Ficha do Proponente
Proponente
- Cezar Migliorin (UFF)
Minicurrículo
- professor e psicoterapeuta.
Escreveu Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015) e Cinema de Brincar (2019), com Issac Pipano, com quem também realizou eles o documentário “Educação” (2017). Foi presidente da Socine. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a prática do cinema e experimentações subjetivas em interface com a clínica e a psicoterapia.
Ficha do Trabalho
Título
- Cinema de grupo e o ver junto no modo online
Mesa
- Cinema de grupo e corpo online
Resumo
- Reflexão coletiva sobre os modos de fazer e de estar juntos com o cinema que temos praticado nos grupos produzidos pelo lab. Kumã da UFF, agora em modo remoto.
Resumo expandido
- Os três integrantes proponentes desta mesa vêm trabalhando juntos, desde 2018, com uma prática que passamos a chamar “cinema de grupo”, no contexto do Kumã, laboratório de experimentação com imagens e sons da Universidade Federal Fluminense, que há dez anos vem realizando pesquisa e extensão nos campos da arte, da política e da educação, sobretudo, e mais recentemente com atravessamentos da clínica e do cuidado. Da pesquisa e dos projetos de extensão produzidos, entre os quais o Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos, surgiram diversas publicações coletivas, como os “Cadernos do Inventar” e os artigos mais recentes, “Pedagogia do dispositivo” e “Cinema de grupo”.
Nos últimos três anos, temos nos dedicado a formar grupos de profissionais da educação e da saúde, sobretudo, para as experimentações com imagens e sons. No presente, com a adesão ao modo remoto, estamos experimentando uma enorme abrangência geográfica na composição dos grupos, que antes se reuniam presencialmente em Niterói e recebiam pessoas restritas à região metropolitana do Rio de Janeiro. Desse modo, este ano temos participantes de vários estados brasileiros e de outros países, como Peru, Uruguai e França.
No momento, são seis grupos acontecendo simultaneamente, coordenados por professores e professoras da educação básica que participaram de grupos anteriores produzidos pelo laboratório e estudantes de graduação e pós-graduação em cinema e audiovisual da UFF. Cada um desses grupos formam os coordenadores para outros grupos que serão formados mais tarde, produzindo um ciclo onde a metodologia que criamos e recriamos em cada grupo vai sendo continuada e desenvolvida e compartilhada.
Nesse processo, em paralelo às práticas dos seis grupos, mantemos quinzenalmente uma reunião de supervisão com todos os coordenadores para apoio e acompanhamento dos trabalhos realizados em cada grupo; e uma outra reunião, também quinzenal e com os coordenadores, para um grupo de estudos, de modo a trabalharmos juntos teorias que nos provoquem a reflexão e forneçam ferramentas conceituais e metodológicas para o trabalho com os grupos. Nos últimos meses, lemos textos de Fernand Deligny, Vladimir Safatle, Hubert Godard sobre Lygia Clark, Frantz Fanon e Pierre Clastres.
Bibliografia
- COMOLLI, J.L. Notes sur l’être ensemble. In: Corps et cadre: cinéma, étique et politique. Paris: Verdier, 2012.
CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Editora Cosac Naify, 2014.
DELEUZE, G. Três problemas de grupo. In: GUATTARI, F. Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional. São Paulo: Ideias & Letras, 2004.
_______; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997.
DESANTI, J. T. et al. Voir ensemble: douze voix autour d’un texte de Jean-Toussaint Desanti. Paris: Gallimard, 2003.
FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
GODARD, H. Olhar cego. Lygia Clark: da obra ao acontecimento. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006, p. 73-79.
MIGLIORIN, C. Cinema e clínica: notas com uma prática. Metamorfose: Revista Interdisciplinar de Arte, Ciência e Tecnologia, Salvador, v. 4, n. 4, p. 31-46, jun. 2020.