Ficha do Proponente
Proponente
- Diego Kern Lopes (UFES)
Minicurrículo
- Diego Kern Lopes: Desde 2014 é pesquisador no ORGANON – UFES. O tema é a ação coletiva desempenhada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil com finalidades de mudança social, participação e contestação política, especialmente no tocante às questões relativas aos impactos ambientais causados por sistemas extrativos tais como a mineração. Mestre em Teoria e História da Arte (UFES) Doutor em Processos Artísticos (UERJ).
Ficha do Trabalho
Título
- Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno
Mesa
- Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno
Resumo
- TENSÃO: A obra TENSÃO é uma ação poética artística e de pesquisa junto ao Organon (UFES) – Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em mobilizações sociais sobre o desastre de mineração de 2015 no Rio Doce. A investigação compreendeu 3 anos de pesquisa de campo nos territórios afetados no Espírito Santo, período no qual foram realizados registros audiovisuais e profunda reflexão sobre as funções e disfunções desse tipo de registro. Concebido como um mecanismo alternador, TENSÃO requer uma escolha d
Resumo expandido
- Nesse trabalho apresentamos os registros audiovisuais dos depoimentos das populações ribeirinhas do Rio Doce atingidas assim como registros audiovisuais da intensa movimentação dos trens da empresa Vale que transportam o minério de ferro extraído em Minas Gerais para ser descarregado e exportado através do porto de Tubarão em Vitória, no Espírito Santo. A exposição do trabalho consiste na projeção de ambos os registros, lado a lado. Entretanto, o áudio dos mesmos é coordenado por uma alavanca situada entre os dois projetores. A alavanca, em sua posição de repouso garantida por uma mola, transmite somente o áudio – avassalador – dos trens. Para escutar o áudio dos depoimentos dos atingidos, o público deve acionar a alavanca tensionando, dessa forma, a mola. Esse tensionamento faz com que o espectador seja envolvido (afinal é preciso, além de deliberar, manter de forma física a deliberação do acionamento) no depoimento dos atingidos. Dessa forma, assim como o corpo dos atingidos pelo desastre, o corpo dos espectadores também é afetado no processo. Com esse trabalho buscamos compartilhar nossa vivência com um público maior e apresentar esta experiência a partir de mecanismos que extrapolem o texto, o artigo e o convencimento argumentativo. A ideia foi provocar a criação de uma experiência singular na vida de todos os participantes, entendendo-a como o resultado de uma experiência que mobiliza os afetos. Ao virar a alavanca e sustentá-la, o espectador escolhe ouvir os depoimentos e silenciar o trem. Essa ação artística também teve como objetivo a instalação do mecanismo em diversos espaços a fim de divulgar a situação dos atingidos para o maior número de pessoas possíveis.
Bibliografia
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