Ficha do Proponente
Proponente
- Maria Fernanda Riscali de Lima Moraes (ESPM SP)
Minicurrículo
- Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, é diretora de fotografia e docente na graduação de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP. É membro do grupo de estudos Cinematografia, Expressão e Pensamento e do Grupo de Estudos Cromáticos da ECA/USP, com o qual publicou conjuntamente o livro Reflexões sobre a cor (Martins Fontes, 2021). Desenvolve pesquisa sobre cor, cinema e cinematografia.
Ficha do Trabalho
Título
- Construção visual de personagens em Garrincha,alegria do povo e Heleno
Seminário
- Estética e plasticidade da direção de fotografia
Formato
- Presencial
Resumo
- Pesquisa sobre a construção visual dos personagens Garrincha e Heleno de Freitas em Garrincha, alegria do povo (1962), de Joaquim Pedro de Andrade, e Heleno (2012), de José Henrique Fonseca. A partir da análise dos elementos plásticos e técnicos utilizados pelos diretores de fotografia Mário Carneiro e Walter Carvalho, são apontadas as relações entre mito/homem nas proximidades e distanciamentos da construção imagética desses dois ídolos do futebol brasileiro nos filmes analisados.
Resumo expandido
- Em Garrincha, alegria do povo (1962), documentário dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, acompanhamos o desempenho do jogador na copa do mundo de 1962 e em cenas que tentam nos aproximar da intimidade do ídolo: sua origem e vida anterior ao futebol, sua relação com a esposa, filhas e amigos. O filme é uma tentativa de desconstrução do mito a partir de imagens de um homem comum. Heleno (2012), por sua vez, longa-metragem de ficção dirigido por José Henrique Fonseca, é uma cinebiografia não sobre o homem, mas sobre o mito do jogador, interpretado pelo ator Rodrigo Santoro. A partir de gêneros e linhas narrativas distintas, Mário Carneiro e Walter Carvalho, respectivos diretores de fotografia das obras, fazem escolhas técnicas e plásticas para a construção visual dos personagens e da narrativa. Dessa maneira, a pesquisa avalia de que forma a escolha de lentes, a profundidade de campo, a composição, o desenho de luz, o contraste convergem para a construção visual da narrativa e dos personagens nos dois filmes. Apesar de Garrincha, alegria do povo objetivar a desconstrução do mito e Heleno objetivar sua construção, em ambos os filmes testemunhamos a criação visual dos personagens de “fora para dentro”, ou seja, observamos seus comportamentos e atitudes, sem que haja uma investigação sobre suas reais motivações. A fotografia de cada uma das obras é coerente com o território mítico (ou não) do personagem que pretende retratar, o que pode ser constatado pelos enquadramentos, movimentos de câmera e pela iluminação. Apesar do grande distanciamento entre seus objetivos, percebem-se elementos comuns nos resultados visuais das duas obras analisadas. Utilizando a metodologia neoformalista proposta por David Bordwell no livro Figuras traçadas na luz, que analisa a narrativa e estética dos filmes a partir de seus padrões internos, a pesquisa centra-se na avaliação dos elementos formais de composição da imagem cinematográfica e também em seus aspectos de imagem técnica, que resultam em visualidades específicas. A análise toca em elementos que não são atributos diretos do diretor de fotografia. A fotografia é criada a partir do roteiro e das referências e concepções do diretor de fotografia e do diretor de cena. A parceria entre esses dois profissionais é de grande importância na realização de um filme, as funções do diretor de fotografia e do diretor de cena não são rigidamente fixadas, tampouco mutuamente excludentes, e em muitos casos é difícil separar a contribuição de cada um para o resultado final da obra. A imagem cinematográfica está ligada à representação, portanto elementos de roteiro, construção de personagens, cenografia, som e montagem também são referenciados. Segundo Jacques Aumont, “os cineastas que pensam a imagem, pensam-na como uma representação afetada por um maior ou menor coeficiente formal (…) mas sempre como uma representação” (AUMONT, 2004, p. 53). Desse modo, o estudo da imagem fílmica, ainda que focado na imagem em si, não pode deixar de lado a obra que representa, pois imagem e narrativa encontram-se atreladas.
Bibliografia
- AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus. 2004.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz. Campinas: Papirus, 2008.
CARNEIRO, Mário. Entrevista com Mário Carneiro. [Entrevista concedida a] Clara Linhart, Camila Maroja e Daniel Caetano. In: Contracampo revista de cinema, v. 42. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/42/entrevistamariocarneiro.htm. Acesso em 17 maio 2022.
MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. O cinema do diretor de fotografia: traços estilísticos em Walter Carvalho. 2020. 253f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
NEVES, Marcos Eduardo. Nunca houve um homem como Heleno. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.
GIMENEZ, Patricia Romero. Garrincha, um filme de pernas tortas. 2017. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.