Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Matheus Effgen Santos (UFES)

Minicurrículo

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do
    Espírito Santo (UFES). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo.
    Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Coautor

    Gabriela Santos Alves (UFES)

Ficha do Trabalho

Título

    AMOR DE MÃE E O PROTAGONISMO DA MULHER NEGRA NA CONTEMPORANEIDADE

Formato

    Remoto

Resumo

    O trabalho busca compreender quais foram as eventuais contribuições da telenovela Amor de Mãe (2019) para a representatividade da mulher negra ao contexto contemporâneo das telenovelas brasileiras. A análise foi feita por meio dos aspectos textuais e imagéticos da segunda parte da história. Toma-se como referência trabalhos como o Gonzalez (2010). A análise mostra em que aspectos houveram rupturas e/ou permanências na forma como as mulheres negras têm sido retratadas.

Resumo expandido

    Amor de Mãe foi uma telenovela produzida e exibida pela Rede Globo entre 2019 e 2021. O enredo mostra a busca pela maternidade e a maneira como ela interfere nas tramas de cada personagem. Duas das protagonistas são Camila dos Santos Silva e Vitória Amorim, que são interpretadas respectivamente pelas atrizes Jéssica Ellen e Taís Araújo, ambas negras.
    Escalar mulheres negras para o protagonismo das telenovelas é, ainda hoje, um fato pouco recorrente. Isso porque no contexto de produção dessas obras a diversidade racial foi negada durante muito tempo. Quando presentes essas personagens que ocupavam lugares considerados subalternos (ARAÚJO, 2004) ou estavam escamoteadas dos eventos dramáticos que de fato conduziam as tramas (LIMA, 2001).
    O imaginário que circula em torno das mulheres negras, herança do período de formação da sociedade brasileira, age para tentar garantir sua dominação e para negá-las alguns direitos sociais (GONZALEZ, 2010). Assim, criam-se dinâmicas para que elas permaneçam em lugares cerceados e ligados ao cuidado a ao ambiente privado. O avanço histórico e confronto proposto por essas mulheres, faz com essas ideias sejam rejeitadas e luta-se para que as diferentes vivências dessas mulheres sejam reconhecidas nos mais diferentes territórios da sociedade, inclusive nas telenovelas.
    Nesse cenário, a proposição de Camila e Vitória é interessante por conta da proeminência que elas possuem na história e pelas escolhas feitas para construí-las. As personagens partem de realidades bastante distintas, mas os eventos dramáticos acabam por aproximá-las em alguns momentos, em outros, posicioná-las de forma oposta. Na primeira parte da trama, já analisada previamente, Amor de Mãe (2019) organiza a experiência dessas personagens de modo a conduzir à superação de algumas problemáticas historicamente associadas às personagens negras. A segunda parte, contudo, evidencia uma série de questões que põe essas personagens em situações questionáveis. As escolhas narrativas nesse novo cenário expuseram essas personagens a situações limite de sofrimento e sacrifício para resolução de problemáticas que nem sempre estavam diretamente ligadas a elas.
    O que se pretende mostrar é quais são os caminhos para a representatividade de mulheres negra que são apresentados depois da conclusão da trama de Amor de Mãe (2019). Espera-se pôr em balanço as rupturas e as reminiscências com relação a retratação dessas personagens ao longo da história de telenovela e, também, tendo como paralelo a primeira parte da trama. A validade desse tipo de abordagem analítica que faz uma referência à própria obra se justifica pelo afastamento temporal entre as duas partes de exibição e pelos eventos que interpelaram a produção da segunda, o que provocou uma série de adequações na forma como a história precisou ser contada nesse novo cenário.
    Amor de Mãe (2019) foi produzida e exibida pela Rede Globo, com autoria de Manuela Dias e direção artística de José Luiz Villamarim. Sua segunda parte foi exibida entre 01 de março de 2021 a 10 de abril de 2021.
    O trabalho é um trecho da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo. Essa pesquisa busca analisar a contribuição dada por telenovelas contemporâneas para a representatividade de mulheres negras.

Bibliografia

    ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. 2. ed. São Paulo: Senac, 2004.
    GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
    LIMA, Solange Martins Couceiro de. A personagem negra da telenovela brasileira: alguns momentos. In: Revista USP, n. 48, p. 88-99. São Paulo: USP, 2001.