Ficha do Proponente
Proponente
- Luciane Carvalho (UFPR)
Minicurrículo
- Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História (UFPR), sob orientação do Prof. Dr. Pedro Plaza Pinto. Mestra pelo mesmo programa (2018). Bacharela em História, Memória e Imagem (UFPR, 2013). Bolsista da CAPES, pesquisa atualmente sobre a formação de cineastas e a produção filmográfica a partir da Cinemateca do Museu Guido Viaro em sua primeira década de existência.
Ficha do Trabalho
Título
- GERAÇÃO CINEMATECA EM FESTIVAIS BRASILEIROS ENTRE 1975 E 1985
Seminário
- Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Resumo
- Propomos esta pesquisa sobre a chamada Geração Cinemateca e a participação de seus filmes em festivais brasileiros entre os anos de 1975 e 1985, mapeando a circulação e premiação dessas obras, assim como uma análise do contexto de produção. Por Geração Cinemateca entendemos o grupo de jovens cineastas que iniciaram suas carreiras junto à Cinemateca do Museu Guido Viaro graças aos cursos práticos e apoio à produção oferecidos.
Resumo expandido
- Esta pesquisa propõe a investigação da presença da Geração Cinemateca em mostras e festivais no intervalo entre 1975 e 1985. Como Geração Cinemateca entendemos um grupo de jovens cineastas que encontraram na Cinemateca do Museu Guido Viaro/Cinemateca de Curitiba uma oportunidade de receber uma formação em cinema, assim como de realizar seus primeiros filmes. A Cinemateca trabalhou ativamente para a estruturação daquela Geração por meio de cursos práticos que resultavam em novos filmes, apoio de produção com empréstimo de equipamentos e concursos. O objetivo da pesquisa é compreender o fluxo de produção de tais filmes e a exibição em festivais e mostras competitivas em território brasileiro e em que medida essa produção recebeu destaque quando colocada lado a lado de seus pares. Partimos de alguns pressupostos como o da influência da reforma urbana estabelecida em Curitiba a partir da década de 1960, que abarcou novas propostas de equipamentos culturais para a cidade, incluindo aí o cinema. Temos também o contexto da ditadura civil-militar e suas políticas referentes à cultura e ao cinema. Com esta pesquisa desejamos contribuir com a história do cinema brasileiro ao colocar em discussão meios de produção e autores deslocados da historiografia tradicional.
Bibliografia
- BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
_____. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 2008
CRUZ, Regina Celia da. O cinema de Valêncio Xavier: articulações criadoras à luz da teoria dos cineastas. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens. Universidade Tuiuti do Paraná, 2019.
LAGNY, Michèle. Cine e historia: problemas y métodos en la investigación cinematográfica. Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1997.
OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.
SILVEIRA, Cristiane. Cultura política versus política cultural: os limites da política pública de animação da cidade em confronto com o campo das artes visuais na Curitiba lernista (1971-1983). Tese. Departamento de Pós-graduação em História / Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, 2016.