Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Tamara Fernanda Carneiro Evangelista (UNESPAR)

Minicurrículo

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) – da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Curitiba II, vinculada à linha de pesquisa (1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo. Membra do grupo de pesquisa Eikos (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq). Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema pela UNESPAR/Campus de Curitiba II (2019). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2014).

Ficha do Trabalho

Título

    Cines Groff, Luz e Ritz no circuito da Cinelândia Curitibana

Formato

    Presencial

Resumo

    A presente comunicação pretende discutir sobre a história dos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba e sua importância para a formação de público e democratização do acesso ao cinema. Tratam-se de três cinemas que funcionaram no centro de Curitiba durante os anos 1980, até os anos 2000. A pesquisa pode ser classificada como documental e bibliográfica de caráter teórico-prático. O referencial teórico para essa pesquisa é composto pelas histórias das salas de cinema da FCC

Resumo expandido

    Durante a crise do mercado exibidor brasileiro, na década de 1970 – que acarretou no fechamento e desaparecimentos de cinemas, em especial os cinemas de rua –, a Fundação Cultural de Curitiba – FCC desempenhou um papel crucial na resistência e preservação de espaços dedicados à exibição cinematográfica, na capital paranaense. Os cinemas da FCC foram importantes espaços de difusão e fruição, contribuindo por quase 30 anos na formação de gerações de cinéfilos.

    Essas salas ficavam localizadas no centro da cidade e faziam parte do circuito da Cinelândia Curitibana. Ao todo, tratam-se de três cinemas: Cine Groff, Cine Ritz e Cine Luz. Tais espaços funcionaram ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000. Entre estes, o Cine Luz foi o último cinema de rua da Cinelândia Curitibana a fechar suas portas, em 2009.

    A comunicação proposta é um recorte da pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2020 no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) – da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Curitiba II. O objetivo da presente comunicação é discorrer sobre a história dos cinemas Goff, Luz e Ritz, sua gênese e fechamento, além de comentar a respeito das memórias de ida ao cinema de alguns de seus espectadores, bem como da importância que esses cinemas tiveram nas experiências de espectação cinematográfica do seu público. Buscamos compreender a importância da memória coletiva e individual como um elo de conexão entre o público e os antigos cinemas da FCC. Para tal, foram realizadas oito entrevistas com antigos frequentadores desses cinemas.

    O embasamento teórico para o desenvolvimento do presente trabalho volta-se para a leitura e análise da obra de autores que escrevem sobre a história do cinema e as memórias da ida ao cinema, tais como: Talitha Ferraz, João Luiz Vieira, Richard Maltby, Annette Kuhn. Para o conceito de memória serão usados os autores: Pierre Nora, Michel Pollack, Andreas Hyussen. A metodologia da pesquisa pode ser caracterizada como bibliográfica e documental, de caráter teórico-prático.

Bibliografia

    CRISTO, Luciana; MIYAWAKA, Nívia. 24 quadros: uma viagem pela Cinelândia Curitibana. 1ed Curitiba: Travessa dos Editores, 2010.

    FERRAZ, Talitha. A segunda Cinelândia carioca. Rio de Janeiro: Mórula,
    2012.
    ____Activating nostalgia: cinemagoer’s performances in Brazilian movie theatres reopening and protection cases”. In: Medien&Zeit, n.4, 2017, pp. 72-82. Disponível em: http://medienundzeit.at/talitha-ferraz-activating-nostalgia/ . Acesso em: 17 de março de 2020.

    KUHN, Annette. “What to do with Cinema Memory?”. In: MALTBY, Richard; BILTEREYST, Daniël; MEERS,Philippe (eds.). Explorations in New Cinema History: approaches and case studies. Oxford: John Wiley & Sons, 2011, pp. 85-97.

    MALTBY, Richard; BILTEREYST, Daniël; MEERS, Philippe (eds.). Explorations in new cinema history: approaches and case studies. Oxford: John Wiley & Sons, 2011, pp 3-40.

    POLLAK, Michael. “Memória, esquecimento, silêncio.” In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro: vol. 2, nº 3, 1989.