Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    nathan dos santos alves (UNESPAR)

Minicurrículo

    Antropólogo Residente no departamento de arqueologia do Museu Paranaense (MUPA-PR). Pós-Graduando em Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) e especialização em Gestão Cultural ambos pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-FAP). É Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Visual e da Imagem, Festivais de Cinema, Teoria da Imagem, Política e Gestão Cultural;

Ficha do Trabalho

Título

    OBJETOS, TEORIAS E METODOLOGIAS NOS ESTUDOS DE FESTIVAIS DE CINEMA

Formato

    Remoto

Resumo

    O presente trabalho busca contribuir com o prematuro campo de estudos de festivais de cinema no Brasil ao realizar um levantamento e uma análise de trabalhos acadêmicos recentes, publicados no país nos últimos cinco anos, que têm por temática tais fenômenos. Empreendemos uma análise crítica a fim de compreender como se tem abordado esse assunto (metodologias empregadas), quais os tratamentos (abordagens teóricas), os recortes (corpus de análise).

Resumo expandido

    O fenômeno dos festivais de cinema surge quase que de imediato ao nascimento da sétima arte. Entretanto, como atesta Marijke De Valck (2007b), o estudo de tais fenômenos demora a ocorrer, sendo por muitos anos realizado apenas por vias institucionais, isto é, pelos próprios festivais. Apenas da década de 1990 em diante que um pequeno número de trabalhos acadêmicos começou a ser realizado, a fim de lidarem com essa lacuna na história do cinema. A juventude de um campo de estudo como esse e a ausência de uma tradição teórica fazem com que haja um desafio aos estudiosos que tomam os festivais de cinema como objeto de estudo. Poucos também são aqueles que se ocupam de pensar a universalidade das relações entre festivais, e, assim, numa teoria geral dos festivais de cinema (DE VALCK, 2007b). Assim, tendo por orientação os trabalhos recentes que visam mapear as pesquisas de festivais (DE VALCK; SKADI; KREDELL, 2016; VALLEJO; LEÃO, 2021), e, dessa forma, contribuir para o campo de estudo nascente, buscamos com a presente pesquisa um levantamento bibliográfico e uma análise de textos desenvolvidos em território brasileiro que têm por objeto de estudo os festivais de cinema. Mais que abordar sobre o que se tem pesquisado no Brasil sobre os festivais de cinema, também pretendemos realizar uma análise crítica afim de compreender como se tem tratado esse assunto (metodologias empregadas), quais os tratamentos e recortes utilizados (as tendências no nível da abordagem teórica) e, principalmente, se existe(em) teoria(s) de festivais brasileira(s). Para a investigação, procuramos textos acadêmicos publicados nos últimos 5 anos por autores de nacionalidade brasileira ou não, contanto que esses apresentem por objeto de estudo festivais brasileiros. A busca foi realizada entre março de 2021 e junho de 2021, em três bases de dados: o sistema Qualis-Periódicos CAPES, o Google Scholar e o banco de teses e dissertações da CAPES. Os termos utilizados para a pesquisa foram os seguintes: Festivais de Cinema, Festivais de Cinema no Brasil e Teoria de Festivais de Cinema. Foram encontradas 81 produções científicas, publicadas nos últimos 5 anos (2017-2021), dentre elas: 32 artigos, 25 dissertações, 12 teses, 9 capítulos de livro e 3 monografias. Ao analisar criticamente as produções percebemos a não existência de textos que buscam construir uma teoria do cinema, mas sim tratam de questões particulares e não do contexto geral. Tomamos a perspectiva de Dudley (2002) de que uma teoria enquanto um conjunto sistematizado de ideias que visa dar conta do geral e não somente do particular. Todavia, vale destacar que discordamos do autor ao tratar o cinema enquanto sistema, como um agrupamento e filmes, uma vez que tal fenômeno deve ser entendido de maneira ampla, em contextos que extrapolam a materialidade fílmica, isto é, nas diversas instituições, sujeitos e cadeias que permeiam a mediação, exibição e produção fílmica. Dentre as tendências que encontramos também podemos destacar principalmente a análise de festivais específicos pela via de sua historicidade, institucionalidade e função social local , principalmente os eventos temáticos, um romantismo em relação à visibilidade que os festivais de cinema dão à determinados cineastas/autores, bem como o uso dos festivais apenas como “bibliotecas fílmicas”, uma espécie de fonte ou banco de dados sob os quais são encontrados filmes a serem estudados, ignorando o fenômeno do festival, suas relações com a materialidade fílmica e as influências ou mesmo funcionalidades. Percebemos também outras, fragilidades epistêmicas nos textos analisados, que sua vez esperamos que ao serem evidenciados neste trabalho, possamos contribuir para esse campo de estudos tão prematuro, não somente com o mapeamento e exame das publicações nacionais que abordam sobre festivais de cinema, como também para destacar pontos a serem sanados para a construção de teorias de festivais no Brasil.

Bibliografia

    ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2002
    DE VALCK, Marijke. Film festivals: from european geopolitics to global cinephilia. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2007b.
    DE VALCK, Marijke; SKADI Loist; KREDELL, Brendal. Film festivals: history, theory, method, practice. United Kingdom: Routledge, 2016.
    VALLEJO, Aida; LEÃO, Tânia. Introdução: festivais de cinema e os seus contextos socioculturais. Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (ANIKI), Portugal, v. 8, n. 1, p. 80-100, jan. 2021.