Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Frederico Franco (UNESPAR)

Minicurrículo

    Mestrando em Cinema e Artes do Vídeo (UNESPAR) e Graduado em Realização Audiovisual (UNISINOS), especializado em Roteiro e Direção de Arte. Atualmente desenvolve pesquisa sobre cinema experimental brasileiro e seu diálogo com as artes visuais.

Ficha do Trabalho

Título

    O estranho vale de Edgard Navarro e Artur Barrio

Seminário

    Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas

Formato

    Presencial

Resumo

    O trabalho pretende discutir a relação estético-política entre “O Rei do Cagaço”, de Edgard Navarro, e três obras do artista Artur Barrio. Lendo pressupostos acerca de uma nova vanguarda brasileira, com destaque para Hélio Oiticica, Rogério Sganzerla e Frederico Morais, e ligando tais conceitos ao vale da estranheza, ideia oriunda da robótica, mas adaptada à estética, busca-se compreender como ambos artistas trabalham o corpo humano através da repulsa e do visceral.

Resumo expandido

    Diversas correntes da arte contemporânea apresentam como proposta estética a saída do canva da pintura e o encontro com materiais diversos e cotidianos, como, por exemplo, os minimalistas e Richard Serra. No entanto, outras vertentes encontram no corpo uma morfologia perfeita para expressão artística; tanto nas perfomances de Marina Abramovic quanto nos happenings de Bas Jan Ader, o corpo é, na verdade, o próprio conteúdo da obra. No Brasil, há um movimento similar, quando Oiticica propõe os Parangolés e seus penetráveis, incluindo na obra o corpo do próprio espectador. Desde Frederico Morais e as proposições do “corpo como motor da obra” à Sganzerla e os cineastas do corpo, há uma excessiva, porém fortuita, ênfase em como trabalhar o corpo dentro das artes visuais e no próprio cinema.

    É importante citar, como parte da pesquisa, o contexto histórico vivido pelos artistas e como essa forma de arte agressiva se adequa a um padrão vanguardista de reação ao domínio da arte pelas elites.

    A questão a seguir, no entanto, está posicionada na relação que temos quando vemos o corpo humano representado através do outro. Como reagir a algo que é, em termos de forma, igual a nós, mas, por outro lado, sabemos que não pertence ao mundo real? Os trabalhos de ambos Barrio e Navarro parecem, de forma complementar, tensionar essa relação ao estabelecer um diálogo com o corpo humano por meio do sentimento de repulsa. É nesse momento em que entra em cena o conceito do Vale da Estranheza, de Masahiro Mori, professor de robótica, que propõe que, quando nos deparamos com algo muito similar à forma humana, mas sabemos que não pertence à categoria humanoide, acaba-se criando um momento de estranheza perante o objeto contemplado.

    O caso de Barrio será analisado a partir de três obras específicas: “Livro carne”, “Trouxa de sangue” e “21 Petites Sculptures en Cheveux”. A primeira obra, um pedaço de carne cortado em forma de livro, tendo, inclusive a possibilidade de folhea-lo; a segunda, uma trouxa preenchida com sangue e outros materiais; por fim, sua última obra analisada, contém mechas de cabelo amarradas. Trabalhando com materiais viscerais e cabelo humano, transforma elementos triviais da existência biológica do ser humano em objetos repulsivos. A arte de Artur Barrio é quase como um exercício de olhar para dentro – literalmente – do corpo humano. De certa forma, o artista parece absorver a herança subdesenvolvida de seu país: construído em cima de sangue e genocídio em curso com a ditadura militar.

    “O Rei do Cagaço” pode ser considerado o filme mor da filmografia de Edgard Navarro. Sua filmografia é repleta de escatologia e atentados ao pudor e em sua obra-prima não poderia ser diferente: a primeira cena, durante bons minutos, vê-se o anus de um homem defecando. Detalhe importante: em close-up. O enquadramento é tomado por essa visão escatológica. Essa primeira cena, principal objeto de análise do filme, parece ser uma forma subdesenvolvida de ato Duchampiano: tudo pode ser arte, basta colocar o objeto dentro do sistema artístico. Ou melhor, como diz Júlio Bressane em Viola Chinesa: “o que importa é exprimir; o que exprimir não importa”. Cabe, então, questionar, os porquês de um ato trivial da biologia humana é visto, por meio do cinema, como algo repulsivo, estranho e, de certa forma, nojento.

    Por fim, o principal objetivo do trabalho proposto é compreender como essas duas formas de arte, por meio de uma tradução intersemiótica, dialogam entre si. Como Barrio e Navarro, através da estranheza, conseguem estabelecer conexões estético-políticas?

Bibliografia

    GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

    MASAHIRO, Mori. The Uncanny Valley. Energy, v. 7, n. 4, p. 33-35, 1970.

    MORAIS, Frederico. Contra a arte afluente. Vozes, Rio de Janeiro, n. 1, jan/fev., 1970.

    OITICICA, Hélio. Situação da vanguarda no Brasil. Texto datilografado, Rio de Janeiro, nov., 1966. (documento nº 0248/66 do Programa Hélio Oiticica Itaú Cultural).

    ______. Experimentar o experimental. Texto datilografado, Nova York, mar., 1972. (documento nº 0380/72 do Programa Hélio Oiticica Itaú Cultural).

    PARENTE, André. O cinema experimental. In: ______. Narrativa e modernidade: Os cinemas não narrativos do pós-guerra. 1ª ed. Campinas: Papirus, 2000.

    PIGNATARI, Décio. Teoria da guerrilha artística. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 4 de junho de 1967. Caderno Quatro.

    SGANZERLA, Rogério. Por um cinema sem limites. 1ª ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2001.