Ficha do Proponente
Proponente
- Roberval de Jesus Leone dos Santos (UFBA)
Minicurrículo
- Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas no POSCOM/UFBA. Possui, adicionalmente, mestrado e doutorado na área de exatas pela Universidade de Brasília e é realizador em cinema e audiovisual, com ênfase na área de som. Dirigiu ou participou de cerca de 15 produções audiovisuais.
Ficha do Trabalho
Título
- Parâmetros do desenho sonoro de documentários: o filme Guerra Cultural
Seminário
- Estilo e som no audiovisual
Formato
- Presencial
Resumo
- Esta Comunicação discute uma pesquisa sobre os parâmetros necessários à constituição de um desenho sonoro planejado para o som de documentários, tomando como objeto de investigação o projeto de documentário intitulado Guerra Cultural, em fase de desenvolvimento, que tem por tema o direito à cultura a partir da trajetória institucional do extinto Ministério da Cultura.
Resumo expandido
- Duas publicações recentes – o dossiê temático de DOC on-line n. 22 (DOC ON-LINE, 2019) e o livro organizado por Maia e Serafim (2019) – mostram que o som do documentário vem, também, estabelecendo o seu espaço no âmbito da pesquisa sonora do filme. Em compasso com a tendência acadêmica, a realização do documentário contemporâneo tem suscitado a hipótese de que o som, tal como tradicionalmente a imagem, é uma área que vem recebendo investimento técnico e estético crescente, como demonstram os documentários contemporâneos objetos de análise de textos como o de Juschaks (2015), Martins (2019) e Scarpelli (2019). Com base nessas duas perspectivas, esta Comunicação objetiva discutir um método para o desenho sonoro de documentários cujo projeto de desenvolvimento se encontra em andamento, a fim de contribuir com a constituição de parâmetros úteis para o estudo do som do documentário e para a aplicação dessa parametrização no âmbito da realização em documentário no momento mesmo do projeto, quando a pesquisa documental pode fornecer subsídios que permitam uma exploração do som de forma mais eficaz para os propósitos estéticos e conceituais escolhidos para a obra. O projeto objeto de prova para o método a ser elaborado é Guerra Cultural, um filme que aborda o direito à cultura por intermédio da trajetória institucional do extinto Ministério da Cultura. A pesquisa em documentário em andamento determinará o recorte necessário a um filme de cerca de 70 minutos. Além disso, o projeto inclui o plano de direção, condicionado pela pesquisa, o qual deve conter as bases do desenho sonoro, sendo este o âmbito no qual a pesquisa acadêmica discutida nesta Comunicação iluminará, ou melhor, trará os ecos e reverberações adequados à forma sonora do documentário. A preocupação com o som do filme documentário não é nova. Segundo Chaves (2016), “a trilha sonora encontrou no domínio documental, nos anos 1930 e 1940, um lugar profícuo de desenvolvimento e experimentação, no âmbito teórico e na prática fílmica”. Por isso, a prática do desenho sonoro nesse gênero tem uma historicidade relevante e se confunde com a própria natureza conceitual do documentário, que é de caráter experimental. De fato, acrescenta o autor, “esse debate é atual e tem ligação com a produção contemporânea, principalmente naquilo que se refere à quebra das funções clássicas desempenhadas pelas três pistas [da banda sonora]”. Não é senão outra a preocupação de Martins (2019) que, em sua dissertação de mestrado, parte da hipótese de que o documentário contemporâneo vem explorando o som ambiente de forma relevante: “com base nos conceitos de paisagem sonora, desenho sonoro e hiper-realismo sonoro, ao longo das análises fílmicas procuramos compreender as formas pelas quais os sons do ambiente deixam de ser usados apenas como um pano de fundo sônico das imagens e passam a constituir, por si mesmos, um recurso narrativo, produzindo sentidos e sensações”. Assim, a pesquisa explora os momentos do projeto e as peças nele utilizadas para inserir, por meio de um documento próprio, na forma mesma de um projeto sonoro, a proposta estética, narrativa e técnica do som, para imbuir o roteiro ou estrutura do documentário, bem como o plano de direção e outros documentos, dos caminhos possíveis a serem utilizados na produção e na pós-produção de documentários.
Bibliografia
- CHAVES, Renan Paiva. Pensamentos e práticas sonoras no documentário: trilha sonora, sound design e experimentação, REBECA, jan.-jun., n. 1, v. 5, p. 61-95, 2016.
DOC ON-LINE. Sonoridades do documentário, Doc On-line, n. 22, 2017.
JUSCHAKS, Elisa Clara Vieira. O planejamento do design de som nos documentários musicais, O mosaico, jan./dez., n. 12, p. 1-107, 2015.
MAIA, Guilherme; SERAFIN, José Francisco (Org.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. Salvador: EDUFBA, 2019.
MARTINS, Raquel Salama. O som ambiente como recurso narrativo no documentário brasileiro contemporâneo, Doc On-line, nov., n. 26, p. 179-180, 2019.
SCARPELLI, Vitor Pasquini. Som e memória no documentário. 2019. Tese (Doutorado): Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Paulista, São Paulo, 2019.