Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Julio Manuel Lopes Alves (CICANT)

Minicurrículo

    Júlio Alves é doutorado em Ciências da Comunicação e Mestre em Estudos Cinematográficos.
    Leciona no Departamento de Cinema da Universidade Lusófona, é investigador no CICANT.
    Produtor, Realizador e Argumentista. A sua filmografia conta com 15 títulos e os seus filmes foram exibidos em festivais de cinema nacionais e internacionais. Realizou aproximadamente 200 filmes publicitários em diferentes mercados europeus.
    As suas áreas de interesse são o Cinema, Som, Fotografia, Estudos fílmicos.

Coautor

    Filipe Brilha Roque do Vale (CICANT)

Ficha do Trabalho

Título

    Encontro de imagens: Estratégias Criativas no Ensino de Cinema.

Mesa

    FilmEU – Pedagogias e Inovação no Ensino

Formato

    Remoto

Resumo

    Propomos a apresentação de uma estratégia pedagógica para o ensino de cinema. O método foi desenvolvido na Licenciatura de Cinema da Universidade Lusófona e constitui um dos alicerces do desenho de uma licenciatura internacional, à escala europeia, no contexto do consórcio FilmEU. Parte-se de um caso de estudo para proceder ao seu enquadramento a nível local e posteriormente a nível europeu. A estratégia pedagógica consiste num método de criação de projetos cinematográficos.

Resumo expandido

    Propomos a apresentação de uma estratégia pedagógica para o ensino de cinema. O método foi desenvolvido na Licenciatura de Cinema da Universidade Lusófona e constitui um dos alicerces do desenho de uma licenciatura internacional, à escala europeia, no contexto do consórcio FilmEU. Parte-se de um caso de estudo para proceder ao seu enquadramento a nível local e a nível europeu.
    A estratégia pedagógica consiste num método de criação de projetos cinematográficos em que o desenvolvimento dos mesmos se estrutura em materiais que os alunos criam, produzem e agregam durante o processo. Os alunos são desafiados a observar e a identificar possíveis narrativas a partir de uma rede de elementos que os liga ao mundo e que dialogam entre si. Estes materiais são produzidos como resposta a uma sequência de desafios. No todo constituem-se como uma rede que coloca em diálogo imagem, som e informação que é registada, investigada e discutida.
    As diretrizes para a conceção são a aprendizagem através de projetos, aprendizagem baseada em desafios, projetos baseados em equipas, utilização de mediação tecnológica, e integração transversal do conhecimento.
    Os estudantes estão organizados em equipas, e respondem a desafios semanais. Os desafios são concebidos para acompanhar as diferentes fases de desenvolvimento e para criar um diálogo entre estudantes, professores e os materiais que estão a ser desenvolvidos. Tudo começa com uma fotografia, uma imagem registada por cada um dos alunos.
    No âmbito da Licenciatura em Cinema da Universidade Lusófona este projeto é desenvolvido no primeiro ano e desenvolve-se de forma transversal, sendo conduzido por numa unidade curricular de Criação Audiovisual e Cinematográfica, integra no processo o conhecimento desenvolvido em unidades curriculares de conhecimento aplicado, como escrita, produção, imagem e montagem.
    O âmbito de uma licenciatura internacional em desenvolvimento no consórcio FilmEU altera o contexto. Esta licenciatura irá decorrer em simultâneo em pelo menos quatro países europeus: Portugal, Irlanda, Bélgica e Estónia. Cada Universidade funciona como uma porta de entrada e promove-se a mobilidade dos alunos entre universidades. Procura-se criar identidade a partir da diversidade e especificidade de cada país e de cada escola.
    Este projeto educativo tem três alicerces estruturantes. Um conjunto de conhecimentos e competências centrais à formação em cinema e que são lecionados em simultâneo em todas as escolas. Um conjunto de unidades curriculares que desenvolve a cultura e identidade local e regional de cada país, cidade ou escola. Um conjunto de projetos cinematográficos que os alunos desenvolvem ao longo da sua formação.
    Este terceiro alicerce é fundamental para definir processos de mobilidade porque a oferta de projetos é diferenciada de escola para escola. O aluno escolhe em que escola vai estar em cada fase porque escolhe desenvolver um determinado projeto que essa escola desenvolve. Este aspeto permite que a licenciatura apresente uma visão estendida da formação em cinema que passa a abranger a criação artística e os novos media. Neste modelo cabe ao aluno decidir que experiencias desenvolver a partir da oferta disponível.
    Os vários projetos têm em comum as diretrizes que organizam a metodologia que apresentamos neste caso de estudo. Aprendizagem através de projetos, aprendizagem baseada em desafios, projetos baseados em equipas, utilização de mediação tecnológica, e integração transversal do conhecimento.
    O caso de estudo que apresentamos apresenta uma abordagem original que se perfila na ligação ao mundo, ao real, mas também ao espaço físico e cultural em que decorre, como tal no contacto com uma realidade que é local. Procura uma orientação do pensamento pela imagem, visando apreender reuniões frágeis, cada uma delas lança uma certa luz sobre a existência, correspondendo a uma estratégia de iluminação do real, organizando o olhar como algo que se passa entre totalidade e fragmentos.

Bibliografia

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    Livingston, Larry (2010) “Teaching Creativity in Higher Education”, Arts Education Policy Review, 111:2, 59-62

    Kracauer, Seigfried (1997) Theory of Film: The Redemption of Physical Reality. Princeton, N. J.: Princeton University Press

    Miranda, José Bragança (2017), ”A constelação como método do contemporâneo”, NetAtivismo, Edições Uni