Ficha do Proponente
Proponente
- Rubens Rewald (ECA / USP)
Minicurrículo
- Professor de Dramaturgia Audiovisual da ECA/USP. Publicou os livros Caos Dramaturgia, pela Ed. Perspectiva e A Dança do Fantástico, pela Ed. Patuá. Escreveu e dirigiu os longas Corpo (em parceria com Rossana Foglia), Super Nada, Segundo Tempo, #Eagoraoque (em parceria com Jean-Claude Bernardet), Jair Rodrigues – Deixa que Digam, Esperando Telê (em parceria com Tales Ab’Sáber), Intervenção (em parceria com Tales Ab’Sáber) e a Série para TV À Mesa (em parceria com Rossana Foglia)
Ficha do Trabalho
Título
- A Dramaturgia Dispositiva e Colaborativa em Democracia e Amor
Seminário
- Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Formato
- Presencial
Resumo
- A comunicação relata o processo de realização do longa Democracia e Amor, dirigido por Tales Ab’Sáber e Rubens Rewald e realizado quase em sua totalidade com imagens de arquivo, de domínio público. A descrição busca dar conta do histórico do processo, das forças e objetivos estéticos e dramáticos implicados e do jogo de interações articulado entre os diretores.
Resumo expandido
- A comunicação descreve a experiência da realização do filme Democracia e Amor, dirigido por Tales Ab’Sáber e Rubens Rewald a partir de imagens e sons pré-existentes recolhidos na rede, espaços virtuais como youtube, google e spotfy.
O foco central da comunicação será analisar como as interações entre os dois diretores foram fundantes na construção dramática e estética da obra. Vale ressaltar que o filme foi realizado durante a pandemia, em isolamento social, ou seja, todo o seu processo de discussão e realização se deu de forma on-line, através de plataformas digitais, como o whatsapp, facebook e zoom. A comunicação irá refletir como essa forma de interação atuou sobre o processo e acabou influindo no resultado final da obra.
É importante ressaltar que a dramaturgia audiovisual, nesse caso, se dá como estratégia de realização e não como a escrita de um roteiro. O foco central dessa dramaturgia é a escolha dos dispositivos adequados que darão conta dos elementos à disposição dos realizadores. Tais dispositivos funcionam como princípio norteador da obra, um programa a ser seguido, que não só dispara o processo de realização como também articula dramaticamente o filme. Portanto, a dramaturgia audiovisual nessa comunicação é compreendida num sentido mais amplo, como uma ferramenta fundamental para se conceber e viabilizar a realização de um filme. De um certo modo, com a mesma função de um roteiro, ou seja, um instrumento que principia o processo de realização e que confere consistência dramática ao filme.
Bibliografia
- BEZERRA, Julio. Triste Trópico, de Arthur Omar – Documentário do Avesso. In Revista Cinética, Abril/2008. Disponível em: http://www.revistacinetica.. Acesso em 15 set. 2020.
DIAS, Diogo. “Democracia e amor”: um mergulho no espetáculo à brasileira. In Revista Cult, 02/12/2020. Disponível em:https://revistacult.uol.. Acesso em 10 dez. 2020
FERRO, Tiago. O Labirinto Fascista e a Monstruosa Coleção de Mercadorias. In Blog da Boitempo, 15/09/2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/. Acesso em 25 set. 2020
GONÇALO, Pablo. O Pau de Deus: a extrema direita na vanguarda do cinismo pornográfico. In Revista Cinética, 03/06/2019. Disponível em: http://revistacinetica.com.br/. Acesso em 05 set. 2020
MURAO, Carlos (pseudônimo de Jean-Claude Bernardet). Cultura feita de cacos. In Opinião, 20/12/1974