Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Julia Dias Alimonda (UFF)

Minicurrículo

    Julia Dias Alimonda é mestranda em cinema e audiovisual pela UFF, onde possui uma pesquisa sobre as relações entre realidade e ficção nas obras pornográficas feministas, principalmente sobre o uso da autenticidade como categoria legitimadora da pornografia ética. Formada em antropologia pela UFF e cinema pela UNESA.

Ficha do Trabalho

Título

    Autenticidade e intimidade: categorias feministas no pornô Bed Party

Resumo

    Esta comunicação tem como objetivo analisar a série de filmes pornográficos Bed Party (2014), dirigida por Shine Louise Houston, investigando que recursos são utilizados para se distanciar das produções mainstream e assim, ocupar o campo feminista. Os artifícios e efeitos de autenticidade são usados para legitimar e sustentar a produção, entendida como uma pornografia ética. O real é construído como estratégia estética, política e de mercado.

Resumo expandido

    Esta proposta tem como objetivo refletir sobre o efeito de realidade na série de filmes Bed Party (2014), da estadunidense Shine Louise Houston, onde a diretora utiliza a categoria real como ferramenta estética e política para documentar a vida sexual de atores pornôs fora do ambiente de trabalho. Como aponta Young (2014), a autenticidade presente nestas pornografias que buscam o real é essencial para o movimento pornográfico feminista porque prioriza o desejo e a expressão corporal verdadeira das pessoas filmadas, se distanciando das atuações exageradas, e construindo uma pornografia ética. A partir da análise da obra de Houston, busco discutir como tal ideia de autenticidade é materializada esteticamente no corpo fílmico. Nesse sentido, me alinho a um conjunto de análises audiovisuais que fazem uma interconexão entre o campo do cinema e audiovisual e o campo de estudos da pornografia, com autoras como Williams (1999), Paasonen (2011) e Baltar (2014).
    Shine Louise Houston é fundadora da Pink and White Productions, produtora de filmes pornô voltada para o público queer, e do Pink Label TV, site de streaming de pornografia independente. A diretora, estando ciente do valor da mídia na construção da sexualidade, apresenta em suas imagens novas formas de olhar o corpo, corpo este que está no centro dos debates políticos contemporâneos. A série de curtas-metragens Bed Party, documenta a vida sexual de dois casais que aparecem falando para a câmera, em formato de entrevista, suas opiniões e sensações a respeito da sexualidade, e depois transam, teoricamente, como transariam se as câmeras não estivessem ali. Além do desejo de captar as manifestações de prazer autênticas, a opção de tornar os casais como centro da narrativa rompe com convenções pornográficas, que raramente tem como protagonistas um par amoroso. A intimidade dos entrevistados é, portanto, uma forma de atrair o público e legitimar o ato sexual, usando o relacionamento amoroso como comprovação de que o prazer ali é verdadeiro. Com esta comunicação, quero refletir, a partir da obra analisada, como o real se transforma em uma categoria de excesso, assim como a performance dos entrevistados, onde novos artifícios são construídos para o espetáculo da realidade.
    Tradicionalmente, a pornografia mescla uma linguagem que se sustenta e legitima nas convenções realistas, e mesmo documentárias, com aspectos extremamente artificiais e fantasiosos (Díaz-Benítez, 2010). A excitação, o prazer e o ato sexual são performados de forma exagerada, o que é considerado um problema dentro do movimento feminista, já que, como a pornografia é um dos poucos espaços onde vemos o sexo, isso pode criar expectativas irreais sobre as experiências sexuais dos espectadores. Além disso, o gênero não costuma priorizar o prazer dos corpos feminilizados e o orgasmo das pessoas com vulva não é necessariamente expresso através de fluidos corporais, sendo materializados através de expressões corporais e sonoras, conforme argumenta Williams (1999).
    A pornografia amadora ou aquelas que pretendem buscar a realidade, como é o caso de Bed Party, são uma reação à artificialidade exagerada da pornografia mainstream. A ideia de realidade é crucial porque cria um senso de autenticidade que seduz e capta a audiência, construindo a ilusão e a expectativa de que o espectador está tendo acesso a algo que faz parte do domínio da intimidade (Paasonen, 2011). Os locais mundanos, corpos e vidas reais fazem parte da atração do olhar, e se colocam em quadro como categoria feminista para fazer com que o público, através das autenticas expressões de prazer, tenha experiências sexuais mais positivas. Como aponta Baltar (2014), o real se torna uma promessa dos realizadores, onde é estabelecido um pacto entre aqueles que filmam e o espectador, e um fetiche. No caso de Bed Party, a autenticidade é o que legitima e sustenta o campo da pornografia feminista através da ética e compromisso com o prazer.

Bibliografia

    BALTAR, Mariana. Real sex, real lives – excesso, desejo e as promessas do real. E-compós, Brasília, v.17, n.3, set./dez. 2014.
    BARTHES, R. The Reality Effect. 1986.
    DÍAZ-BENÍTEZ, Maria Elvira. Nas redes do sexo: os bastidores do pornô brasileiro. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2010.
    PAASONEN, Susanna. Carnal Resonance: Affect and Online Pornography. 1 ed. Cambridge: MIT Press, 2011.
    PRECIADO, Paul. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. In: HOLANDA, Heloísa Buarque (org). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. 1 ed. Rio de Janeiro: Bazar do tempo. 2019.
    YOUNG, Madison. Authenticity and its role within feminist pornography, Porn Studies, 1:1-2, 186-188. 2014.
    WILLIAMS, Linda. Hard Core. Power, pleasure and the frenzy of the visible. University of California Press, 1999.