Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Natacha Muriel López Gallucci (UFAL)

Minicurrículo

    Professora do Instituto de Ciências Comunicação e Artes (ICHCA – UFAL). Professora do Programa de Pós-graduação em Artes (ICA UFC). Doutora em Filosofia (IFCH, UNICAMP); Doutora em Multimeios (IA, UNICAMP). Mestre em Filosofia (IFCH, UNICAMP). Possui Licenciatura em Filosofia e Especialização em Pedagogia (UNR, Argentina). Certificado internacional de Estudos Afrolatinoamericanos pelo ALARI Harvard, USA. Coordenadora do Grupo FiloMove: Filosofias, artes e Estéticas da América Latina, ICHCA

Ficha do Trabalho

Título

    Mauricio Berú: o documental argentino entre a política e as artes

Seminário

    Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados

Formato

    Presencial

Resumo

    Abordamos aspectos da trajetória de Mauricio Berú (1927), documentalista argentino e exilado em São Paulo, Brasil, durante a última ditadura cívico militar na Argentina. Buscamos construir uma primeira aproximação estética da sua obra fruto da entrevista pessoal e da análise fílmica seus trabalhos mais reconhecidos Fuelle Querido (1967), Certas Palavras com Chico Buarque (1980), Quinteto (1971), Tango y Tango (1984), Vamos Tango Todavia (1990-1992) e Piazzolla em Buenos Aires (2005)

Resumo expandido

    Abordamos aspectos da trajetória fílmica de Mauricio Berú (1927), documentalista argentino, filho de imigrantes ucranianos e exilado em São Paulo, Brasil, durante a última ditadura cívico militar na Argentina (1976-1983). Pertencente à geração de intelectuais emergentes que buscou espaços de criação entre o pós peronismo, o “desarrollismo” e a vanguarda, entre os anos de 1960 e 1970 e produziu uma reviravolta nos modelos de representação até então vigentes. Berú transitou tanto pelo documental experimental quanto pelo documental político imprimindo novas perspectivas filosóficas, éticas e estéticas para o género. Elementos esses condensados na exploração de recursos fílmicos, na combinação de categorias cinematográficas, no potente diálogo entre as artes, no resgate de identidades regionais e na leitura da impronta produzida na cultura argentina pela televisão. Buscamos construir uma primeira aproximação estética da sua obra, gestada entre crítica política, social e militante, e sua visão transversal das artes latino-americanas; clarificando esse espectro que produz seu olhar como voz narrativa da história e das tradições não representante do estado; à luz de procedimentos influenciados pelas próprias linguagens das artes, principalmente, a música e a dança, em que os ensaios e processo improvisacionais consolidam a própria obra. Retomamos e incrementamos assim, o trabalho realizado em redor do corpo performático do tango na filmografia de Berú, desde um olhar mais abrangente da obra. Esta aproximação é fruto tanto da entrevista pessoal com o diretor quanto das análises fílmicas de alguns de seus trabalhos mais reconhecidos, entre eles: Fuelle Querido (1967), Quinteto (1971), Certas Palavras com Chico Buarque (1980), Tango y Tango (1984), a série Vamos Tango Todavia (1990-1992) e Piazzolla en Buenos Aires (2005).

Bibliografia

    CAMPO, J. Cine documental argentino. Entre el arte, la cultura y la política. Buenos Aires: Imago Mundi, 2013.
    COSSALTER, J. El Fondo Nacional de las Artes y el cortometraje argentino: Modernización cultural y estética. Sociohistórica (40), e035. En: Memoria Académica, 2017.
    ESPAÑA, C. (Comp.). Cine argentino, modernidad y vanguardias 1957/1983, Vol. I, Buenos Aires: Fondo Nacional de las Artes, 2005.
    LOPEZ GALLUCCI, N. M. Entrevista a Mauricio Berú, São Paulo, 2014. (Registro audiovisual e Diário de Campo da Autora)
    LOPEZ GALLUCCI, N. M. Performance em tango dança: o corpo no dispositivo fílmico documentário. ABRACE, v18 n1, 2017.
    MESTMAN, M. ORTEGA, M. Cruces de miradas en la transición del cine documental. John Grierson en Sudamérica Número 18 – Año 2018.
    SOLANAS, Fernando. La mirada. Reflexiones sobre cine, cultura y descolonización. Buenos Aires: Punto Sur, 1989.