Ficha do Proponente
Proponente
- Pedro Félix Pereira Moura (UFRJ)
Minicurrículo
- Mestrando em Cultura e Comunicação do PPGCOM da ECO-UFRJ com projeto de pesquisa que estuda o tema do trabalho no cinema brasileiro contemporâneo a partir dos filmes “Arábia” (2017), de Affonso Uchoa e João Dumans e “Estou me guardando pra quando o carnaval chegar (2019), de Marcelo Gomes, sob orientação da profª Drª Consuelo Lins. Graduado em Cinema e audiovisual pela UFF. Dirigiu o curta-metragem “O chão do Paraíso” (2019).
Ficha do Trabalho
Título
- O trabalho no cinema brasileiro contemporâneo: prismas conceituais
Resumo
- A presente proposta revisita produção acadêmica recente sobre o tema do trabalho e do operariado em textos publicados em periódicos de cinema e comunicação. A intenção é analisar a bibliografia de maneira comparativa para perceber consonâncias e divergências no que tange o tema do labor e, a partir dessa análise, observar possibilidades de trabalhar a temática aplicando-se conceitos tais como trabalho imaterial e capitalismo cognitivo
Resumo expandido
- A proposta deste trabalho é primeiramente revisitar a produção acadêmica recente que se debruça sobre o tema do trabalho e do operário na cinematografia nacional. Em especial, textos que tratem de filmes contemporâneos, procurando entender as abordagens e estratégias de análise. Sugerimos como ponto de partida textos publicados por Luís Flores e Pedro Vaz Peres nos anais do XXII SOCINE (2018), por de Luiza Alvim, na XXIII SOCINE (2019) – esses três primeiro tendo como objeto principal o filme “Arábia” (2017), por Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Tatiana Oliveira Siciliano e Eduardo Miranda na COMPÓS de Porto Alegre (2019) e por Mariana Souto na COMPÓS de Campo Grande (2020) – esses últimos abordando séries históricas, o primeiro no âmbito do cinema de ficção e o segundo no âmbito do documentário .
Essas pesquisas compõem o volume considerável de literatura sobre o tema no meio acadêmico, nos possibilitando um estudo comparativo que aponte concordâncias e dissonâncias entre as maneiras como os pesquisadores selecionados abordam o tema em questão: o trabalho e os operários. Deste modo, a proposta caminha no sentido de tentar apontar outros caminhos possíveis de se elucubrar a categoria trabalho em filmografias, onde esta esteja implicada de forma decisiva.
Uma análise preliminar dos textos já demonstra que os artigos selecionados possuem cada qual virtudes e olhares muito diversos entre si, abrangendo desde aspectos da linguagem e técnica cinematográfica, quanto de contextos sócio econômicos de produção e difusão dos filmes tratados. Neste sentido, o interesse aqui se prende à maneira como o mote do labor atravessa os textos e sob quais óticas os autores e autoras o expõem e problematizam.
Os textos reunidos em “Cineastas e imagens do povo”,de Jean-Claude Bernardet (1985) já sugerem o papel de destaque desse sujeito histórico: o operário, que é decisivo nas escolhas dos cineastas e que extravasa o conceito de “popular”. O operário ganha importância por ser protagonista de movimentos com tremenda capacidade de trazer problemáticas sociais imperiosas ao foco de debates massivos, tais como a questão da desigualdade social, sobrepujando o apelo de público do regime totalitário militar
Essa proposta tem como premissa a ideia de que é possível expandir ainda mais o debate e a problematização do tema trabalho nos estudos da cinematografia nacional agregando conceitos de teorias que subvertem linhas do marxismo mais “ortodoxo”. Dentre essas teorias, destacam-se perspectivas que bebem da fonte do operaísmo italiano. Autores tais como A. Negri, G. Cocco, M. Lazzarato (2013), Franco Berardi (2005) e Kathi Weeks (2011) (esta última muito inserida numa recente crítica feminista do “pós-trabalho”) compõem o conjunto bibliográfico de base desta presente proposição.
Nossa expectativa é de que os artigos selecionados, projetados através de primas conceituais propostas pelos teóricos supracitados: trabalho imaterial, trabalho cognitivo, trabalho autônomo e etc, possam render horizontes plurais de investigação, especialmente no que tange à produção subjetiva no trabalho.
Bibliografia
- BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003
COCCO, Giuseppe; GALVÃO, Alexander; SILVA, Geraldo; (Orgs.). Capitalismo cognitivo: trabalho, redes e inovação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003
LAZZARATO, M. e NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013
FIGUEIREDO, Vera et al. O TEMPO SUBTRAÍDO: cotidiano e trabalho no cinema brasileiro do século XXI. Porto Alegre. COMPÓS. 2019
FREIRE, Angela [Org] Anais de Textos Completos do XXII Encontro SOCINE. São Paulo. SOCINE, 2018
_______. Anais de Textos Completos do XXIII Encontro SOCINE. São Paulo: SOCINE, 2020
SOUTO, Mariana. O OPERÁRIO E O TRABALHO NO CINEMA BRASILEIRO DOCUMENTAL: uma série histórica. Campo Grande. COMPÓS. 2020