Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Esther Hamburger (USP)

Minicurrículo

    Esther Hamburger é Professora Titular de História do Cinema e do Audiovisual e de Projeto do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Antropologia pela Universidade de Chicago, com a tese “Politics and Intimacy in Brazilian Telenovelas”, publicada em português como ” O Brasil Antenado, a sociedade da novela”. Foi Tinker Visiting Professor na Universidade Columbia 2019-2020.

Ficha do Trabalho

Título

    Passagem para o corpo

Mesa

    Dossiê Erotismo, literatura e cinema em “A dama do lotação”

Resumo

    Na passagem do conto enxuto, publicado originalmente em janeiro de 1952, no espaço reduzido da provocativa coluna de jornal, que era também reproduzida na Rádio Club, por Procópio Ferreira, de segunda a sexta-feira às 20 hs, para um dos filmes mais populares da história do cinema brasileiro, em 1978, 26 anos depois, a narrativa sai dos espaços privados e burgueses – as residências do casal e do sogro – para ganhar espaços públicos emblemáticos da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.

Resumo expandido

    Na passagem do conto enxuto, publicado originalmente em janeiro de 1952, no espaço reduzido da provocativa coluna de jornal, que era também reproduzida na Rádio Club, por Procópio Ferreira, de segunda a sexta-feira às 20 hs, para um dos filmes mais populares da história do cinema brasileiro, em 1978, 26 anos depois, a narrativa sai dos espaços privados e burgueses – as residências do casal e do sogro – para ganhar espaços públicos emblemáticos da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.
    No filme, o que aparece no texto como suspeição motivada pelo testemunho do marido de um gesto bandeiroso, porém discreto, da esposa por baixo da mesa, “apenas isto: os pés de Solange por cima dos de Assunção ou vice-versa”, ganha corpo, se explicita e se diversifica. No filme o problema de Solange não é a traição, é uma espécie de compulsão alimentada pela violência do ato inicial e pela esterilidade do casamento, a impossibilidade do prazer na situação doméstica, que a aprisiona no papel da dona de casa. Ao encarnar Solange, Sonia Braga carrega para o filme a energia da mulher liberada e engajada, ativa na cena efervescente da contra-cultura dos anos 1970, estrela em ascensão, a articular as cenas teatral, cinematográfica e televisiva.
    Suas personagens são ativas nas relações sensuais e sexuais que estabelecem, alegres coreografias corporais, onde o riso dá o tom de brincadeira, para mencionar a denominação macunaímica para o tabu do intercurso nas culturas judaico-cristãs. Sonia Braga rouba a cena de Nelson Rodrigues com auxílio da música de Caetano Veloso e da alteração no princípio narrativo, que permite à sua personagem ganhar corpo e voz.
    Análise fílmica aborda a substituição do narrador presente no conto, pela música extra-diegética em arranjos instrumentais diversos, distorcidos, agudos, lento ou apressados, com ou sem a letra cantada. Observa-se também que a ausência do narrador oferece espaço para a performance de Sonia Braga e para sua voz, que assume, ao menos em parte a narração de suas próprias aventuras.
    O texto aborda essas modificações narrativas em relação aos diferentes dispositivos em que a narrativa ganha forma: a coluna de jornal; a versão radiofônica; o conto publicado na forma de livro e o filme.

Bibliografia

    Abreu, Nuno Cesar. O olhar pornô, a representação do obsceno no cinema e no vídeo. Campinas: Mercado de Letras. 1996
    BALTAR, M.. Atrações e prazeres visuais em um pornô feminino. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 42, p. 129, 201
    Bernardet, J.C. Cinema brasileiro propostas para uma história. 2.ed revista. São Paulo: Cia das Letras: 2009.
    Dennison, Stephanie. “A Carioca “Belle de jour”: A dama do lotação and Brazilian Sexuality”. In Framework. Vol.44, n.1, pp. 84-92.
    Guimarães, Pedro Maciel e Teresa Fradique “Dossiê Temático Teorias, práticas e ontologias do ator no audiovisual”In Aniki vol. 6, n.2
    Hansen, M. Babel & Babylon. Cambridge, Ma: Harvard UP. 1990.
    Mulvey,L. Visual and other pleasures. Houndmills: MacMillan. 1989.
    Robert Stam World literature, transnational cinema, and global media. London: Routledge, 2019.
    Xavier, I. (2003). O olhar e a cena. São Paulo, Cosac & Naif
    Williams, L. (2012). “Mega-Melodrama! Vertical and Horizontal Suspensions of the “Classical”.”