Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Sheila Schvarzman (UAM)

Minicurrículo

    Sheila Schvarzman é Pós-Doutora em Multimeios e doutora em História Social pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi – SP. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ “O cinema e o Audiovisual no Brasil e as imagens do Brasil no cinema e no Audiovisual”. Organizou com Fernão Ramos a “Nova História do Cinema Brasileiro” em 2 volumes. São Paulo, Ed. Sesc, 2018.

Ficha do Trabalho

Título

    Patrocínio e marketing no financiamento da produção contemporânea

Seminário

    Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência

Resumo

    Observamos como patrocínios e merchandising modulam temáticas, roteiros e participam na concepção de imaginários de sucesso no Brasil na atualidade. Tomamos por objeto De Pernas para o ar (2010), 2 (2012) e 3 (2019), onde empreendedorismo neoliberal se mescla à realização sexual. Nos filmes dirigidos por Roberto Santucci, e em 2019 por Júlia Rezende, Ingrid Guimarães a protagonista, não por acaso, é também produtora e roteirista, cuja preocupação central é o elogio à mulher empreendedora.

Resumo expandido

    É parte estruturante da manutenção da produção do cinema brasileiro contemporâneo de grande público, o patrocínio privado, incentivos fiscais, o merchandising de produtos, práticas ou hábitos, além das parcerias com a televisão e, se possível, o fomento da Ancine. A trilogia De Pernas para o Ar é nesse sentido expressiva uma vez que as produções sem estende entre 2010 e 2012, período de prosperidade econômica, ascensão social – e onde as mulheres são protagonista bem sucedidas -, e a propaganda de brinquedos sexuais e o seu uso uma temática central; em 2019, momento de crise, profundas mudanças políticas e econômicas, o incentivo ao empreendedorismo da mulher que já permeava os filmes anteriores, toma a dianteira sobre o prazer sexual. Dessa forma, permitem observar como a conjugação entre patrocínio e merchandising modulam temas e roteiros cuja encenação tem que ser palatável a um público amplo, ao mesmo tempo em que, pautados pelo consumo que propagam, constroem um imaginário determinado sobre as transformações da vida brasileira. Seu grande sucesso suscita até cópia- remake no México.

Bibliografia

    GILLIS Stacy, HOWIE, Gillian et MUNFORD, Rebecca (dir.), Third Wave Feminism. A Critical Exploration, Palgrave, Macmillan, 2004.
    Ingrid Guimarães é a atriz brasileira mais vista nos cinemas neste século. Folha de S. Paulo, 4/9/2016. 20 abril 2021, https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/09/1809843-ingrid-guimaraes-e-a-atriz-brasileira-mais-vista-nos-cinemas-neste-seculo.shtml
    MCROBBIE, Angela, Post-Feminism and Popular Culture, London : Routledge, 1994.
    MOINE, Raphaëlle, « Contemporary French Comedy as Social Laboratory », in A Companion to Contemporary French Cinema, Alistair Fox; Michel Marie; Raphaëlle Moine; Hilary Radner (dir.), Sussex, Wiley-Blackwell, 2015
    SCHVARZMAN, Sheila – O Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Bilheteria IN RAMOS, Fernão e SCHVARZMAN, Sheila. Nova História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Sesc, 2018