesas e brasileiras”. Fonseca: Journal of Communication. Universidade de Salamanca (Espanha). Numero 19