Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Márcio Henrique Melo de Andrade (UERJ)

Minicurrículo

    Roteirista, Pesquisador, Produtor e Educador. Doutor em Comunicação (UERJ), com período sanduíche na Universidad de Navarra (Espanha) – com financiamento CAPES – e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE). Autor do livro Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015) e de artigos em periódicos como Revista Doc-Online (UBI/Portugal), Rumores (ECA/USP) e Galáxia (PUC/SP). Suas áreas de investigação incluem narrativa, roteiro, documentário e escritas de si.

Ficha do Trabalho

Título

    Pa_Terno – Das escritas sonoras de si em um podcast storytelling

Seminário

    Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Este artigo analisa o processo de criação dos roteiros do podcast storytelling Pa_Terno, que aborda a relação entre o roteirista e seu pai, desde que este vem desenvolvendo sintomas de Alzheimer. Para pensar produção de roteiro nesse cenário, combinam-se autores que abordam podcasts narrativos (FERNANDES, 2019; LINDGREN, 2020), os filmes de família (ODIN, 1995; LINS, BLANK, 2012), as escritas documentárias de si (LANE, 2002; MACDONALD, 2013) e as poéticas na escrita audiovisual (JOHANN, 2015).

Resumo expandido

    Neste artigo, investiga-se a relação entre a produção de podcasts storytelling e a narrativa documentária de caráter autobiográfico e experimental a partir da análise de um processo de criação radiofônica. Nos últimos anos, podcasts no formato de storytelling têm se tornado cada vez mais comuns no universo cibernético – como Projeto Humanos, Serial e 99% Invisible –, o que vem possibilitando que se tornem um campo fértil de atuação para escritores e roteiristas de diversos estilos, interesses e abordagens. Contudo, apesar de toda essa variedade de produtos, o gênero documentário e as narrativas de si ainda tem aparecido pouco nesse cenário, que vem sendo ocupado com veemência por reportagens e narrativas de investigação, por exemplo. Acredita-se que, por conta de suas características de experiência (como a fruição individualizada e customizada em relação ao tempo, espaço e situação de escuta) e por ainda ser um meio ainda em fase de popularização, o podcast pode favorecer modos de narrativa que invistam em experimentações que explorem as subjetividades de seus criadores. No cinema, imagens de ambientes privados e familiares existem desde os primeiros registros dos irmãos Lumière e, ao longo das décadas, a disseminação dos equipamentos e da linguagem cinematográfica promoveu a emergência do filme de família. Conceituado por Odin (1995) como uma realização audiovisual promovida por um membro de um grupo familiar que registra eventos conectados à dinâmica entre as pessoas que o compõem. No contexto do cinema documentário, os filmes de família começaram a ser retomados por cineastas como desdobramento de um interesse pelas narrativas subjetivas, reapropriando-se de arquivos de acervo privado para “narrar aspectos biográficos da vida do realizador, evocar trajetórias de personagens filmados por ele, interrogar o próprio material, identificando nele camadas menos visíveis de imagens e sentidos” (LINS, BLANK, 2012, p. 54). Desde os anos 1960, o cinema documentário investe em uma tendência em recuperar histórias familiares a partir de filmes de família e de registros autoetnográficos de suas dinâmicas. A partir dos anos 2000, as narrativas de si no documentário se ampliam e se diversificam, abrangendo formas como os filmes-diário, as cartas fílmicas, as autoetnografias e os ensaios fílmicos. Nesse artigo, aborda-se os pressupostos teóricos e processos de criação dos roteiros da minissérie radiofônica Pa_Terno (criada e roteirizada por [autor do artigo]), que aborda a relação entre o roteirista e seu pai, desde que este vem desenvolvendo sintomas de Alzheimer – doença degenerativa do cérebro que compromete funções como memória, linguagem etc.. Com abordagem autobiográfica experimental, cada um dos cinco episódios com duração entre 15 e 20 minutos narra esse universo a partir da retomada de materiais de arquivo familiar (como fotografias, vídeos, áudios etc.), compondo um panorama, ao mesmo tempo, subjetivo e reflexivo em torno da dissolução da memória e da formação da própria masculinidade. Neste artigo, realiza-se uma análise teórico-prática do processo de criação dos roteiros do podcast, buscando compreender como a escrita autobiográfica e a linguagem experimental se combinam no uso alegórico do material de arquivo, nas conexões e justaposições entre músicas, sons e palavras, e na narração com tons pessoais e reflexivos. Para isso, serão combinados autores que refletem o campo dos podcasts narrativos (FERNANDES, 2019; LINDGREN, 2020), dos filmes de família (ODIN, 1995; LINS, BLANK, 2012), das escritas documentárias de si (LANE, 2002; MACDONALD, 2013) e dos processos e poéticas na escrita audiovisual (JOHANN, 2015). A partir dessas conexões, compreende-se como, em Pa_Terno, os elementos da linguagem radiofônica trazem especificidades na construção do roteiro audiovisual ao potencializarem os aspectos imaginativos das sonoridades, enfatizarem o caráter íntimo da abordagem e possibilitarem experimentações na construção narrativa.

Bibliografia

    FERNANDES, Laís. Histórias reais sobre pessoas reais. Dissertação. Universidade de Juiz de Fora, 2019
    JOHANN, Ana. A construção do poético no roteiro cinematográfico. Curitiba: Edição da autora, 2015
    LANE, Jim. Autobiographical Documentary in America. Madison: University of Wisconsin Press, 2002
    LINS, Consuelo; BLANK, Thais. Filmes de família, cinema amador e a memória do mundo. Significação, Revista de Cultura Audiovisual, revista do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais – PPGMPA, Escola de Comunicações e Artes – ECA, USP, São Paulo, ano 39, n. 37, p. 52-74, 2012.
    LINDGREN, Mia. Jornalismo narrativo pessoal e podcasting. Radiofonias, v.11, n.01, 112-136, 2020
    MACDONALD, Scott. American Ethnographic Film and Personal Documentary. Berkeley: University of California Press, 2013.
    ODIN, Roger (org). Le film de famille: usage privé, usage public. Paris: Méridiens Klincksieck, 1995.